O novo Nintendo DS!!! O dôssie NDSi!!!

Ele é fantástico, mesmo sem a quantidade sem vergonha e insana de pontos de exclamação colocadas acima. O novo videogame nro 1 do mundo, sucessor da máquina de fazer dinheiro chamada NDS, o NDSi ou Nintendo Dual Screen i (que eu acredito vir de image – imagem, e vou explicar porque). O Nintendo DSi é mais fino que o lite – tem 2,6 mm a menos de espessura – uma tela maior – agora com 3,25 polegadas, contra três polegadas do lite/tradicional – e cinco ajustes de brilho – contra 4 do lite. Ele vem com um player de mídia interna (mp3, real player e mp4 foram confirmadas, .aac é possível, vídeo mpeg é uma possibilidade) que aceitará upgrades e terá uma entrada de cartões SD (sim, o mesmo tipo que você usa o Wii) onde poderão ser salvos diversos tipos de programas e jogos.

A Big N já frisou, na mesma conferência, hoje, detalhes do DSi Shop, a “shop channel” do DSI, acessível de qualquer Hot Spot no mundo. A DSi Shop permite baixar programas pelo novo portátil e salvar no SD. E não é surpresa que o primeiro software a ser disponibilizado na loja é um navegador de internet, que, segundo a Nintendo, é uma versão adaptada para as capacidades do DSi. O segundo é um bloco de notas, que também pode ser usado para fazer animações quadro-a-quadro. Segundo a Nintendo a coisa pega fogo a partir do final de 2008, com a implementação dos Nintendo DSiWare, análogo ao WiiWare. Ou seja, são jogos e aplicativos pagos, que terão três faixas de preço. Os DSiWare 200 podem ser comprados por 200 DSi Points, e são a programas “muito compactos”. Já os DSiWare 500, de 500 DSi Points, englobam jogos de quebra-cabeça simples e aplicativos maiores. Por fim, o DSiPremium traz programas mais complexos, por preços que superam 800 DSi Points – Lost Wind e Megaman 9, alguém?! Em sua magnificiência (e para incentivar o vício) cada Nintendo DSi virá com mil DSi Points. Pontos adicionais podem ser adquiridos através de cartões pré-pagos e de seu fiel cartão de crédito internacional. Por ora, a Nintendo não divulgou a “taxa de câmbio” dos DSi Points em relação ao iene, dólar ou qualquer outra moeda real.

Mas o mais legal eu deixei por último. O DSi tem duas câmeras, uma de 3 megapixel do lado de fora (vista na imagem acima) e uma de 1,5 megapixel na parte interna, próxima da separação das telas. Legal, mas e daí, tem celulares com isso a anos, não é? Sim! Mas nenhum celular tem o cérebro de Shigeru Myiamoto para criar games incríveis e inusitados com elas. Pense em inserir uma imagem real em um jogo, ou permitir colocar seu rosto em personagens (Perfect Dark, alguém?!). As possibilidades são simplesmente infinitas.

Como nem tudo são flores o Nintendo DSi perdeu o “slot” para cartucho de Game Boy Advance, o que impede que seus jogos sejam acessados e também alguns títulos para Nintendo DS que se aproveita dessa entrada (como o rumble pak de “Metroid Pinball” e “Guitar Hero: On Tour”) assim como a duração da bateria foi reduzida. De acordo com a tabela oficial, o Nintendo DSi pode ser usado de três a quatro horas no brilho máximo de tela, enquanto no menor brilho, vai de 9 a 14 horas; para efeito de comparação o NDS Lite tem duração de 15 a 19 horas no brilho mínimo, e de cinco a oito horas no máximo.

O DSi será lançado no japão dia 1 de novembro e custará 18,900 yen, aproximadamente US$185,00, sendo lançado para nós mortais ocidentais em algum momento de 2009.

Parece o portátil dos sonhos, mas não sei se vou conseguir viver sem Zelda – a link to the past, Ninja 5, Gunstar Heroes Advance ou Minish Cap no meu slot 2!

Sobre Marcel Bonatelli

Historiador de games e jogador inveterado eu respondo todas as suas dúvidas sobre games e o mercado de games no site minicastle.org ou no email marcelbonatelli@minicastle.org

4 pensamentos sobre “O novo Nintendo DS!!! O dôssie NDSi!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s