O Steam quer a todos dominar

Eles haviam colocado um contador na página principal que terminou de contar a 3 dias atrás… e novas informações ainda continuam chegando! A Valve, e por sua vez a Steam, decidiram que não só vão participar do mercado de videogame e de hardware…

… eles vão a mudar a maneira como isso é feito até hoje!

Steam-OS

Para começar temos o Steam OS. Sim… um sistema operacional gratuito desenvolvido pelo Valve para ser utilizado em hardware específico do Steam. Quase que um Kubuntu ou Ubuntu da vida, o OS usa uma robusta partição de Linux, com foco em operações relativas a gráfico de qualidade, som de qualidade e diminuição de latência de input e output, assim como em um sistema de transmissão de dados de qualidade desconhecida até então.

E as boas notícias não param por aí!

O código fonte do novo sistema é aberto e ele pode ser modificado, ou ter apps feito para ele, sem nenhum custo. E essas modificações, se estáveis, serão disponibilizadas pela própria Steam para download a todos os interessados. Além disso o novo OS vai vir com Netflix, Hulu, Last FM, além de melhor controle de jogos,  controle e criação de grupo familiar para uso, facilidade de utilização interna de músicas e vídeos (sem controle de DRM…. YYYYEEESSSSS!!!!!!!!!!!!!!!!!!) e Streaming caseiro simples, para qualquer PC ou Mac, para que você possa não só ter a proeza Steam (as conquistas/troféus do sistema) mas possa gravar em vídeo o processo de ganhá-las e se gabar dele depois.

steam-machines

Só que um sistema operacional não roda no ar, certo?! Ele precisa estar instalado em uma máquina, certo?! Ok…  a Steam vai te dar essa máquina.

E não… nós não estamos falando do uber poderoso, e imensamente caro para a configuração dele, Piston (embora ele faça tudo e esteja disponível em dezembro).

Estamos falando de mais de 20 fabricantes trabalhando em volta de criar um PC voltado para games que rode o Steam OS na sua sala de estar… e não estamos falando dos produtores padrões de computadores (embora a Intel e a HP vão apresentar produtos nesta linha); estamos falando de Samsung, Panasonic, Phillips e outros grandes produtores de eletrodomésticos trabalhando para produzir, essencialmente, computadores modulares que podem sofrer upgrades de memória e de placas de forma simples, caseira e feita pelo usuário com um manual de instruções.

E isso vai direto na sua TV. E você vai poder controlar com qualquer controle que funcione em um PC comum (sim… inclusive com os do XBOX 360), mouse e teclado, controle Arcade ou…

controller_schematic

… com um controle feito pela Steam.

Gabe Newell já havia falado a um tempo atrás que considerava que a tecnologia dos controles de videogame estava limitando os jogadores, limitando as experiências (na época ele disse que o Wii mote, embora fosse um bom passo na direção certa, ainda era muito simples). Agora eles oferecem algo que pretendem utilizar para mudar isso tudo.

controller

E por onde vamos começar? Que tal essas enormes áreas que parecem auto falantes? Então… eles não são direcionais, nem telas sensíveis ao toque. São trackpads… trackpads com uma resolução tão absurda que eles são semelhantes ao um mouse de 4000 dpi – eles também são clicáveis, agindo como um botão, e permitem, com sua superfície macia que recebe vibrações de dois geradores logo abaixo dela, repassar aos dedos dos jogadores texturas, vibrações e, até mesmo, gerar sons, funcionando como um auto falante. E eu sei qual a primeira reclamação que veio a sua cabeça, porque veio na minha também: Trackpads, como a superfície de celulares, nunca vão ser tão bons quanto analógicos reais!

Então… a Valve diz que serão sim… e ela explica porquê; segundo a empresa as superfícies tem capacidade Háptica, ou seja, é capaz de gerar feedback a ação do jogador, instantâneo e concomitante com a ação em tela do jogo. Por exemplo: Se você tentar virar um carro para a direita, o controle vai gerar mais resistência naquele lado do que no outro, gerando a sensação semelhante a um controle, tudo isso enquanto passa para o seu dedo também a trepidação da estrada – inclusive, quando você for ajustar o carro na estrada, terá que lidar com a resistência do volante, devido a manobra, sendo devolvidas para a sua mão pelos trackpads. Então mirar vai ficar muito mais fácil e quem estava acostumado a usar mouse e controle para jogar vai tirar de letra o uso do controle.

E isso é só o começo, ou melhor, as laterais: no meio do controle você tem uma tela sensível ao toque, que vai tanto funcionar como o seu mouse, como vai trazer informações para você em tempo real – e para não te distrair do jogo principal na tela da sua TV, todo o toque que você fizer na tela sensível ao toque (que muitas vezes vai estar funcionando como seu mouse) vai gerar um cursor na sua tela principal; simples e funcional! Além disso a tela funciona como um enorme botão clicável também (clicável existe? Seria clicável uma palavra?), será capacitativa (você vai usá-la com o seu dedo) e terá uma resolução semelhante a usada em celulares top de linha hoje em dia – a tela pode até mesmo ser dividida em quatro botões clicáveis… caso isso seja necessário.

controller_parts

Fora isso 4 botões na parte de cima e quatro botões frontais garantem que, não importa o que você precise para o seu game, vai estar ali, na sua mão. E o controle tem todos os diagramas entregues pela Valve já no primeiro dia, para que seja completamente modificável pelos próprios usuários! Um controle revolucionário para um conceito revolucionário.

E se você não gostar… pode continuar utilizando o mouse e o teclado de boa.

A Valve, através do Steam, parece estar querendo mudar o mundo. Mas o que você acha disso?

Sobre Marcel Bonatelli

Historiador de games e jogador inveterado eu respondo todas as suas dúvidas sobre games e o mercado de games no site minicastle.org ou no email marcelbonatelli@minicastle.org

2 pensamentos sobre “O Steam quer a todos dominar

  1. Pingback: No sofá do Mini 2 – Porque os planos da Steam são um tapa na cara da Microsoft « Minicastle – Um lugar para gamers

  2. Pingback: O controle Steam muda de formato e configuração! « Minicastle – Um lugar para gamers

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s