A Eletronic Entertainment Expo é a mais importante feira de games do planeta. E, embora o mundo inteiro estivesse de olho no que a Nintendo iá apresentar, a Microsoft não fez feio. Foi uma apresentação concisa, bem feita e que, se não trouxe grandes surpresas mostrou que o Kinect e o Xbox 360 ainda tem mais um tempinho pela frente.
O evento abriu com, como não podia deixar de ser, Halo 4, em um incrível vídeo mostrando trechos do game misturados a um trailer com atores reais. As partes do jogo mostradas são lindas… lindas!!! O jogo parece muito mais aberto e voltado a exploração do que o game 2 ou 3, quase numa mistura estranha de ODST com Metroid Prime. O vídeo está aqui é tem uma cortana caindo em Rampage no final.
Tomb Raider veio em seguida, embora a Eidos/Square Enix já tenha avisado que o game foi atrasado para 2013 – é bonito e parece uma mistura competente de horror de sobrevivência e Uncharted, mas, por alguma razão, não agradou muito. Call of Duty Black Ops 2, no entanto, ademais ser mais do mesmo, com uma nova mão de tinta e física renovada, levantou a sala em seu novo trailer.
Fable Journey foi mostrado e só não foi vaiado porque os jornalistas estavam com medo da equipe de criação sair chorando da sala, mas, em suma trata-se de uma versão infantilizada de um jogo de feitiços usando Kinect, que se passa no universo da série. Não satisfeitos de fazer a equipe da Liongate passar vergonha no Kinect a Microsoft arrastou o super astro aposentado do futebol americano, Joe Montana, para fazer uma demonstração rápida de como funciona o sensor de movimento em Madden NFL 2013. Não foram necessários poderes mágicos para perceber que Joe Montana preferiria estar morto do que ali.
Talvez percebendo a falta de interesse nos dois jogos mostrados o telão se ilumina com a nova versão de Forza – Forza: Horizon. Pela jogabilidade dá para perceber que o game está tentendo mais para um lado arcade, com corridas rápidas e batidas sensacionais do que para o realismo dos simuladores. O fato que você pode atingir outros carros, passar a toda por cercas ou invadir pistas parece muito interessante.
Resident Evil 6 estava lá, só que ele também estava no salão principal, na apresentação da Sony e em centenas de outros lugares. OK Capcom, sabemos que o game existe e estamos curiosos… não exatamente excitados… mas curiosos… para ver quão bom ele será.
O diretor de contéudo da Microsoft sobe ao palco para falar dos panoramas das novas tecnologias para o futuro dos games e manda ver em Microsoft Smart Glass (mais informações aqui) e no Microsoft Internet Explorer ganhando uma versão para XBOX 360.
Splinter Cell: Blacklist foi mostrado e é fantástico. Sam Fisher está de volta em sua melhor forma: trabalhando para a Third Echelon e com todos os equipamentos que o tornaram a máquina de matar que todos amamos. Se você gosta de games de espionagem e tem estômago para Tom Clancy é mais que recomendado.
Dançarinos sobem ao palco para mostrar Dance Central 3. Não tem muito o que dizer aqui… é Dance Central. Você… dança… na frente do Kinect. É legal. Logo em seguida a Microsoft mostrou Angry Birds… DESCULPA… Wreckateer. Olhem isso:
E foi, essencialmente, isso. A Microsoft tomou o tempo para esclarecer ainda que o sucessor do Xbox NÃO chegara ao mercado em 2012 DE NENHUMA MANEIRA e que final de 2013/começo de 2014 é a janela de lançamento que eles estão trabalhando. No mais… vamos a Nintendo.
