Um mistério de primeira: Phantom Pain seria um novo (e segundo) Metal Gear?

O trailer abaixo abriu a Video Game Awards 2012. Mas sem o trailer, no entanto, não temos como prosseguir nossa discussão, logo… ei-lo:

A primeira vista parece alguma espécie de híbrido entre ação e terror criado por uma companhia sueca desconhecida, a Moby Dick Studio. Eu nem teria ido atrás de nada mais em relação a esse trailer se não fosse por três razões:

1) O homem nas chamas aos 2:24 do trailer. As pernas, as roupas… esse desgraçado é o Volgin de Metal Gear Solid 3. Eu joguei aquele jogo literalmente até queimar dois canhões de PS2!

2) O helicóptero parece ser devorado por uma baleia as 2:36… mas eu já vi aquela boca e aquelas aletas laterais. Parece, muito muito muito mesmo, com um Metal Gear Ray – de MGS2. Apenas para propósitos de comparação… eis uma imagem do Ray:

Metal_Gear_Ray

3) E essa foi para bater direto na cabeça de qualquer fã! Aos 2:56 Psico Mantis (Sabe o sujeito que lia seu memory card e dizia o que você tinha andado jogando… esse mesmo!) aparece flutuando no fundo da tela do lado do guarda. Para quem não conseguiu ver… porque é muito… muito… rápido, eis uma colher de chá:

Mantis ali ó!

Bem mais fácil agora, né?!

Mas, espere aí, Metal Gear Solid já tem um novo jogo anunciado! Chama-se Metal Gear Solid: Ghost Heroes e é o primeiro jogo feito pela Kojima Productions que não é dirigido por Hideo Kojima! Então que diabos é isso? Kojima está trabalhando, segundo o site da Konami, em um projeto interno chamado “Ogre”. O Mini foi atrás de todas as fontes de informação que ele pudesse encontrar, começando pelo site da empresa produtora do jogo. O site é muito simples e tem apenas um projeto, Phantom Pain, que está, supostamente, programado para sair para PS3 e Xbox 360 (não sei porque… mas os gráficos e a movimentação me parecem “Next-Gen” demais para PS3 e 360… enfim). Abrindo as informações de domínio do site dá para descobrir que ele é bem novo e que não tem muitas informações mais reveladoras lá:

domain

Mais alguma pesquisa e descobrimos que o nome do CEO da Moby Dick e diretor do jogo é Joakim Mogren… posso estar imaginando coisas aqui… mas vamos comigo:

J   O   A   K   I   M  –  Anagrama simples –  K   O   J   I   M   A

M O G R E N   – Corta o M e o N –   O G R E

OK, Marcel! Anagramas, visões de personagens de apenas um segundo, acho que está na hora de você parar de jogar videogame e tomar um pouco de ar fresco! Eu até concordaria… se não fosse por um Tweet de um gamer, que estava na VGA, dizendo isso:

rubens

(Tem gente na área VIP reservada da Konami usando camisetas de Phatom Pain e da Moby Dick Studios)

Como as áreas VIPs são fechadas e reservadas apenas as próprias companhias (as vezes, decisões de última hora colocam ou tiram trailers da VGA, e essas decisões são feitas nessas áreas VIPs), meu narizinho me diz que não existe Moby Dick Studios… apenas a Kojima Productions tentando dar um olé na gente!

Insatisfeito com minha própria posição voltei ao Youtube e assisti, de novo, o maravilhoso trailer de Metal Gear Solid: Ground Heroes. Qual não foi minha surpresa ao perceber que os soldados, em ambos os trailers, usam as mesmas roupas, “armaduras” e equipamentos…

Comparação de roupas

… e que existe uma frase no primeiro trailer, que não fazia muito sentido na época, mas agora faz total sentido:

“From Fox, two Phantoms were born” (Da raposa, nasceram dois fantasmas/espectros).

Só dois homens foram chamados “Fox” no universo de Metal Gear Solid: Grey Fox e o próprio Big Boss. Ora, Big Boss é clonado, dando origem a dois filhos, Solid Snake (David) e Liquid Snake (cujo o nome eu nunca encontrei). E um deles perde a mão!

ODDEUSSANTOPADINHOCÍCEROESSEJOGOTEMAPORRADOLIQUIDSNAKECOMOPROTAGONISTAAFUCKKOJIMASEUPUTOAGORAQUEEUNÃOVOUCONSEGUIRDORMIRMESMOSEUDESGRAÇADOINVOCADODOCAPETA!

LIQUID SNAKE PERDE A MÃO! No final de Metal Gear Solid! E embora a pessoa machucado do trailer parece ter perdido também um olho, uma possível alusão a Big Boss, eu acredito que, como o pano que cobre o olho não parece, de nenhuma forma, manchado de sangue ou qualquer outro fluído, tem sido colocado ali exatamente para completar a barba e os outros itens de aparência que poderiam configurar a imediata semelhança entre Big Boss e o cara visto aos 2:54/2:55 caído no chão (supostamente Liquid).

E como se tudo isso não bastasse o pessoal na Kotaku resolveu completar as estranhas lacunas que sobraram no nome do jogo:


Pura

Olhem que legal!

Com gelo!

Seria mesmo Phantom Pain um MGS? Talvez o quinto jogo? A continuação da história de Liquid? Mas Liquid não está morto, sua personalidade entranhada no braço que foi colocado em Ocelot? Teria eu viajado muito?

Deixem suas respostas aí embaixo!

Avatar de Desconhecido

Sobre Marcel Bonatelli

Historiador de games e jogador inveterado eu respondo todas as suas dúvidas sobre games e o mercado de games no site minicastle.org ou no email marcelbonatelli@minicastle.org

Deixe um comentário