Mass Effect 3 ganhou um novo final! E aí? E eu com isso? – SEM SPOILERS!!!

Mass Effect é uma das maiores odisseias da história do videogame, não só um, mas três jogos, baseados em um sistema de escolhas intrincadas que ficavam guardadas no save dos games, que eram passadas do game 1 para o 2 e por fim para o 3. Jogos com escolhas não eram assim uma novidade (a própria Bioware tinha Kotor e Jade Empire na lista, só para citar alguns) e nem mesmo a ideia de jogos cujos saves passassem de um para outro. Mas fazer os dois e nos deixar viver, em intensidade, 3 anos da vida do Capitão Shepard… isso sim… ninguém jamais havia feito.

E embora a experiência de cada um no universo de Mass Effect seja única e individualizada, quase todos concordamos em uma coisas: criamos amigos e inimigos lá dentro, vivemos, amamos e sentimos cada um dos parceiros perdidos (salvo o Jenkins… ninguém sente falta dele). Para muitos de nós a triologia Mass Effect era, sem dúvida, a mais rica experiência em termos de RPG a jamais tocar os videogames.

Por isso, apesar da experiência fantástica que era Mass Effect 3 (leia o review aqui) você acabava a triologia (leia o review do 1 e do 2 aqui) com um gosto muito ruim na boca… como um café extremamente amargo depois de uma comida deliciosa – culpa do final ridículo de Mass Effect 3. Diante da reação absurda dos fãs, ataques com pedras as vidraças da EA, envio de cupcakes e milhares de abaixos assinados na NET a Eletronic Arts e a Bioware retornaram aos trabalhos para entregar um novo final – uma versão estendida do final do game.

E estendida é a palavra chave na situação. O jogo ganhou uma opção a mais de final (sim… sim… sim… sim… finalmente você pode ser o rebelde sem causa que põe em risco toda a humanidade para satisfazer seu próprio ego…) e todas as opções ganharam explicações detalhadas e imersivas. As cenas foram modificadas para explicar a razão de TUDO que estava acontecendo e dezenas de novas interações foram criadas para permitir que seu Shepard tome a decisão que ele realmente quer tomar. O novo final altera 2 furos de enredo enormes (o Mass Relay ser destruído e uma explosão que só danifica inimigos) que colocavam tudo no final a perder e ainda se dá ao luxo de colocar a importância de suas escolhas de volta no lugar que elas merecem: O topo! O controle do destino de Shepard (e da galáxia) é seu de novo… e meu Deus… como isso é bom!

Sim… o final estendido é de graça e é épico. Também revela um outro fato: A EA iá lançar isso no futuro e cobrar por isso!

Eu explico: Nem fodendo eles conseguiriam criar esse 1,9 Gb de conteúdo com melhores explicações e o caralho a quatro em menos de 2 meses. Nem fodendo. O material todo tem cara de que já estava meio que feito e alguém na EA, provavelmente um editor, soltou uma: __ Deixa essa merda toda para trás que depois nos vendemos para esses babacas! E eles vão pagar… porque são uns babacas!

Aí a merda bateu no ventilador e o conteúdo foi rapidamente rearranjado e lançado. Sou só eu que me sinto mal de ser tratado assim como consumidor? É como se eu tivesse ido no cinema assistir aquela porcaria de Lanterna Verde e, dois meses depois, alguém me oferecesse, pelo dobro do preço, um novo filme com um roteiro diferente, uma edição diferente e efeitos especiais melhores!!!

Mesmo assim não dá para conceber jogar Mass Effect 3 sem o final estendido. E é de graça, de qualquer forma. O novo final torna o game épico, respeitoso e leva em consideração suas decisões ao longo da jornada. Melhor ainda… te deixa com vontade de começar tudo de novo com o Shepard!

Bom divertimento pessoal!

Anúncios

Sobre Marcel Bonatelli

Historiador de games e jogador inveterado eu respondo todas as suas dúvidas sobre games e o mercado de games no site minicastle.org ou no email marcelbonatelli@minicastle.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s