Last Story? Last Window? Variable Breakers? Nintendo Yii? Zii? Cii? Bii? PQPii? WTFii?

Sim, nas últimas semanas alguns nomes estranhos surgiram na Internet e como tudo se tornaram um claro indício de que a SEGA está trabalhando em um jogo fantástico, Nintendo está criando dois RPGs com a ajuda da Square e que o próximo Wii já está pronto e vai se chamar Nintendo Zii…

… e absolutamente nada disso é verdade!!!

Puxão de orelha em diversos sites nacionais e importados que enfiaram os pés pelas mãos sem checar a informação. Galera, informação é coisa séria, não basta deduzir pelo que está escrito em Romaji (em letras ocidentais)… tem que ler o que está em japonês também.

Vamos limpar essa bagunça:

Nintendo Zii, Yii, Cii, Bii, Oii, Vii e outros

São registros de nomes para cobrir território, dando chance da Nintendo processar e ganhar em processos internacionais contra clones de videogames que usem nomes similares ao Wii. Isso virou procedimento padrão de grandes conglomerados internacionais depois que a Nike e a Sony terem perdido, cada uma a sua maneira, em processos de patente internacionais contra empresas chinesas (respectivamente no caso do tênis Mike e Niko e dos diversos laptops e celulares Waio). NINGUÉM fora da Nintendo sabe se um Wii HD está sendo de fato desenvolvido e NINGUÉM, nem mesmo o pessoal de confiança de Shigeru e Iwata, sabe o nome do próximo console. A razão de todo esse segredo não é sinistra… é que o nome simplesmente não existe ainda… lembram como o nome Wii foi dado ao aparelho menos de 6 meses antes do lançamento (antes era revolution)?

Last Story e Last Window

Aqui o buraco é mais embaixo. A Nintendo registrou em Setembro, na categoria de software de entretenimento (ou seja, é jogo), o nome “Last Story” (Última história). Não há detalhes sobre o desenvolvimento desse game e ninguém viu imagem nenhuma, então deve ser alguma IP (Intelectual Property – Propriedade Intelectual)  em desenvolvimento. Só que em Novembro a Big N pediu uma modificação do registro de patente, inserindo o novo nome como “Last Window”, sem alterar mais nada. Seja lá qual for o game em desenvolvimento, ninguém sabe nem se verá a luz do dia, afinal Mario 128 nunca vingou e Zelda OoT foi basicamente refeito 4 vezes.

Variable  Breakers

Eis o novo segredo da SEGA. Alguns sites chegaram a afirmar que era o sub-nome do próximo Sonic. Bom.. pode até ser… mas não esse Variable Breaker, pois esse termo foi registro como grafia técnica (Technical Term). Ou seja, pode ser o nome de um método de programação, de um golpe ou técnica de um jogo, ou mesmo de uma manobra de marketing, como o velho “blast processing” da época do SNES VS Mega Drive. Resta esperar o que a Sega está aprontando.

Sobre Marcel Bonatelli

Historiador de games e jogador inveterado eu respondo todas as suas dúvidas sobre games e o mercado de games no site minicastle.org ou no email marcelbonatelli@minicastle.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s