Nintendo produzindo games para celular? O apocalipse chegou?

Ok! Nós definitivamente não esperávamos por isso!

Alguns meses atrás o Nikkon, o maior jornal de economia e mercado japonês, revelou que a Nintendo estava fazendo um acordo com a DeNA, uma empresa japonesa relativamente nova (ela começou em 1999) e que criou uma espécie de “Steam” para jogos de celulares e Tablets android, para levar conteúdo de entretenimento para celulares.

Como na metade do ano passado o presidente da Nintendo, que continua lá firme e forte, Satoru Iwata havia quase que falado que preferia comer bosta do que fazer jogos para celulares (na verdade o principal designer da Nintendo, o papai Mario, Shigeru Miyamoto lançou uma frase que causou um certo frison na época, sobre o assunto: “Na Nintendo nós fazemos jogos de verdade.” ) todo mundo que analisa o mercado (eu entre eles) tinha uma certa certeza que o contrato se referia a Companion Apps (Aqueles apps que te ajudam a cuidar do seu personagem in-game, como o do Halo: Reach ou do Destiny), Companion Games (aqueles micro joguinhos de celular que te permitem conquistar coisas in-game, como o de Assassins Creed: Black Flag ou de Assassins Creed: Unity), Filmes, trailers e fundos de telas/ícones.

Aparentemente nós estávamos enganados. Nós estávamos muito, mas muito mesmo, enganados.

Segundo o anúncio da Big N de hoje a situação é completamente diferente. Nintendo adquiriu (sim… comprou) 10% da DeNA para levar o Know How da empresa em múltiplas plataformas para ela. E o que a DeNA vai fazer, essencialmente, é:

1) Criar um ecosistema virtual para a Nintendo que envolve o 3DS/New 3DS, o Wii U, Tablets, PCs, Celulares e o NX (o novo vídeo game da Nintendo… sim… isso também foi falado só hoje ^_^);

2) Auxiliar a Nintendo no processo de lançamento, hype e buzz, de jogos NOVOS para celulares baseados em suas IPs de sucesso e em novas IPs que serão criadas especificamente para esse fim;

Ou seja: Nós veremos jogos Nintendo no PC, nos tablets e nos celulares. Com direito a um novo ecosistema que substituirá o Club Nintendo unindo plataformas externas com plataformas Nintendo, numa coisa que será um terço Steam, um terço clube de vantagens e um terço XBOX Live.

tumblr_nardn1rdYE1s23w8to1_500

Animal! Animal! Animal! Animal! Animal!

Mal me contendo aqui de tão legal que isso é!

Para acalmar os gritos dos gamers que já correram para as tochas e os terçados, esbravejando que isso é o fim da Nintendo e que é o fim dos gamers em consoles o senhor Satoru Iwata não só garantiu que o 3DS e o Wii U não vão a lugar nenhum nos próximos anos, mas que a Nintendo já está preparando seu novo hardware dedicado para jogos, o NX.

Por favor Nintendo, mantenha esse nome. Já temos até o logo!

get

Só para quem não pegou: Este logo é fake e é baseado na propaganda da época do Nintendo 64 – “Get N or Get Out”

Então, para que não existam dúvidas eis as cinco coisas que NÃO irão ocorrer após esse contrato:

1) Jogos de velhos consoles Nintendo portados para os celulares

A Big N fará novos jogos para celulares, levando em consideração o uso de tela touch screen e todas as particularidades que as plataformas tem. Não existirão ports simples de jogos de Super Nintendo ou Nintendo 64 simplesmente com um direcional e botões enfiados na sua tela, como num emulador. Isso não impede, no entanto, reimaginações modernizadas de jogos antigos da Nintendo.

2) Jogos multiplataformas entre o 3DS e os celulares

Não! Segundo a Nintendo o foco dos jogos para as plataformas domésticas e portáteis será completamente diferente do foco dos jogos para plataformas PC/Android.

3) Jogos de celulares no 3DS

Menos ainda. Como colocado esses jogos serão diferenciados entre plataformas.

4) Jogos da Nintendo no Steam

Não. Pelo menos por enquanto a Big N agirá nos mercados externos ao seus consoles apenas dentro do eco-sistema criado pela DeNA. Ainda não se sabe se esse sistema será pago ou não.

5) Esse é o fim dos consoles Nintendo.

Tanto não é que a Nintendo confirmou o desenvolvimento de seu novo console de mesa – o NX.

Então, muito em breve, provavelmente na época da E3 por meio de um Nintendo Direct, nós teremos mais informações de como irá funcionar o novo eco-sistema DeNA + Nintendo e como nós poderemos, enfim e legalmente, ter acesso a novos e excitantes jogos em nossas plataformas Mobile.

Confesso que a ideia de um remake de Pokemon Yellow para celulares me faz salivar.

Anúncios

Sobre Marcel Bonatelli

Historiador de games e jogador inveterado eu respondo todas as suas dúvidas sobre games e o mercado de games no site minicastle.org ou no email marcelbonatelli@minicastle.org

Um pensamento sobre “Nintendo produzindo games para celular? O apocalipse chegou?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s