Parece que a Tecmo e a Konami andaram dormindo em serviço. Pegaram duas franquias pesadas, que persistem desde o Nes e transformaram em duas besteiras insonsas. Rygar, para quem não conhece, é o jogo (em sua versão remake no PS2, lançado em 2002) do qual God of War foi copiado – você controla um herói grego com uma aparência meio emo, que usa uma corrente presa a um escudo (diskamor) com movimentos parecidos com os do Kra… digo do capitão america. Nas versões do Nes o jogo lembrava um Kid Icarus e no Remake era um bom adventure, com combate e puzzles. Agora no Wii é uma maçaroca de salas cheias de inimigos – seguro o botão A no Wii mote e faça um movimento horizontal e você lança um ataque horizontal – abrangente mas fraco – o mesmo botão segurado e um movimento na vertical e o herói lança um ataque curto mas muito poderoso. Faça isso por horas e ganhe um braço malhado e cheio de lesões por esforço repetitivo. Os puzzles caíram fora e o jogo ganhou gigantescos chefes de fases decerebrados para impressionar. Ainda estamos esperando.
Castlevania é tão famoso que eu nem vou me dar ao trabalho de explicar o que é – basta dizer que é uma das poucas coisas que envolve couro, mestre supremos e escuridão e não é sadomasoquismo. Só que ao inves de aproveitarem os controles revolucionários do Wii para fazer o mais legal dos Castlevania, eles fizeram uma versão xexelenta de power stone (um jogo muito muito muito bom de dreamcast – mais conhecido por seu plágio em Marvel nemesis) com um toque de Soulcalibur, limão e gelo. Bata tudo no liquidificador e terá algo que você não irá querer jogar… parece lento, os lutadores tem poucos golpes e as lutas são sonolentas. Konami, estamos desapontados.
Mas pelo menos tivemos uma surpresa fantástica. Sin and Punishment está ganhando uma continuação, e ao contrário do que as más línguas estavam falando é um JOGÃO – que virá em disco e tudo. Nada de Wii Ware ou de Virtual Console desta vez. Apenas pura e direta ação non-stop com controles fantásticos de mira graças ao pointer do Wiimote. Preparem-se para a ação.



