EA perde 11 milhões de dólares para o programador original de Madden

E pode vir a perder muito muito mais nos próximos meses na corte. Mas para entendermos isso temos que voltar a 1987 e ao primeiro Madden Football lançado para computadores pela EA. Na época o game foi inteiramente criado e programado por uma pequena equipe que foi chefiada, e trabalhou baseado na ideia de, Robin Antonick, programador e game designer.

Pois bem, o senhor Antonick foi pago pelo game em 1987 (que foi ao mercado em 88), assim como sua continuação direta lançada em 1990 (e, posteriormente, adaptado ao Mega Drive – criando a megalítica franquia que conhecemos hoje). Depois disso ele foi despedido, sem choro nem vela da EA e não participou da criação de nenhum dos games da franquia.

Ora… a ideia original, assim como as bases de jogabilidade e inteligência artificial tinham sido criadas por ele! E o jogo era marginalmente melhorado ano após ano! Ou seja, o trabalho dele continuava rendendo milhões a EA, mesmo ele não estando lá.

Em 201 Antonick entrou na justiça contra a EA pedindo os Royaltes sobre os games criados sobre a plataforma original desenhada por ele em 1987. Um juiz e um juri californiano consideraram os games criados até 1996, a primeira parte a ser julgada, “virtualmente indistinguíveis” do projeto original de Antonick. A sentença do juiz é que a EA deve ao programador pouco mais de 11 milhões de dólares.

Segundo o advogado de Robin, no entanto, isso ainda não acabou. A segunda parte da ação de Antonick contra a EA cobre os games criados após 1996 e tanto o programador quanto seu advogado estão muito confiantes sobre a decisão final do Juri. Resta esperar agora!

EA-Star-Wars-death-star

Anúncios

Sobre Marcel Bonatelli

Historiador de games e jogador inveterado eu respondo todas as suas dúvidas sobre games e o mercado de games no site minicastle.org ou no email marcelbonatelli@minicastle.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s