O meritíssimo juiz James Robart, da corte de comércio americana, foi contra o banimento requisitado pela Motorola a venda de Xbox 360 nos estados unidos – o que põe um fim ao banimento que vinha acontecendo também na Alemanha (as razões legais para a corte alemã atender a decisão da corte americana seria técnica, difícil e complicada de explicar aqui mas seria mais ou menos o seguinte raciocínio “Microsoft é uma empresa americana. Motorola NÃO é uma empresa alemã. As duas empresas concordaram que aceitariam a decisão da corte de comércio americana.”). Para quem não lembra do caso (eis a matéria aqui) a Motorola estava processando a Microsoft sobre uma violação de patente envolvendo codecs e drivers de vídeo e de acesso a redes Wi Fi.
O juiz disse que tais patentes “são processos padrões críticos para diversas empresas” e que devem ser licenciados em termos justos, honestos, razoáveis e não discriminatórios – os valores ainda serão julgados, sendo que a Motorola pediu 2,25% de cada Xbox 360 vendido. Provavelmente o preço final será bem menor.
Então… se alguém estava prendendo a respiração com isso… acabou. Seu Xbox 360 continuará firme e forte, até o ano que vem, quando o 720 vem!