Jogando: Wonderful 101

Eu amo a Nintendo. De coração! Mas mesmo eu consigo entender que o Wii U tem poucos jogos bons e menos jogos, ainda, imperdíveis.

E nessas condições analisar jogos para ele pede que você seja ainda mais impiedoso para não misturar raridade com qualidade. Ainda bem que no caso do novo jogo da Platinum Games, Wonderful 101, a questão é de pura qualidade mesmo!

Wonderful 101 conta a história do grupo Sentai (tipo os power rangers ou os flashman) Wonderful, composto por estereótipos (o líder forte e nobre, o sub comandante briguento, cabeça quente e corajoso, a mocinha fofinha e peituda que veste rosa, etc…) típicos dos Sentais assim como paródias de diversas nacionalidades (o francês é comilão, desbocado e metido, o americano é loiro e certinho, etc…), em sua luta contra um império do mal que ameaça destruir a Terra. Eles se transformam usando poses e gritos, como em Sentais padrão, e os episódios (o game não tem fases, tem episódios) são construídos como em um seriado típico, com briguinhas de personagens, traições, reviravoltas e novos vilões. Eu sei que parece bem estranho comigo falando… mas é fantasticamente diferente e imensamente engraçado.

E o diferencial do jogo não entra só no estilo ou em como a história é contada, mas também na maneira como o jogo é, bem… jogado. Embora o jogo seja, basicamente, um beat em up, cada um dos seus Wonderfuls tem um poder: o vermelho pode juntar as pessoas na forma de uma espada, o verde na forma de uma arma, etc… E isso não é feito com um comando de botões mas sim com desenhos realizados na tela sensível ao toque do Wii U – faça um risco de cima para baixo e você tem uma espada, faça um “L”deitado e você tem uma pistola e por aí vai. É hilário e bem diferente, e todos os poderes tem várias utilidades, dentro e fora do combate (um dos poderes é criar um luva que pode ser usada para jogar coisas longe, revelando caminhos alternativos, enquanto a espada pode ser usada para destruir coisas fora do combate ou estourar trancas). É incrível… quando funciona….

Não que a detecção seja ruim… porque não é. Mas quando você tem que manter um olho no peixe (controlando seu personagem, que fica minúsculo no meio de 80 outros heróis), outro no gato (vendo a direção do combate, dos inimigos e dos perigos de cenário) e outro no criança (desenhar na tela para ter acesso aquele ataque especial naquele momento específico) você vai descobrir que é bem complicado fazer tudo de uma vez. E o fato que, desenhar um esfera dentada e uma esfera simples, pode ser bem difícil de diferenciar nas horas mais loucas… você acaba terminando os combates dependendo mais dos ataques simples, como espada e arma.

Graficamente o jogo é muito bonito, com personagens bem animados, texturas legais e ambientes grandes e coloridos – lembra vagamente um cartoon e está tão longe do super realismo cinzento comum dos jogos da atual geração quando dá para ficar.  O som é legal… mas nada para escrever para a casa, com músicas esquecíveis e vozes muito legais.

Wonderful 101 é excelente jogo, estando ou não no Wii U. É bem feito, interessante, tem um conceito excelente e é tão bem montado e tão excêntrico que é uma lição do que pode, realmente, ser conseguido quando se pensa fora da caixa. Eu tenho total convicção que Bayonetta 2, também da Platinum, vai vender milhões de unidades a mais que ele, mas eu recomendo a todo mundo com um Wii U – vocês não vão se arrepender.

Bom divertimento.

Wonderful101

Sobre Marcel Bonatelli

Historiador de games e jogador inveterado eu respondo todas as suas dúvidas sobre games e o mercado de games no site minicastle.org ou no email marcelbonatelli@minicastle.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s