XBOX One – Travado por região e com DRM visual

Confirmadíssimo! O XBOX One terá trava de região. Assim jogos serão divididos em zonas, como DVDs, com EUA , Canadá e México usando região 1, Europa e Meio Oriente usando região 2, Austrália e Ásia 3 e América do Sul 4. A Microsoft confirma que isso tornará “mais fácil atender as legislações locais” e “Permitirá maior acompanhamento dos mercados locais, seus focos e necessidades”. Até aí sem grandes novidades e sem nenhuma controvérsia.

A controvérsia mora na outra parte: Visual DRM. Mas como assim? Funciona assim: Hoje, você tem, em diversos computadores e softwares, processos de segurança e controle chamados DRM (Digital Rights Management – Gerenciamento de direitos autorais digitais) – coisas que vão de senhas a limitações de uso, passando por usos apenas em situaç ões controladas ou em ambientes específicos, sejam eles reais ou digitais.

E o Kinect 2.0 vai fazer isso, na sua sala, o tempo todo. Como o sistema enxerga sua sala, e ouve tudo nela, seria capaz de detectar, e controlar, o número de pessoas assistindo uma exibição/usando um app, de forma que empresas poderiam cobrar taxas adicionais para usuários não registrados. A possível medida tem caído na boca virtual do povo, com imensas repercussões: de acusações do fim da privacidade a acusações de condições leoninas de uso. A Microsoft se protege dizendo que “Nem todas as medidas estudadas, ou patentes criadas, acabam chegando ao produto final Kinect 2.0. E não há nada de ilegal em proteger a propriedade intelectual.” disse à Polygon.

E aí­? Um kinect que ouve, e pode transmitir online para a Microsoft, seus últimos 30 segundos de conversa e que observa, silenciosamente, o conteúdo da sua sala em tempo real, parecem bons? Ou estamos chegando um pouquinho perto demais da Skynet?

Anúncios

Sobre Marcel Bonatelli

Historiador de games e jogador inveterado eu respondo todas as suas dúvidas sobre games e o mercado de games no site minicastle.org ou no email marcelbonatelli@minicastle.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s