Jogando: Resident Evil 4 HD

Eu conheci todo tipo de pessoa imaginável na minha vida: Pessoas que gostaram do filme “Mulher Gato”, pessoas que gostavam de picolé de chuchu, pessoas que gostavam de palhaços… conheci até mesmo pessoas que nunca jogaram Ocarina of Time. Uma coisa que eu não conheci foi uma pessoa que tivesse jogado Resident Evil 4, jogado mesmo, e tenha me dito algo pior do que: O jogo é excelente!

E é! Realmente é! A joia do GameCube, aguardado por fãs quase como a segunda vinda de Cristo, Resident Evil 4 destruiu cabeças e esmigalhou adversários com sua atmosfera fantástica, sua jogabilidade diferenciada e seus gráficos animais. Agora, 6 anos depois, no meio da era HD, a Capcom tentou emplacar um jogo de 2005 com uma plástica e todos nós estamos nos perguntando se vale pagar US$ 19,99 (R$ 36,81 pelo dólar de 21/09/2011) para ter Resident Evil 4 de novo…

A resposta é: Depende… … … …

Se você não teve um GameCube, não quis jogar aquela versãozinha de segunda do PS2 e não pegou o jogo no lançamento para PC ou Wii, ou seja, se você não jogou Resident Evil 4, PARE AGORA MESMO DE LER, LIGUE SEU 360 E BAIXE O JOGO. É ANIMAL, FANTÁSTICO E VAI DEIXÁ-LO NA PONTA DA CADEIRA!!!

Se por outro lado você jogou RE4 antes, talvez seja melhor pensar um pouco antes de gastar seu rico dinheirinho, por três razões principais:

  1. O gráfico em HD, não é bem HD. Na verdade as texturas ainda são as mesmas do GameCube, que tendem a ficar bem menos atraentes nas enormes telas de TV atuais, sem falar que o gráfico foi feito para rodar no máximo a 480p (no Wii) e recebeu um Up scalling para 1080p que ficou extremamente aparente. O jogo é bonito? Sim, mas muito mais pela qualidade da construção de cenários e pela ambientação, sem falar na brutal qualidade que o jogo já tinha em 2005, do que por qualquer “Hdzada” que o jogo possa ter recebido;
  2. O controle do personagem principal, Leon (o mesmo policial sem um pingo de sorte de Resident Evil 2) é, na melhor das hipóteses, nessa era acostumada a dois analógicos, TRAVADA. O mesmo direcional controla Leon e a mira, o que faz com que você tenha que plantar os pés no chão enquanto mira no inimigo. Some a isso a impossibilidade de se mover para as laterais e um nível de dificuldade que não perdoa os erros e muitos jogadores vão se sentir frustrados.
  3. Está não é a versão definitiva do jogo, tendo os mesmos elementos de jogabilidade da versão do Wii, sem tirar nem por. E como hoje você vai achar a versão do Wii pelo mesmo preço ou mais barato, com um sistema de controle bem melhor, eu recomendaria essa versão… a não ser que você queira achieviments, pois tem 1000 G bem “facinhos” aqui!

No mais, o controle ainda é bisonho e leva um tempo para se acostumar, os gráficos são bem legais e seguram a onda, a música e os efeitos sonoros são animais e o jogo em si é brilhante. Era um jogo que merecia um tratamento como o que foi dado para Metal Gear Solid 2 e 3 em vez de um Up-Scalling feito as pressas para ganhar dinheiro do pessoal. Se você está em busca de um bom jogo por um preço bem camarada e não teve a chance de jogar RE4 lá atrás, com certeza vale o investimento, quanto aos gamers que, como eu, já destruíram o jogo em todos os níveis de dificuldades possíveis e imagináveis, resgatar a filha do presidente de uma vila de monstros espanhóis continua tão legal quanto quando você colocou aquele Mini-disk dentro do seu GameCube em janeiro de 2005.

Anúncios

Sobre Marcel Bonatelli

Historiador de games e jogador inveterado eu respondo todas as suas dúvidas sobre games e o mercado de games no site minicastle.org ou no email marcelbonatelli@minicastle.org

3 pensamentos sobre “Jogando: Resident Evil 4 HD

  1. 5 minutos de jogo + 5 de respeito ao console = eu jogando Resident Evil 4….
    Não tenho como ser comparado… depois do Dreamcast, fui direto pro 360, to mal acostumado com Gears, L4D e Halo…
    Mas quem sabe eu pegue…

    quem sabe não =/
    Abração Marcel!

  2. Man, que trauma! Eu nem terminei esse jogo, toda vez que tinha uma curva no cenário, eu CAGAVA DE MEDO! Masss… eu mereço um desconto, já que eu tinha 8 anos a primeira vez que joguei… u.u
    Eu também senti um pouco -embora meu irmão diga que seja igualzinho- da experiência jogando Resident Evil 5, embora tenha sido todo tempo com o meu primo UM POUCO MENOS CAGÃO que eu. =D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s