Se tudo que você quer saber é se é de verdade, a melhor resposta que podemos te dar é…
MUITO PROVAVELMENTE SIM!!!
… mesmo sabendo que provavelmente não é isso que você quer ouvir!
O console foi encontrado pelo filho de Olaf Olafsson (que eu adoraria chamar de Olaf Olafssonsson… mas ele infelizmente não chama isso -_-), o que em si já é um ponto excelente. Para quem nunca ouviu falar do sujeito ele era um alto executivo da Ericsson, antes dela ser comprada pela Sony, e foi o primeiro presidente da Sony Computer Entertainment, a divisão de videogames da Sony. Ou seja… ele é a pessoa perfeita para ter um protótipo do Play Station de 1992.
Segundo… eis as fotos do console encontrado:
E aqui está o aparelho mostrado na CES 1992…
E agora os dois lado a lado para podermos ver em toda a glória!
Mas está amarelado?
Sim! E isso é ótimo! Isso mostra que o plástico foi produzido com um retardante de chamas sabidamente utilizado em plásticos de cor clara no final da década de 80 e começo da década de 90. Exatamente o time frame que queremos encaixar o protótipo: a CES de 1992.
O fato é: até termos um raio X do interior do aparelho, ou ele ser ligado a uma tomada e mostrar em tela alguma coisa da época (como um demo de Mana Densetsu, que chegou no Ocidente como Secret of Mana, e, originalmente, era um dos games da Square para o Super CD) não teremos 100% de certeza sobre as origens dele. Mas dadas as ligações familiares do dono atual, o estado do aparelho e as dezenas de pequenos sinais (controles de Super Famicom modificados fabricados no lote de 1991, os símbolos nos exatos locais e formatos que deveriam, etc…) eu, na minha mente de historiador de games, tenho quase certeza que estamos diante de algo que não só deveria estar em um museu… mas que deveria estar lá para lembrar a todos de uma parte imensamente importante da história dos games.
Bom divertimento!






