Wii are out of space!!! – o problema da falta do HD do Wii

Nessa semana, os criadores da, agora, famosa franquia “Rock Band” disseram que a ausência de conteúdo para download no Wii deve-se única e exclusivamente a falta de um HD ou outro sistema de memória de alta performance e tamanho considerável. Se você é como nós do Mini, principalmente como eu, que moro com uma outra usuária pesada do Virtual Console já deve ter recebido a terrível mensagem “This software requires XXXX blocks in your Wii System Memory. You do not have enough open blocks to download this software. Go to the Wii Menu and move files to an SD Card, or delete files.”

Os míseros 512 Mb de memória flash tem sido uma fonte de frustação constante para os gamers desde de que a Nintendo revelou esse dado, de frente a uma considerável quantidade de conteúdo aberto e de possibilidade fantásticas nos jogos, a Big N mais uma vez nada contra a maré e entrega míseros 512 Mb. É claro que uso mais o Virtual Console, principalmente para fazer reviews, do que a média, além de ser um fã assumido de duas plataformas (Mega Drive Genesis e NES) que tinha e pararam de funcionar. Ainda assim, se você downlodar pouco mais do que uma dúzia de jogos receberá a mesma mensagem que mostrei acima. Faça as contas comigo:

Wii Channels e jogos são divididos em blocos, então vamos supor que você comece com um consoloe limpo – ou seja, Mii, Photo, Shop, Forecast e News. Você descobrirá que tem por volta de 1838 blocos para brincar. Um jogo típico de Nes tem entre 20 a 30 blocos, um de SNes tem entre 40 a 70, Genesis entre 30 a 50, Neo Geo entre 70 e 100 e N64 podem comer até 358 (Ocarina of Time). Isso só jogos, mas você tem mãe e namorada, que usaram o Internet Channel (233 blocos) e o Everybody Votes Channel (54 blocos).

Enquanto escrevo existem mais de 200 jogos disponíveis no Virtual Console, uma seleção mais do que apetitosa, principalmente para jogadores hardcore. Com tamanha variedade é bem possível que você goste de mais do que um ou dois jogos. Não é um problema se você for como o Mahou, nosso companheiro do Mini, que é estritamente um jogador de NEs, Hardcore old school, mas muito muito pior se você for um fã de N64. Considere que nas condições postadas acima – o seu Wii limpinho – você não conseguiria downlodar 10, isso mesmo, míseros 10, jogos completos de N64 sem receber a fátidica mensagem. Você precisaria de 2173 blocos em média.

Eu sei, na verdade está queimado no fundo dos meus olhos de tanto que já li, a resposta da Nintendo. Os usuários típicos não farão um uso tão extensivo da opção, sem dizer que você pode apagar um jogo a qualquer momento e redownlodá-lo sem custo nenhum. Ou movê-lo para um cartão SD, onde ele poderá ser redownlodá-do a qualquer momento. Mas você realmente quer fazer isso? Eu digo do ponto de vista da praticidade. A última atualização de sistema permitiu que jogos transferidos para o SD pudessem ser usados normalmente sem exigirem o retorno a memória interna, mas jogos nessas condições não suportam a parada em jogo (quando você retornar ao jogo ele estará resetado), não aceitam saves e nem records. Funciona para muitos jogos de aventura ou games das antigas que possuem passwords, mas não para a grande maioria dos jogos. Para um videogame que preza pelos fãs não hardcore e pela simplicidade dos usuários, esse parece um aproach meio equivocado.

E resolver esses problemas não é nem necessariamente custoso ou díficil. Os jogos downlodados em um determinado HD no XBOX 360 pode ser usado em outro 360 se você acessar a live com o ID Tag do comprador original. Permitir o uso C O M P L E T O dos jogos e transferência de saves funcionais para o SD seria uma saída, assim como permitir, através de drivers de software, o uso dos HD SD, cartões SD de até 32 Gb, hoje utilizados em certas filmadoras. Mesmo o uso de um cartão de SD comum, de 8 gb geraria mais de 15 vezes a pequena memória interna do sistema e são muito muito baratos. Como alternativa a big N podia permitir o uso de um HD externo, através das portas USB do sistema, já que se consegue um HD Fail safe de boa qualidade por US$ 50,00 na internet. São tão simples de permitir e a pirataria tão fácil de combater que estou francamente chocado que a Nintendo não tenha se manifestado sobre o assunto ainda.

Talvez a Nintendo esteja trabalhando em um projeto de HD externo para o Wii, ou quem sabe um novo modelo, com HD interno e saída HDMI. Mas acho mais fácil chover vacas coloridas do que qualquer uma das possibilidades acima. E se ela estiver pensando em algo é melhor colocar rápido no mercado. O Wii não foi lançado a poucos meses, está quase com 2 anos e temos pressa.

Tenho uma lista sadia de amigos e colegas que possuem o mais criativo dos sistemas e não estou sozinho em minhas reclamações. Tenho certeza que muitos fãs tem passado pelo mesmo problema. E agora é a hora de sermos ouvidos.

Ou ninguém mais vai ter espaço para downlodar Killer Instict, Chronno Trigger e Final Fantasy VI quando eles, finalmente, saírem.

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Sobre Marcel Bonatelli

Historiador de games e jogador inveterado eu respondo todas as suas dúvidas sobre games e o mercado de games no site minicastle.org ou no email marcelbonatelli@minicastle.org

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