O que nós perdemos – Especial Lançamento do Episódio VII – Parte 3

Hoje eu concluo três semanas de matérias sobre incríveis jogos de Star Wars que deveriam ter sido lançados, mas nunca viram a luz do dia. E para fechar o ano e nos preparar para o natal aí vem o mais incrível dos jogos de Star Wars que ninguém nunca jogou:

Star Wars: 1313

Star Wars: 1313 era para ter sido o maior e o melhor projeto da LucasArts em termos de videogames para a, então, próxima geração. Tratava-se de uma história firmemente fincada no universo expandido da saga, com direito a participações de Boba Fett e Mara Jade, andanças pelo sujo e fedido sub nível 1313 de Coruscant (o mais fedido e pérfido canto da capital da República/Império/Nova República/Novo Império – escolha seu veneno) e muitos tiroteios em terceira pessoa.

O jogo utilizava uma nova versão do motor de física da LucasArts, o Euphorya, já utilizado nos dois Force Unleashed e no exclusivo de PC “Indiana Jones and the rod of Gods”, um novo motor gráfico, baseado numa extremamente modificada plataforma Unreal, e toda uma nova parafernália de som 5.1 de altíssima qualidade – Um jogo claramente desenvolvido para uma nova geração de videogames, com muita energia para gastar.

Mas, se o jogo já estava andando bem, e sendo mostrado, em formato jogável, na E3 2013, o que diabos aconteceu? 

O que aconteceu? Eu te digo o que aconteceu? A Disney aconteceu!

the_new_death_star_by_genzoman-d5jkxim.jpg

O verdadeiro Império!

George Lucas vendeu seu Império, sua vida e seus sonhos por uma quantidade tão massiva de dinheiro que nós, meros mortais, mal conseguimos conceber – e, com a passagem da tocha de todas as empresas para a Disney, veio a inevitável sucessão de cortes e restruturações que normalmente acompanham essas situações. E a LucasArts, como empresa de games, foi completamente fechada, levando com elas projetos prontos para irem ao mercado, como First Assault, e projetos ainda em andamento…

… como esse aqui.

Como todo “O que nós perdemos…” esse é o momento onde eu normalmente pergunto se o game teria sido um sucesso se lançado, avaliando como o mercado teria provavelmente reagido a ele. E por mais que me doa dizer isso – eu acho que 1313 seria um jogo de Star Wars louvado por fãs, com ótimas críticas, mas que venderia pouco. 

E não é difícil seguir meu raciocínio aqui.

Embora carregasse o nome e a marca de uma das maiores franquias do cinema de todos os tempos, 1313 tinha muito pouco do que os “fãs típicos” de Star Wars esperam. Nada de naves que fazem barulho no espaço soltando lasers multicoloridos umas nas outras. Nada de espalhafatosos uniformes sem sentido. Nada de princesas sem sutiãs. Nada de Lightsabers…

Dê os minutos necessários para essa última frase afundar na sua psique:

Nada 

De

Light 

Sabers

Talvez a mais icônica peça de tecnologia do universo de Star Wars. O símbolo dos filmes. A razão pela qual você (realmente) assistiu a trilogia prequel. Então… ela/ele/eles/aqueles/aquilo não estaria(m) lá.

E sim, os fãs do universo expandido vão se revoltar com a Disney matando um game com tanto potencial simplesmente por ele não parecer com Star Wars “dos filmes” e não ter absolutamente nada a ver com a força – mas para a maior parte das pessoas que não leram vários livros e se ambientaram com o universo sombrio e terrível que permeia toda a parte limpa e luminosa que aparece em vários dos filmes, 1313 seria apenas mais um jogo de ação em terceira pessoa com gráficos e física legais.

Que por acaso tinha Star Wars no nome. Talvez… apenas talvez… tenha sido melhor assim!

Mas como eu ainda queria ter jogado isso!

star-wars-1313-16544-1920x1080-star-wars-battlefront-news-learning-from-star-wars-1313-jpeg-171015

Feliz Natal a todos! Que a força esteja com vocês!

Retomamos “O que nós perdemos…” em 14/01/2016!

Anúncios

Sobre Marcel Bonatelli

Historiador de games e jogador inveterado eu respondo todas as suas dúvidas sobre games e o mercado de games no site minicastle.org ou no email marcelbonatelli@minicastle.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s