O desastroso resultado financeiro da Sony – separando fato da ficção

Eu tento não fazer muitos comentários relativos à Sony… mas esse realmente não teve jeito. Quando o tamanho do estrondo ultrapassa a barreira dos sites e revistas específicos e chega aos grandes jornais e revistas de economia, rumores começam a voar para todo lado. Chegou a hora de colocá-los para dormir.

Vocês se lembram dessa matéria onde eu expliquei o resultado financeiro da Nintendo no ano passado? Não? Clique no link. A gente espera…

Ok. Agora que você já leu vamos continuar. A Sony liberou, no dia 30 de junho, o seu resultado financeiro do primeiro trimestre de 2012 (só um detalhe, o ano fiscal da Sony começa em 1 de Abril – muito apropriado para uma empresa que costumeiramente “altera” dados em seus jogos e sistemas). Aqui está o relatório (em inglês).  A Sony perdeu, como uma empresa total (ou seja, somando Sony Music, Sony Records, Sony Entertainment, Sony Imagensoft, etc…) fantásticos 312 milhões de dólares – que se juntam a uma queda épica no preço das ações da companhia (devido a um resultado financeiro desastroso) e uma perda financeira horrível, ambos no ano passado. É uma melhoria em relação à perda de quase 2,03 bilhões de dólares do terceiro trimestre de 2011 (o resultado financeiro desastroso que eu falei ali em cima), o que significa que a companhia está tendo melhoras, mesmo continuando no vermelho.

Agora, segundo a Sony, “O cenário operacional do primeiro trimestre tem se mostrado muito difícil para a Sony, com a economia rodando lentamente em várias áreas do mundo e a valorização do iene frente ao dólar”. Como toda a empresa passando por um mau bocado, a Sony está se reestruturando e mandando embora muitos funcionários, cancelando programas, fechando projetos, o que aumentou aquele número lá em cima em US$ 14.5 milhões (11,3 bilhões de ienes para ser mais exato).  E, ainda segundo a Sony, “Certas tendências do mercado global e taxas cambiais internacionais inesperadas forçaram a empresa a rever seus objetivos para o ano”.

OK Marcel! Tudo isso é muito complexo, mas o que tem a ver com Videogame?

A Sony é uma corporação gigante, e a marca Playstation é a terceira maior do segmento dela (se você considerar os números).  E os números por lá estão muito vermelhos! “Devido a realidade de venda do hardware portátil estar muito aquém da expectativa, as vendas continuam caindo.  O cenário esperado agora é de nenhum crescimento real e, talvez, alguma perda de mercado até o final do ano” coloca Sony no relatório. E os números parecem reforçar essas ideias: O lucro da família Playstation caiu 14,5% do ano passado para cá (com uma média de perda de 10% ao ano nos últimos cinco anos). Segundo a Sony, isso se deve às constantes quedas nas vendas de software e hardware do PSP (Playstation portátil) sem que o Playstation Vita conseguisse ocupar esse mercado (que aparentemente está sendo devorado por 3DS + IOS + Android).

A expectativa de vendas de PS2 + PS3 foram mantidas para o ano de 2012 (por volta de 16 milhões de unidades), mas a expectativa de venda PSP + Vita foi baixada para de 16 milhões para 12 milhões. A venda de software esperada é a mesma do ano passado, por volta de 196 milhões de unidades.

Ou seja. Não é o fim da Sony. Ela é uma menina grandinha que sabe se cuidar. Mas talvez seja um sinal de que o mercado de videogames, principalmente depois da entrada dos Smartphones no mercado de casual portátil, não sustente o tanto de competidores que tem atualmente. Resta saber se com a chegada do Oyua a situação não vai ficar ainda mais complicada para a Sony.

Vejo vocês por aí!

Avatar de Desconhecido

Sobre Marcel Bonatelli

Historiador de games e jogador inveterado eu respondo todas as suas dúvidas sobre games e o mercado de games no site minicastle.org ou no email marcelbonatelli@minicastle.org

Um pensamento sobre “O desastroso resultado financeiro da Sony – separando fato da ficção

  1. Pingback: A Sony está realmente muito mal das pernas! « Minicastle – Um lugar para gamers

Deixe um comentário