Jogando: Call of Duty: Advanced Warfare

E com a precisão de um relógio suíço aí vem nosso Call of Duty do ano. Com o novo triângulo de empresas produzindo um game a cada 3 anos, Activision se solidifica com a certeza de que todo ano vai entregar um dos games mais cobiçados para uma quantidade imensa de jogadores.

E vai me dar mais um motivo para reclamar.

b7711bfb7c6d8119fdc80c0582154953b56b11a381d75d2d9b5766cf1627dcf7

Mas no final do ano passado, muito para o meu encanto, não foi isso que aconteceu. CoD: Ghosts, embora não excelente, se mostrou pelo menos extremamente charmoso – com direito a muitas cenas de ação bem construídas e a todas as mudanças gráficas que acompanham uma nova plataforma.

Caso você não tenha jogado o game e queira conhecer… eis o nosso review dele.

E aí mora um dos dois principais problemas de Call of Duty: Advance Warfare (que vou passar a chamar de AW): Ele é Ghost com tecnologias que não temos hoje. Só isso! As mesmas cenas de ação montadas para serem emocionantes, as mesas cenas dirigindo drones, as mesmas cenas em missões que forçam o Stealth. Tire as parcas vezes que você é obrigado a utilizar alguma tecnologia moderna no game e você chega em uma versão menos charmosa e pior acabada de Cod: Ghosts.

E veja bem, o jogo não é faz feio no departamento gráfico. Nos novos consoles e no PC as animações são incrivelmente bacanas e detalhadas, as grandes cenas de ação mostram uma quantidade gigante de partículas e de objetos em cena, sem falar da qualidade animal das texturas e da iluminação. O som também não fica atrás, com vozes pesadas em papéis bem escolhidos e sons muito bem feitos e bem capturados – a música ainda rouba muito do padrão Cod. O controle é exatamente igual ao dos últimos 6 CoDs – funcional e bem construído.

Se AW não tivesse mentido tanto em sua apresentação ao público, criando um vídeo com pessoas reais que usam os equipamentos do jogo como se eles fossem possíveis de ser acessados a qualquer momento, de qualquer lugar. Se eles tivessem deixado claro que todo o equipamento especial, que formaria o cerne, o diferencial, de AW, só seria utilizado em cenas pré montadas ou em parcos e controlados espaços. Se eles tivessem deixado claro que o jogo não utiliza ambientes abertos e realistas, com milhares de pessoas e veículos se movendo em seus próprios afazeres e que você Não pode escolher qual caminho usar. Ou seja… se eles não tivessem sido a Activision… o jogo seria passável.

Seria Ghosts.

Mas não. A Activision dá um tiro no pé e torpedeia a si mesmo criando uma expectativa que jamais poderia ser atingida por absolutamente nenhum jogo da franquia Cod. E AW não é nem o mais legal, nem o mais funcional e nem o mais incrível deles.

O trailer mais mentiroso do ano!

É divertido? Claro que é! O multiplayer funciona bem? Funciona, seguindo o velho sistema de ganhar equipamento com base em número de mortes e com armas favoritas e esquecidas, e melhoras em equipamentos sendo ganhos com experiência. É verdade que posso fazer um soldado mulher no multiplayer? Sim… é… mas o fato que isso virou um diferencial, considerando o número de jogadores de videogame que temos, mostra quão triste e misógina é essa indústria.

Se você engoliu todos os outros Cods… AW não vai te afastar. É o mesmo sistema bom e (muito muito muito) velho, que a Activision recicla ano após ano. Se isso for o suficiente para você, ok, vá em frente. Caso contrário, passe longe de Advanced Warfare.

Anúncios

Sobre Marcel Bonatelli

Historiador de games e jogador inveterado eu respondo todas as suas dúvidas sobre games e o mercado de games no site minicastle.org ou no email marcelbonatelli@minicastle.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s