Quando você ouve falar em Pokemons, se você tem alguma experiência com a franquia, seus pensamentos vão para idílicas caminhadas em grama alta, lutando contra uma quantidade insana de Pokemons de nível 5 a 20 OU a combinação desgraçada de Caverna escura + Milhões de Zubats. A história dos games de Pokemon são sempre mais ou menos parecidas, com seu jovem aprisionador de animais saindo de casa para conquistar o universo utilizando coragem, boa pinta e uma quantidade insana de rinha de animais.
E não há absolutamente nada de errado nessa fórmula. Ela é boa, interessante, normalmente bem construida e viciante. Mas, mesmo assim, parece que não existe uma franquia Nintendo que vai mais longe da sua formula original, com mais frequência, do que os monstros de bolso: do safári de fotos em Pokemon Snap, aos RPGs onde era preciso redimi-los no Cube, passando pela frustrante experiência de tentar falar com um Pokemon em Hey You! Pikachu! – Pokemons estão em todas.
Pokemon Rumble não é uma novidade em si – o Wii teve um e o 3DS também. Consiste, essencialmente, em uma arena de Pokemons, sem treinadores, com você diretamente controlando os monstros que soltam poderes e dão golpes um no outro; se posso fazer uma comparação direta, lembra Power Stone (Dreamcast/PSP) só que com Pokemons. Ou seja – não é ciência nuclear. Evolua seus monstrinhos e os ponha para lutar – no Wii você podia, inclusive, importar seus monstros do DS.
E qual a proposta de Pokemon Rumble U, que vou passar a chamar de PRU? Fazer isso melhor e fazer você realmente colecionar todos!
Graficamente PRU não vai impressionar ninguém, as arenas são simples, com vários elementos de interação mas nenhum high light gráfico – texturas simples e funcionais e um estilo cartunesco e simplificado. Os Pokemons vão decepcionar muita gente: Feitos para relembrar as estatuetas que estão sendo vendidas eles são “estranhos”, tipo…
… entenderam?
O som é bom, mas não é sensacional, com os barulhos e bramidos dos Pokemons facilmente reconhecíveis (tarefa nada fácil para um número chegando aos 600) mas a música é meramente passável. O controle funciona muito muito bem, embora seja super simples: 3 botões usam ataques especiais (que são selecionados posteriormente a luta) e um botão dá um ataque de corpo do Pokemon, que pode ser uma cabeçada, uma rabada ou, no caso de HitmonLee e HitmonChan, uma sequência inteira digna de filmes de ação.
As estatuetas são o ponto alto do game. No estilo de Skylanders, da Activision, você compra uma Pokebola e, dentro dela, tem uma estatueta de um Pokemon – 120 Pokemons vão estar disponíveis nesse formato, com 240 estatuetas sendo 120 no padrão normal e 120 Pokemons “prateados” (versões mais fortes). Você transfere seus Pokemons para o Wii U através do NFC (Near Field Communicator – aquele “quadradinho” desenhado do lado direito da tela do Wii U Game Pad) e consegue salvar os status e evoluções dele da mesma maneira, aproximando a miniatura do ponto. Ou seja: brinquedo + decoração + memory card = muita diversão! Você não precisa das estatuetas para jogar!!! Os produtores dizem que todos os Pokemons são acessiveis jogando apenas o game normal, fazendo trocas com o Pokemon Y e X e fazendo trocas com amigos pelo Nintendo Network, mas todo mundo vai acabar querendo algumas nem que seja para deixar pela sala.
O jogo pode ser adquirido direto no e-Shop da Nintendo Network (por um precinho mais camarada) ou em lojas físicas em um bundle com seis estatuetas randômicas. No Japão existe um Pikachu Bundle (seis estatuetas + game sendo garantido que uma delas é um Pikachu) mas ele está esgotado… pena.
Pokemon Rumble U é um jogo muito muito simples, voltado especificamente para um público mais infantil ou para os fãs muito, muito mesmo, hardcores de Pokemon, que jogam qualquer coisa com a marca. É divertido e gostoso, mas um pouco repetitivo, principalmente no grinding necessário para subir seus Pokemons de nível e conseguir acesso a algumas arenas melhores ou diferentes. Se você realmente curte Pokemon, agarre – vai ser pelo menos divertido. Caso contrário, fique apenas com as miniaturas – você vai se divertir mais.
PS: Caso já tenha pego o jogo dê uma olhada na nossa matéria aí embaixo com os códigos para desbloquear outros Pokemons para a sua equipe.
