Para explorar a tendência dos jogos casuais, a Electronic Arts formou uma nova divisão, a EA Casual Games, encabeçada por Kathy Vrabeck, uma das fundadoras e ex-presidente da Activision, ela disse “Em todo o mundo, os consumidores estão jogando games que não exigem horas de concentração. A denominação comum é diversão casual”. Antes um nicho dos PCs, os jogos casuais hoje estão sendo muito explorados também pelos consoles – nas redes online de Xbox 360 e PlayStation 3, por exemplo, e até mesmo em algumas coletâneas de minigames para o Wii, sem falar da série Wario Ware.
Ainda falando da EA a revista Wired, John Schappert, CEO da Electronic Arts, disse que a empresa será bastante seletiva em relação às franquias estabelecidas que levará ao Wii. “Você não verá todas as franquias indo ao Wii. Ao trazermos nosso portifólio completo de títulos, alguns não seriam bem transpostos, então usaremos o dinheiro para criar software original”, disse o executivo.
Em nota relacionada, o executivo comentou o apreço da empresa pelos Miis, e, quando indagado se a EA os utilizaria em games, respondeu que a questão poderia ser discutida com a Nintendo.