Sábado Retrô – Oracle of Seasons e Oracle of Ages

The Legend of Zelda: Oracle of Seasons e Oracle of Ages (A Lenda de Zelda: Oráculo das Estações e Oráculo das Eras)  tem um lugar muito especial no meu coração por duas razões: Eles foram os jogos que eu comprei junto com meu GameBoy Player e eu comprei os dois, juntinhos, numa edição especial linda – com os logos da Capcom e da Nintendo estampados na caixa dourada com uma frente em degrade com os dois games dispostos.

fotocapaMinha câmera não faz jus a capa!

E, de certa forma, os dois jogos são um só: uma história paralela, passada nos universos de Holodrum e Labrinia, onde o general Onox e a feiticeira Veran pretendem dominar os reinos sequestrando e utilizando, respectivamente, dos poderes da dançarina Dim e da sacerdotiza Nayru (só um detalhe… ambas são avatares de Deusas do universo de Zelda). Nada de Zelda, pouco de Triforce e Ganon/Ganondorf só aparece se você usar o grande diferencial do game: O Link System – eu vi a piadinha Nintendo! Eu vi!

E o que era o Link System? Quando você termina um dos games, tanto faz qual deles, você recebia um password. Digitando seu password no início do próximo jogo e o jogo se modificava, de muitas formas, conforme os atos feitos no game anterior – sim… como Mass Effect, mas 10 anos antes da Bioware. E, quando você terminasse aquele game, você ganharia um novo password. Coloque esse password de volta no primeiro game, jogue-o com todas as modificações e chegue ao final novamente para, então, lutar contra o verdadeiro chefão final e aprender a história real do game.

Zelda-Oracle-of-Ageslegend_of_zelda-oracle_of_seasons

Graficamente os games eram um arraso na época e continuam charmosos hoje: Sprites grandes e coloridos, animação simples mas eficiente e muita, mas muita mesmo, personalidade. O som também não deixa por menos e é super marcante, mesmo não contando com o trabalho de gênios como Kondo ou Totaka (e tendo sido composto fora da Nintendo). Os controles são simples (um botão para itens e um para a espada) e o Link se move de forma muito fluída nesse game, com itens que o fazem até mesmo, pasmem, pular.

Oracle-of-seasons-comparison

As diferenças entre as estações em Oracle of Season… é muito bacana!

Oracle of Seasons e Oracle of Ages certamente não tem a melhor história entre os Zeldas (Esse título vai disparado para Skyward Sword), nem os melhores gráficos ou os melhores controles, mas é tão bem feito e tão divertido e é, para todos os pontos, Zelda no Bolso. E, nem se preocupe de correr atrás do cartucho de Game Boy Color, como eu – ambos os games estão disponíveis no eShop do 3DS para você curtir em toda a glória.

Bom divertimento

Anúncios

Sobre Marcel Bonatelli

Historiador de games e jogador inveterado eu respondo todas as suas dúvidas sobre games e o mercado de games no site minicastle.org ou no email marcelbonatelli@minicastle.org

Um pensamento sobre “Sábado Retrô – Oracle of Seasons e Oracle of Ages

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s