Halo 4 será longo! Os achievements provam isso!

Sim! Nós já sabemos mais ou menos o tamanho do jogo: serão oito estágios no single player mais os modos cooperativos e competitivos online.

Parece curto se comparado com os 11 estágios de Halo 3 ou com os 10 estágios de Halo Reach? Não se preocupe. Segundo a 343 a campanha tem 80 a 85% da duração da campanha de Halo: Reach, com o modo cooperativo, o Spartan Ops, sendo aproximadamente do tamanho da campanha de ODST. Spartan Ops será lançado em episódios semanais, com a primeira “temporada” tendo 10 episódios; cada episódio possui cinco missões que devem ser feitas em grupos de até cinco jogadores.

Ou seja, não precisam se desesperar achando que o jogo será curto!

Além disso aqui estão os achievements. Mas cuidado, podem haver spoilers!

Continuar lendo

Jogando: Mass Effect 3: Leviathan – SEM SPOILERS

Como eu coloquei ali em cima, no título, eu não vou falar NADA da história do DLC Leviathan. Aliás, vou dizer sim, vou dizer que é muito bem feita, muito bem escrita, reveladora e que o material dela DEVERIA estar no jogo original, não em um DLC….

…. mas vamos por partes.

Não há muito a falar dos gráficos, do som ou do controle de Mass Effect 3, porque o jogo teve um review aqui no Mini (link aqui). Não houve nenhuma mudança nesse quesito. Agora o quesito jogabilidade ganhou vários truques novos, cortesia da experiência que a equipe da Bioware ganhou com o multiplayer online. Pense nas missões específicas que surgem a cada três ondas. Pensou? Agora pense nisso no meio da campanha. Em um determinado encontro você terá, por exemplo, que caminhar por terreno ruim enquanto ele literalmente rui em volta de você! Em outro encontro você tem que recarregar um Mech enquanto é atacado pelas forças dos Reapers, utilizando baterias velhas que impedem seu personagem de correr e que vão perdendo carga conforme você tem que se mexer para desviar dos inimigos. Essas novas mecânicas, embora companheiras constantes do multiplayer de Mass Effect 3, dão a cara só agora no single player, provando que são idéias bem feitas e divertidas, mesmo sem seus amigos por perto. Ponto para a Bioware.

Como mostrado no trailer abaixo (e em todo o material de publicidade do DLC) há uma sequência SUBMERSA. E ela é gloriosa! Impecavelmente construída e deliciosamente detalhada, a sequência vai criando uma sensação de desespero misturado com curiosidade. E a maneira como Shepard chega lá (e o que acontece lá embaixo) vão ficar na sua cabeça por anos!

Sim, o DLC é muito legal! Mas porque eu não estou feliz com meus US$ 10,00/800 Ms points gastos nele? Talvez porque toda a informação dada nele é tão importante QUE DEVERIA ESTAR CONTIDA DENTRO DO TERCEIRO JOGO!!! É mais ou menos como se eu comprasse uma trilogia de livros e, ao final dela, quando eu tinha entendido o como e o quando, mas não o porque, o autor aparecesse sem mais nem menos e me oferecesse um livro com um terço das páginas e custando metade do preço e me dissesse: __ Quer entender tudo? Compre esse quarto livro!

No fim das contas a decisão fica por sua conta. Se você é um fã de Mass Effect que não se contenta em saber pelos outros (ou pela Wikia) os detalhes da história, aquele tipo de jogador que, como eu, lê o Codex do game de cabo a rabo, esse DLC vai te divertir e acabar com qualquer dúvida que tenha sobrado da história em você. Vai até modificar o final para você! Mas se você não liga para as modificações de final e acredita que 5 horas de jogo (com 4 achievements/troféus) não valem US$ 10,00 – talvez seja melhor colocar seu dinheiro em outra coisa!