E3 2015 – A “retrocompatibilidade” do One OU “Por que todos os meus jogos de 360 não funcionam?”

Phil Spencer quase derrubou a E3 quando anunciou a retrocompatibilidade do One para seu antecessor, o 360. Excelente notícia, principalmente depois da avalanche de vezes que os engenheiros da Microsoft falaram que adaptar os games de 360, que rodavam em arquitetura Power PC, para rodar no One seria impossível, visto que o último utiliza arquitetura X86. E eu adoro Spencer e seu amor pelo One… mas ele devia ter lido as letras miúdas do contrato… porque essa retrocompatibilidade tem mais a ver com o catálogo de XBOX Originals, do Xbox 360, do que a habilidade que o Wii U tem de rodar jogos de seu antecessor.

Como funciona? Se você tinha um jogo comprado de XBOX 360 e ele estiver na lista da Microsoft você vai poder jogá-lo no seu One. Isso não significa, no entanto, que você vai enfiar Mass Effect, o jogo utilizado para demonstrar a retrocompatibilidade, e sair jogando. E não, ao contrário do que a MS falou na E3, os jogos não vão passar a ser “nativamente” utilizáveis no seu XBOX One.

O que realmente acontece é: A Microsoft vai passar a oferecer um catálogo de jogos de 360 na Live. Perceba, versões de jogos de 360 que rodam no XBOX One. Se você já tiver o disco ou já tiver comprado algum desses games digitalmente, eles ficam disponíveis para você. O que significa que, se você colocar Perfect Dark Zero no drive do seu XBOX One em algum momento do final desse ano (quando o serviço vai entrar em funcionamento) o One vai ler o disco, entender do que se trata, comunicar-se com um servidor da Microsoft, baixar uma versão para ele daquele game, e instalar no seu HD, utilizando seu disco apenas como mecanismo de autenticação. Se você tiver o jogo em formato digital a autenticação por disco, obviamente, é pulada. Ou seja, vai funcionar como se fosse uma lista restrita de retrocompatibilidade, mas não é retrocompatibilidade.

Ainda assim é uma boa notícia, principalmente porque a MS anunciou que deve colocar mais de 100 jogos disponíveis no serviço até o final do ano. Ou seja… existem grandes possibilidades de clássicos pintarem, disponíveis, para uma galera que talvez nunca tenha tido um 360.

Anúncios

Sobre Marcel Bonatelli

Historiador de games e jogador inveterado eu respondo todas as suas dúvidas sobre games e o mercado de games no site minicastle.org ou no email marcelbonatelli@minicastle.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s