Blizzard é a empresa mais bem sucedida, mas nintendo é a 6 melhor empresa do mundo!

As análises não menten, mas não leve em consideração apenas o nosso ponto de vista, pegue os outros. Segundo a Develop, revista do reino unido especializada em gears, games e eletronica, usando critérios como vendas, sucesso de crítica e posição na indústria publicou uma listagem com as 100 melhores desenvolvedoras de games de 2008. E a grande campeã, o primeiro lugar nessa lista, foi ninguém mais, ninguém menos que a Blizzard – criadora do RPG online “World of Warcraft”, que lhe garante mais de US$ 1 bilhão por ano – enquanto a Big N, que encabeçava a lista no ano passado fica agora com um segundo lugar. A lista final fica assim:

1. Blizzard Entertainment (EUA)
2. Nintendo (Japão)
3. Rockstar North (Reino Unido)
4. EA Canada (Canadá)
5. Capcom (EUA)
6. Ubisoft Montreal (Canadá)
7. Treyarch (EUA)
8. Infinity Ward (EUA)
9. Epic Games (EUA)
10. Bethesda Softworks (EUA)
11. Konami (Japão)
12. Traveller’s Tales (Reino Unido)
13. Sega Studios Japan (Japão)
14. LucasArts (EUA)
15. Neversoft (EUA)
16. Sora (Japão)
17. Kojima Productions (Japão)
18. Media Molecule (Reino Unido)
19. Nexon (Coreia do Sul)
20. EA Black Box (Canadá)

Enquanto isso a Forbes, uma das revistas financeiras mais conceituadas do mundo lançou sua listagem das 200 empresas de melhor reputação do mundo, usando parâmetros como desempenho, produtos, inovação e cidadania (esse último envolvia bem estar dos empregados, estatística de demissões, etc…). E a Big N está em sexto lugar… no mundo inteiro!!! Perde apenas para Ferrero, Ikea e Johnson & Johnson, além das brasileiras Petrobras e Sadia. Isso mostra mais uma vez a ferrenha posição da Nintendo como uma empresa que joga limpo, tanto com o público quanto com seus colegas, acionistas, empregados e clientes.

Quanto às outras fabricantes de consoles, a Microsoft está em 30º lugar – com 7,53 pontos no índice Pulse, usado para medir a reputação da empresa – e a Sony aparece na 126ª posição, caindo 5,78 pontos em comparação a 2008. Vale notar que, dessas empresas, a Nintendo é a única focada em games, enquanto a Microsoft e Sony são avaliadas por suas outras atividades e, portanto, sob diferentes ângulos.

Valeu Ninty!

nintendo_logo_300dpi

Sobre Marcel Bonatelli

Historiador de games e jogador inveterado eu respondo todas as suas dúvidas sobre games e o mercado de games no site minicastle.org ou no email marcelbonatelli@minicastle.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s