ATENÇÃO – Só utilize HDDs por USB 2.0, e com fonte externa, no seu Wii U – ATENÇÃO

Como a confusão impera solta no vasto reino da internet sobre quais HDs externos realmente funcionam no Wii U e como eles funcionam o pessoal do Mini resolveu fazer um teste. Como colocamos no vídeo de Unboxing compramos um HDD externo de 500 Gb da Seagate com uma USB 3.0 – conectamos ele ao Wii com ele desligado (como deve sempre ser feito!) e esperamos terminar a formatação (lembrando sempre que o HD formatado no padrão do Wii U só pode ser usado no Wii U, tendo que ser reformatado completamente para ser usado em PCs… mas um detalhe é que o Wii U não aceita particionamento nenhum no disco rígido). Ao termino da formatação, no entanto, o HD sumiu! Pasmos… tentamos de novo… e a mesma coisa ocorreu novamente.

Ficamos intrigados e fomos buscar uma solução, e para nossa surpresa descobrimos que os HDs com USBs 3.0 requerem mais energia do que suas contra partes de USBs 2.0. Uma solução apresentada seria conectar o HD a um cabo Y, dividindo um USB em dois USBs, um de dados e força e outro só de força. Compramos o tal cabo… ainda sem sucesso.

Decidimos por trocar o HD então. Fomos a loja onde o mesmo foi adquirido e explicamos a situação, pedindo, conforme o recomendado pela Nintendo, um HD externo com fonte própria. Infelizmente, conforme o técnico da loja nos explicou, HDs externos pessoais tem vindo apenas com USBs, sem fontes externas, devido a maior praticidade. Ele, no entanto, se ofereceu para trocar o HD com uma USB 3.0 por um com uma HD 2.0 de forma a testarmos se funcionaria.

Chegamos em casa e colocamos o novo HD em funcionamento. Ele foi detectado pela máquina e começou funcionando normalmente. Achamos que conseguiríamos utilizar o aparelho normalmente, mesmo tendo apenas uma USB conectada no Wii U mas após cerca de 25 minutos de fervoroso New Super Mario U tivemos uma tela de erro: Error 150-1093.

Ao verificar o erro qual não foi minha surpresa mas saber que o Wii fora incapaz de ler o HD por alguns segundos, logo… o erro. E que esse erro era comumente ocasionado por HDs sem fonte externa conectados a USB do console. Novamente tentamos conectar o HD com o cabo em Y – sem sucesso! Assim que o aparelho era resetado, no entanto, o material contido no HD voltava a surgir na tela inicial, o que significa que a situação está um pouco melhor, mas, de forma nenhuma, resolvida.

Como todo dono de Wii U vai, eventualmente, precisar de mais memória, recomendamos comprar imediatamente um HD externo com fonte, com saída USB 2.0. Assim vocês resolvem o problema de espaço interno e ainda ficam tranquilos com relação a possíveis erros 150-1093. Qualquer mudança nessa situação o Mini avisará.

Fiquem ligados! 

Sobre Marcel Bonatelli

Historiador de games e jogador inveterado eu respondo todas as suas dúvidas sobre games e o mercado de games no site minicastle.org ou no email marcelbonatelli@minicastle.org

Um pensamento sobre “ATENÇÃO – Só utilize HDDs por USB 2.0, e com fonte externa, no seu Wii U – ATENÇÃO

  1. Pingback: A nova atualização do sistema do Wii U está a menos de uma semana de nós… « Minicastle – Um lugar para gamers

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s