O Vice presidente da EA mente sobre preços baixos! E diz que o Steam é ruim para os negócios!

Você pode odiar ou pode amar a Steam, mas não há como negar que você sempre tira algo divertido de lá. Se você tiver um domingo a tarde sem nada para fazer. e US$ 10,00 para gastar. você pode se divertir muito comprando algo que provavelmente nunca pensou em ter na Steam. Também não há como negar que a Steam é o maior site de venda e distribuição online de software de entretenimento; logo há de se pensar que um de seus mais diretos concorrentes, o Origin da EA, se utilizaria das mesmas táticas. Certo? Errado! Quer dizer… mais ou menos.

Segundo David DeMartini, vice presidente de e-commerce global da EA, “We won’t be doing that. I just think it cheapens your intellectual property. I know both sides of it, I understand it. If you want to sell a whole bunch of units, that is certainly a way to do that, to sell a whole bunch of stuff at a low price. The gamemakers work incredibly hard to make this intellectual property, and we’re not trying to be Target… we’re trying to give you a fair price point, and occasionally there will be things that are on sale you could look for a discount, just don’t look for 75 percent off going-out-of-business sales.” (Nós não vamos fazer isso. Eu considero isso apenas desvalorizar propriedade intellectual. Eu conheço os dois lados e entendo. Uma das maneiras é vender uma quantidade enorme a um pequeno preço. Os criadores de jogos fazem um trabalho incrível para criar essas propriedades intelectuais e nós não estamos tentando ser o Target {uma rede de supermercados americana – como o nosso Carrefour}… estamos tentando ter um preço justo e algumas vezes, para alguns produtos, nós teremos descontos, mas não espere pelas liquidações que colocam produtos com 75% de desconto.) e prosseguiu, sugerindo que o Steam faz mais mal do que bem com suas políticas de preço “What Steam does might be teaching the customer that, ‘I might not want it in the first month, but if I look at it in four or five months, I’ll get one of those weekend sales and I’ll buy it at that time at 75 percent off’. It’s an approach, and I’m not going to say it’s not working for Valve. It certainly works for Valve; I don’t know if it works as well for the publishing partners who take on the majority of that haircut.” (O que a Steam faz com os preços está ensinando os consumidores “Eu posso não querer este game agora mas vou pegá-lo daqui uns 4 a 5 meses, numa dessas superpromoções de fim de semana, e pagar com um desconto de 75%. É uma maneira de ver as coisas e não vou dizer que não está funcionando para a Valve. Certamente funciona para a Valve; Eu só não sei se funciona tão bem para os parceiros da Valve que acabam levando o grosso desse corte.).

Espere aí! Para o mundo que eu quero descer! Como é que é? O cara é vice presidente de uma área dentro uma das maiores companhias de game do mundo e não sabe como funciona o mercado. Amigo… deixa eu te dizer uma coisa. Se você não for a Nintendo, cujos os produtos incrivelmente continuam vendendo anos depois do lançamento,  seu produto vai vender massivamente por uns 4 a 5 meses. Depois a curva de venda caí, bruscamente, e o produto atinge um ponto de equilíbrio onde ele passa a vender de forma vegetativa. Novos (e bons) DLCs causam um aumento temporário nas vendas até o produto deixar de vez as gôndolas principais, sejam elas reais ou virtuais. Quando você vende um produto sem DLCs, que já se pagou, com um desconto de 75%, depois de 5 meses, você está fazendo um EXCELENTE negócio! É lucro puro… injetado na veia!

Mas não dá para levar o desgraçado muito em consideração não… embora ele seja vice presidente. Por que 3 dias depois desse imbecil falar o que falou acima, o Origin, o “super” serviço de downloads da EA, lançou um pacote de descontos!

Sim…. sim… sim… exatamente o que ele falou que NÃO faria!

Comemorando o aniversário de um ano do Origin a EA está dando descontos massivos em vários jogos como TERA‘s collectors’ edition, Mass Effect 3‘s Digital Deluxe, Battlefield: Bad Company 2 e Battlefield 2142  variando entre 10% a 25% do preço. E isso não é tudo: Dragon Age: Origins, Mirror’s EdgeBatman: Arkham Asylum e  Darksiders tem descontos que podem chegar a 87% do preço original de lojas físicas!

Eu não sei para vocês mas, para mim, soa como propriedade intelectual sendo devassadamente barateada!

O que aconteceu dentro da EA? O departamente de vendas não conversa com o vice presidente? Quer dizer que além de serem uma Hydra má e terrível que consome o Mercado ainda é uma Hydra com problemas de comunicação? E má! E fedida!

EA pare de comprar empresas e mandar embora funcionários! Pare de tentar gerar dinheiro como DLCs ruins e comece a pensar no que fazer para o futuro… por que eu acho que você está matando suas franquias tão rápido que não vai ter para onde correr daqui a pouco!

E falando em franquias da EA…

Anúncios

Sobre Marcel Bonatelli

Historiador de games e jogador inveterado eu respondo todas as suas dúvidas sobre games e o mercado de games no site minicastle.org ou no email marcelbonatelli@minicastle.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s