O que nós perdemos 17 – Streets of Rage 4 (SEGA Saturn)

Com seu lançamento em 1994 Streets of Rage 3 fechou a franquia no Mega Drive – e qualquer um que colocou as mãos no jogo no lançamento dele sabe porque! Sprites enormes, boa música, centenas de golpes; SoR3 deixou um excelente gosto na boca dos donos do Mega Drive/Genesis.

Infelizmente, dentro dos 16 bits, não havia mais para onde ir.

Enquanto os dois projetos do SEGA Saturn ainda rondavam a SEGA (prometo que vamos falar disso… muito em breve), o time de desenvolvimento de Yuzo Koshiro pleiteou a ideia de levar SoR para o Saturn japonês. O jogo seria semelhante as versões do Mega Drive, usando Sprites enormes e bem animados, enormes fases e múltiplos estilos de jogos. O jogo nunca passou da fase conceitual, visto que a ideia de Saturn japonês acabou mesclada com conceitos do Saturn americano, jogados num triturador e enchida de biotônico Fontoura.

Streets-of-Rage-Adam AxelStone1_thumb
Streets-of-Rage-Blaze

Algumas artes conceituais da primeira versão!

Quando as especificações finais do Saturn se tornaram claras, duas ideias surgiram dentro da SEGA de como levar Streets of Rage de volta ao mercado. A Treasure, de Gunstar Heroes, iniciou a criação de um motor gráfico para maximizar o uso de sprites e os efeitos gráficos a serem aplicados a eles, certa de que um próximo SoR seria desenhado como os do Mega Drive, sem saber da primeira ideia de Koshiro. Enquanto isso, Koshiro e sua M2, seu estúdio interno na SEGA, começaram a trabalhar em adaptar o motor gráfico usado em Daytona e SEGA Rally para o Saturn (Daytona e Virtua Fighter foram lançados no console, originalmente, funcionando em uma versão lerda, xexelenta e remendada do engine do primeiro Virtua Fighter. Como a M2 teve sucesso em adaptar o engine correto, os jogos foram relançados em versões muito melhores) de forma a lançar uma versão poligonal de SoR. Utilizar a estrutura poligonal criada para Virtua Fighter permitiu enorme economia de tempo para a equipe de Koshiro e garantiu uma enorme game de movimentos, tanto de ataque quanto de dano, para o jogo final.

Tanto a M2 quanto a Treasure lançaram seus games. Ambos foram um sucesso. Ambos chegaram no Saturn.

A pergunta que não sai da sua mente é: Como assim?

Diante dos péssimos resultados que as adaptações de Shinobi e Golden Axe tiveram no Saturn a Treasure, com muito trabalho já feito, achou que era mais seguro lançar uma nova franquia do que tentar explorar o que quer que tivesse sobrado de sentimento nostálgico por parte dos clientes da SEGA. Seu SoR ficou medieval, melhor, muito muito bonito e chegou ao mercado como…

Um dos melhores jogos do Saturn

Enquanto isso a M2 trabalhou como uma louca para chegar a um game gostoso de jogar e que utilizasse polígonos da melhor forma possível. O resultado final era um quase Street of Rage, mas com armas de fogo, bazucas e muitas sequências velozes de QTE (Quick Time Events – aqueles momentos onde aparece um botão na tela e você tem que pressionar muito rápido). O resultado final era excelente e a SEGA viu um potencial gigantesco para um arcade…

…. mas…

… Streets of Rage não era um Arcade.

Então o jogo foi rebatizado…

Caras! Como eu gosto desse jogo!

Com o nome de Dynamite Deka o jogo emplacou nos Arcades e ganhou uma versão de Saturn muito caprichada. Quando chegou a hora de ser lançado nos EUA a SEGA pegou a premissa “Prédio tomado por terroristas + muitas armas + muita pancada” e fez um acordo com Hollywood ao contrário. “Ei… eu tenho um jogo! Pronto! Não quer me licenciar um filme?”.

E Dynamite Deka virou Die Hard Arcade (Duro de Matar… sim… aquele do Bruce Willys)!!!

Mas a história de como Streets of Rage quase ganhou uma continuação não acaba aqui. Vejo vocês em duas semanas!

Anúncios

Sobre Marcel Bonatelli

Historiador de games e jogador inveterado eu respondo todas as suas dúvidas sobre games e o mercado de games no site minicastle.org ou no email marcelbonatelli@minicastle.org

Um pensamento sobre “O que nós perdemos 17 – Streets of Rage 4 (SEGA Saturn)

  1. Pingback: O que nós perdemos 18 – Streets of Rage 3D (SEGA Saturn) | Minicastle - Um lugar para gamers

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s