VIRTUAL DESTROYER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Segurem-se em suas cadeiras fãs do Virtual Console, a Rare confirma que mais jogos, além de DK Country, estarão visitando o sistema de download mais legal do planeta; embora nas palavras da produtora inglesa”nenhum está no gatilho agora”.

Se você esteve morando no Tibet ou em Marte, nos explicamos, durante o final da era do SNES e durante o reinado do N64, a Rare, morria de amores pela Nintendo, desenvolvendo, assim como a Retro Studios faz hoje (Metroid Prime), jogos com personagens da Big N, como Donkey Kong, Star Fox e outros. Após o lançamento de Star Fox Adventures no GC, a firma inglesa foi comprada pela M$ (Microsoft) e se tornou um estúdio interno.

Quando o Virtual Console surgiu, a pergunta que não queria calar era: Teremos acesso a clássicos Rare, principalmente os do N64, como Goldeneye 007, Banjo Kazzoie e o MEGA POWER FUCKING TURBO NITRO BUSTER HYPER UBER Perfect Dark? A resposta era nebulosa, pois Perfect Dark ganhara uma versão para XBOX 360 (PD Zero) e Banjo está para estrear no console da M$ em uma versão novinha em folha. Com Goldeneye o negócio fica ainda pior, já que a Rare não é dona da franquia 007 (que pertence a MGM), e não tem mais os direitos sobre a produção de jogos com o Super espião (que pertence a Electronic Arts).

Mas uma luz surgiu no fim do túnel. Jogos da produtora inglesa começaram a sair… para o GBA e o DS. “A Microsoft não participa, em nenhum estágio, do filão de consoles portáteis (handhelds), portanto não se tratava de concorrência ou conflitos de interesses.” disse porta voz da Rare em 2006, quando do lançamento de Diddy Kong Racing para DS. E quanto aos games que saíram no 64? Será que seria conflito de interesses que Donkey Kong 64 chegasse ao VC? “Quanto ao Virtual Console, é, em última estância, a Nintendo quem diz o que será lançado. Além da série DK não há mais nada no gatilho, mas não significa que não poderá mudar no futuro.” – quando perguntados sobre um remake dos Banjos do 64 (Banjo Kazzoie e Banjo Tooie) para DS a Rare respondeu “Sempre há uma chance”. Com a vinda de Viva Pinata DS e novos jogos da Rare para o portátil a caminho, não custa sonhar.

Mas enquanto Rare pensa em jogos, a SNK vem cumprir uma promessa que fez em março deste ano – trazer o Neo Geo para o Virtual Console – “Por algum tempo certas dificuldades técnicas impediram a realização do projeto.” – atestou um engenheiro da SNK – “Agora tudo deve estar em ordem.” – garantiu ele.

O primeiro jogo a atingir o Virtual Console será Fatal Fury (Garu Densetsu), um clássico Brawler dos arcades e um motivo a mais para quebra de controles na geração 16 bits. O clássico alcança o VC  japonês em 11 de setembro, mais ainda não tem data para chegar a america. A SNK confirma que os jogos serão lançados também no ocidente, mas não dá data para isso, além de informar que os próximos jogos serão World Heroes e Magician Lord.

O preço dessa maravilha? Prepare os bolsos amantes dos Arcades, pois cada jogo SNK/Neo Geo saí por 900 Wii Points (US$ 9,00), apenas 100 Wii Points a menos que um jogo de N64. Mas, diante de clássicos como Nam 67 e Fatal Fury, quem ficará ileso?

fatalfury2.pngff80818112d28d760112debb6782008d.jpg

Sobre Marcel Bonatelli

Historiador de games e jogador inveterado eu respondo todas as suas dúvidas sobre games e o mercado de games no site minicastle.org ou no email marcelbonatelli@minicastle.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s