Jogando: New Super Mario Bros 2

É difícil falar de The New Super Mario Bros 2 (que vou passar a chamar de NSM2… para ficar mais fácil) porque embora ele seja um excelente game, por várias razões, ele tem muita coisa em comum com os antigos Marios, como The New Super Mario Bros, New Super Mario Wii ou mesmo com Super Mario World.

Então vamos por partes. Graficamente NSM2 é muito bonito. Mario está ainda mais redondinho, os inimigos são muito bem animados, tudo é muito bonito, imensamente colorido e feito em tons pastéis. O fundo tem uma arte aquarelada muito bonita e tudo mostra que muito cuidado foi colocado em NSM2. Até você ativar a barra de 3D. Aí a coisa muda. Embora o 3D funcione, dando um senso de profundidade ao game, ele cria uma espécie de borrão no fundo da tela e faz com os inimigos fiquem estranhos. Como o jogo é lindo em 2D é difícil achar uma boa razão para usar o aquela alavanca.

O som é do fantástico Koji Kondo. Quase não preciso dizer mais nada. É perfeito… perfeito!!! O controle tem o clássico brilho que só o Super Mario tem: reage quase como uma extensão do seu pensamento! É fluido, funciona maravilhosamente e é muito gostoso de usar. Nota 11!

O gameplay é que pode desapontar alguns. Se você jogou Super Mario World, você, essencialmente, jogou esse jogo. Os mundos são diferentes, mecânicas novas de jogo foram colocadas (como superfícies que se mexem conforme você inclina o console, líquidos que reagem a inclinação, itens novos advindos de super Mario Wii, Yoshi balão, etc…) mas você ainda vai levar Mario (e Luigi) da esquerda para a direita ao longo de um estágio cheio de inimigos, para pular em cima, fossos de lava, para atravessar, e algumas das melhores sequências de plataforma da história.

A qualidade do game é fantástica. Mario é, e sempre, será, o suprasumo da dobradinha simplicidade + game design do caralho! As fases, todas temáticas (água, fogo, selva, etc…), são simplesmente fantásticas e o novo modo Gold Rush, em que Mario deve coletar o máximo possível de moedas é muito legal e extremamente rápido. Aliás tudo nesse jogo é sobre moedas. Como no vídeo que coloquei acima, você pegará caixas que geram moedas, flores de moedas e se tornará um midas gorducho que transformará tudo que toca em moedas. Isso contribui para diminuir ainda mais a dificuldade do game, que já não é tão alta, visto que quando chegar a metade dele já terá umas 100 vidas. Além disso, se falhar muito em determinada fase, você recebe a roupa de Tanooki branco, que te deixa invencível a tudo menos buracos e lava (eu chamo ela de “Você é um bosta Tanooki Suit”) o que significa que, se está em busca de um desafio de estourar os miolos… não é aqui que vai achar.

Em suma, NSM2 é fantástico. Um jogo incrível com a qualidade que só a Nintendo pode fazer. É um jogo moderno, rápido mas muito pouco ousado, que carrega um peso considerável nas costas e tem medo de “tentar” muito. Aliás… falando em moderno… esse é o primeiro jogo integralmente disponível para compra por download, direto na Nintendo Network. Eu comprei por lá e recomendo… embora vou sentir falta da caixinha e do Manual. Em todo caso… jogue.

Você não vai se arrepender!

 

Anúncios

Sobre Marcel Bonatelli

Historiador de games e jogador inveterado eu respondo todas as suas dúvidas sobre games e o mercado de games no site minicastle.org ou no email marcelbonatelli@minicastle.org

Um pensamento sobre “Jogando: New Super Mario Bros 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s