Morre um titã! Blizzard põe fim ao projeto do sucessor de WOW

Depois de mais de 7 anos em desenvolvimento a Blizzard finalmente colocou uma bala na nuca do sucessor de World of Warcraft, o MMO RPG Titan. O anúncio foi feito por Mike Morhaime, CEO e co-fundador do estúdio, em entrevista ao site Polygon. “Nós criamos ‘World of Warcraft’, e nos sentíamos confiantes que sabíamos fazer MMOs. Então nós planejamos fazer a coisa mais ambiciosa que você poderia imaginar” disse Morhaime “E isso não funcionou. Nós não encontramos a diversão, não encontramos a paixão. O projeto passou por um período de reavaliação e o que avaliamos foi se aquele era o jogo que queríamos fazer. E a resposta foi não” finalizou o executivo.

World-of-Warcraft-1

Os jogos “HearthStone” e “Heroes of the Storm” influenciaram a decisão de cancelar Titan: “Percebemos que não precisamos nos encaixar no formato de só fazer produtos de uma certa escala”, disse Metzen, diretor da companhia “Nós estávamos tentando fazer a coisa certa e construir o melhor produto e manter tudo funcionando” prosseguiu “A oportunidade de colocar tudo em perspectiva e deixar a poeira abaixar um pouco, se afastar e reavaliar o jogo como um time, como líderes, como uma cultura – essa oportunidade foi uma benção. Isso é realmente o que nós somos? É isso que queremos? É com isso que queremos investir nossa paixão, nossas vidas, nossas carreiras? Nós somos a companhia do RPG online?” concluiu, indagador.

A resposta veio do Presidente da Blizzard, Mike Morhaime, que afirmou “Nós não queremos nos identificar com um gênero em particular. Nós só queremos fazer grandes jogos todas as vezes” e prosseguiu cauteloso “Não estou dizendo que a Blizzard nunca mais vai fazer um MMO de novo. O que eu posso dizer é que não vamos gastar nosso tempo com isso agora”.

WOW_09

De qualquer forma o próximo lançamento da empresa é a quinta expansão de WOW, “Warlords of Draenor”. Com ele a Blizzard pretende retornar aos 10 milhões de usuários (hoje ela consta com pouco mais de 6,5 milhões ativos) e aumentar o faturamento (que no último ano foi de US$ 1,1 bilhões de dólares).

Nada mal para um jogo que tem mais de 10 anos!

Anúncios

Sobre Marcel Bonatelli

Historiador de games e jogador inveterado eu respondo todas as suas dúvidas sobre games e o mercado de games no site minicastle.org ou no email marcelbonatelli@minicastle.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s