O que nós perdemos 19 – Streets of Rage 4 (Dreamcast)

Meu Deus! Ainda tem coisa para falar de Streets of Rage 4?

Pior que tem. E vai deixar muitos de vocês putíssimos!

Quando o Dreamcast foi lançado a SEGA voltou a planejar um Streets of Rage, desta vez completamente poligonal e com diversos novos estilos de jogabilidade. Algumas ideias jogadas no gameplay da época eram a possibilidade de se modificar “a câmera” do jogo em plena a ação (indo de terceira para primeira pessoa), diversos novos sistemas de chaves e arremessos, e golpes aplicados a dois.

Infelizmente a SEGA já passava por dificuldades financeiras pouco depois do lançamento do Dreamcast. E o declínio final dos Arcades fora do Japão não estavam ajudando a gigante nipônica. Preocupados com o possível lançamento de um flop, além dos custos de desenvolvimento e o tempo que a equipe M2 ficaria ligada ao projeto, a diretoria da SEGA achou que era melhor puxar o plug antes que mais dinheiro fosse colocado nessa direção.

Com a notícia em 2001 que a SEGA deixaria o mercado de hardware, SoR 4 voltou a mesa de negociação – dessa vez como um projeto para o XBOX Clássico. Um estúdio europeu chamado Overworks, trabalhando em cooperação com a SEGA, havia conseguido criar uma versão competente e refrescante (embora imensamente difícil) de Shinobi para o PS2 – e agora eles queriam colocar as mãos em Streets of Rage. Infelizmente o board da SEGA preferiu, sabe-se lá porque, investir em franquias bem menos conhecidas para seus jogos no XBOX Clássico e no Game Cube, como Crazy Taxi, Toe Jam and Earl, Billy Hatcher and the Giant Egg, Jet Set Radio Future, Panzer Dragon Orta, entre outros. Com vendas menos do que estelares (muito provavelmente porque todos os games eram games de nicho) a SEGA concluiu que faltava Sonic na mistura e adicionou versões “remasterizadas” dos dois games do Saturn (Sonic Adventure 1 e 2) para o Cube (e posteriormente para o XBOX Clássico). Streets of Rage, novamente, permaneceu esquecido. Por um tempo.

Isso não foi o final da nossa história… ainda…

Vejo vocês em duas semanas! Até lá!

Anúncios

Sobre Marcel Bonatelli

Historiador de games e jogador inveterado eu respondo todas as suas dúvidas sobre games e o mercado de games no site minicastle.org ou no email marcelbonatelli@minicastle.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s