Meu deus! Chamem a polícia! O Marcel foi roubado por alienígenas malvados porque ele A) não curte Skates! B) Não curte a maior parte da trilha sonora de Tony Hawk e C) Nunca jogou um Tony Hawk na vida antes!
Ha ha …. engraçadinhos.
Mas sim, foi diferente até para mim. Cheguei em casa, liguei o console e BAM… lá está Tony Hawk HD, um remake de Tony Hawk 1 e 2, olhando para mim… por meros US$ 15,00. Eu nunca tinha jogado nenhum dos anteriores então resolvi “Bom… quem melhor para fazer uma crítica sincera do que alguém que não jogou os originais”.
Só posso dizer uma coisa para mim mesmo… eu era um panaca.
Tony Hawk HD é muito legal. O controle é simples, fácil e quando você se acostuma com ele tudo funciona perfeitamente – fazer saltos, gridings, tubos e outras manobras são intuitivas e tão fáceis de fazer que você realmente se sente um skatista depois de alguns minutos. E tudo isso sem falar de como a jogabilidade é construída para não te deixar desgrudar do game, minuto após minuto, com mais e mais e mais coisas legais que você pode fazer, objetivos cada vez mais difíceis de alcançar e segredos por todos os lados. Ouvi na internet algumas reclamações sobre como todos os “segredos” do jogo agora estão disponíveis direto no mapa, mas para mim isso foi fantástico, e, para os fanáticos: Vocês já sabiam onde estava mesmo!
A música é muito legal. Minha mulher está cantarolando atrás de mim e embora eu seja um Zé Mané para música (eu conheço muito pouca música) até eu consegui reconhecer alguns clássicos dos anos 90. Eu não sei quanto da trilha é nova, mas algumas músicas mais recentes se uniram as músicas dos anos 90 dos jogos originais… mas todas as batidas são rápidas, bem feitas e te dão ainda mais vontade de jogar.
Os gráficos são muito bonitos. Dá para perceber que o jogo foi feito em uma época anterior, pelo design dos ambientes e tamanho, relativamente, pequeno das arenas – mas todo o cuidado foi usado na criação e animação dos personagens que você usa, assim como todos os ambientes receberam um senhor cuidado em texturas, iluminação, etc… A física do jogo ainda é a mesma do PS1, com momentum impossível e atletas com canhões pneumáticos no lugar das pernas, mas o jogo é divertido assim mesmo – e parece que os criadores estavam mais preocupados em dar uma versão mais bonita do jogo do que em imaginá-lo todo de novo para uma nova geração.
DLC estão a caminho do game, com a promessa de trazer todas as arenas de Tony Hawk 3 e 4 para o jogo. No mais o game entrega aquilo que prometeu. É um bom game arcade, nada realista como a série Skate, da EA, mas muito muito muito muito melhor do qualquer coisa com o nome de Tony Hawk que tenha saído nos últimos tempos. Bom divertimento.