Homebrew (e destravamento) a caminho do One?

Depois de terem milhares de usuários sem conseguirem nem mesmo utilizar seus presentes de Natal (O XBOX One precisa de uma conexão com a Internet para baixar o software básico e os updates antes de iniciar – e a XBOX Live caiu vitimada por um ataque hacker), a situação não parece que vai melhorar para a Microsoft. O grupo de hackers H4LT, por meio de seu Twitter, vazou para o público uma suposta versão do SDK – Kit de Desenvolvimento de Software do One, que permite criar jogos e aplicativos – além de sua documentação.

“Tá… e eu com isso?” Você se pergunta. Bom… hoje, para criar um aplicativo para o XBOX One você precisa de registro na Microsoft e acesso aos servidores da live. Mas com algum pensamento criativo, e o SDK, bingo: Você pode criar de softwares não autorizados a inicializadores que pulem a fase de autenticação de software com a Microsoft.

XBOX One desbloqueados!

Até o momento a distribuição foi feita, segundo o grupo para permitir “criatividade e pesquisa” dentro da comunidade, permitindo a usuários do console criarem modificações à plataforma e criação jogos “homebrew”: “Nós vazamos para a comunidade porque se algo é distribuído então progresso é alcançado mais rápido do que [se fizéssemos] sozinhos”, declarou um representante do grupo ao site The Tech Game.

É claro que atualizações no software e na live por parte da Microsoft vão ser uma constante dificuldade para esse grupo intéprido… mas, se tem algo que eu já aprendi em mais de 40 consoles e mais de 30 anos acompanhando a indústria é: No final… a produtora sempre perde.

Até a publicação desta post, a Microsoft não tinha se pronunciado sobre o vazamento.

xbox-one-piracy-600x300-1-665x385

Anúncios

Sobre Marcel Bonatelli

Historiador de games e jogador inveterado eu respondo todas as suas dúvidas sobre games e o mercado de games no site minicastle.org ou no email marcelbonatelli@minicastle.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s