MetaFortress protegendo seu DS!!!

O Gamasutra, site britânico de games,  relata que a softhouse ” Metaforic”, desconhecida do grande público,  está fechando um acordo com a Nintendo para a implantação de uma solução que pretende reduzir o dano causado pela pirataria proporcionada por cartuchos regraváveis como o R4. “Fui desenvolvedor de jogos por 17 anos. Todo título que criei foi pirateado… isso se torna desesperador. Isto tornou impossível que eu me tornasse um desenvolvedor de jogos profissional”, disse Andrew Mclennan, CEO da Metaforic.

Mclennan afirma que a Nintendo aprovou a tecnologia Metafortress para seus jogos, e que pelo menos mais seis grandes editoras usarão a solução em jogos que irão ao mercado ainda neste ano, explicando “Pegamos qualquer jogo de DS e injetamos um esquema de segurança nele. Cada jogo se torna seu próprio sistema de segurança. A cada vez que aplicamos isto a um jogo diferente, é um sistema de segurança diferente” e continua, afirmando que o sistema não é 100% à prova de hackers e modificações, mas espera que o Metafortress torne o processo o mais longo e irritante possível: “O que estamos tentando fazer é que os hackers tenham um trabalho longo, lento e manual. Adicionamos tanta segurança que vai demorar muito tempo para quebrarem a segurança”. Quando questionado se a tecnologia só foi aprovada pela chegada do DSi aos mercados do mundo ele responde “Realmente, a única razão pela qual esta tecnologia só saiu agora é que o problema é bem difícil. Os cartões R4 são pouco compreendidos – como funcionam e como causam pirataria. Eles também podem ser atualizados. Então se você é um fabricante do R4, você pode oferecer atualizações de sistema para combater esquemas tecnológicos de segurança”, afirmou o executivo, que reforça que mesmo estas atualizações para os cartuchos regraváveis não conterão os recursos do Metafortress – mas se recusa a comentar como, por razões óbvias.

Quanto ao simples banimento dos cartões regraváveis, Mclennan esclarece sua posição sobre o assunto: “Sim e não. Eu me simpatizo com aqueles que fazem jogos homebrew [produções caseiras e independentes, normalmente oferecidas gratuitamente], apesar de ser uma minoria bem reduzida de pessoas que usam estes cartões. Nosso programa não impedirá ninguém de rodar programas caseiros”. Respiramos mais aliviados com isso.

O Mini dá todo o seu suporte a proteção contra a pirataria…. Pirataria é crime… produto só original!

pirate

Sobre Marcel Bonatelli

Historiador de games e jogador inveterado eu respondo todas as suas dúvidas sobre games e o mercado de games no site minicastle.org ou no email marcelbonatelli@minicastle.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s