… e nada de emprestar, alugar ou comprar jogos usados nele, hein?!

Você não vai poder emprestar jogos para seus amigos no XBOX 720. Também não vai poder alugá-los. Segundo o site Kotaku e Joystick o novo console da Microsoft vai vir equipado com uma espécie de verificação DRM (Digital Rights Management – algo como Gerenciamento de Direitos Digitais) que só permitirá que o jogo seja utilizado na máquina em que foi “instalado”. Seria mais ou menos como comprar um software em lojas hoje, quando você compra o software em disco e um código de liberação/instalação que é o que realmente diz que você tem permissão de usar aquele software.

Se o sistema for implementado, da maneira como é colocado nos sites acima, seria o fim do mercado de games usados. E também das locadoras de games. Com basicamente todos os sitemas ligados a Live e desconsiderando aparelhos modificados ou “desbloqueados” seria impossível utilizar um game que já foi utilizado em um outro aparelho, visto o código de instalação estar marcado nos servidores da microsoft com outro IP.

A notícia vem ganhando força na última semana e todos os parceiros americanos da Microsoft confirmam a existência de um novo processo DRM no 720, só que os detalhes ainda são vagos e desconexos. Algumas empresas falam em jogos ligados a Gametags (o que seria mais racional, levo o meu game e a minha gametag na casa de um amigo e jogo lá, na minha gametag) outras falam em jogos ligados ao IP (é na sua máquina e acabou). Até termos mais notícias… é só esperar e rezar.

Sobre Marcel Bonatelli

Historiador de games e jogador inveterado eu respondo todas as suas dúvidas sobre games e o mercado de games no site minicastle.org ou no email marcelbonatelli@minicastle.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s