Decisões… decisões: O que a Nintendo mostrou para os acionistas

Ok. Vamos tirar o elefante branco da sala!

Como nós falamos quando a Nintendo mostrou sua expectativa de perda, alguns dias atrás, a situação não era a melhor do mundo. Não era terrível (estamos falando de uma empresa que mais de 10 bilhões de dólares líquidos aplicados em bancos, fora assets e tudo mais. A Nintendo poderia ter um prejuízo real desse tamanho por mais de 20 anos sem ter que fechar as portas.) mas não era bom.

E no dia 30 de Janeiro houve a reunião do senhor Satoru Iwata, presidente da companhia, com os acionistas. O mesmo Satoru Iwata que, junto com seu principal designer, Shigeru Miyamoto, e os principais executivos da Nintendo, aceitaram uma redução de 50% dos próprios salários até a situação de perda se regularizar. Esse cara, que realmente acredita na sua companhia, veio conversar com seus acionistas e com o mundo para acalmar todos os ânimos.

Foi como apagar uma fogueira com gasolina.

Então vamos lá. Primeiro ponto. A Nintendo NÃO IRÁ produzir nada Mobile ou disponibilizar nenhum de seus jogos antigos, em nenhum formato, em plataformas Mobile. Isso quer dizer que, por sabe-se lá quanto tempo, você não poderá, oficialmente, jogar nenhum jogo Nintendo em iOS ou Android. Segundo o senhor Iwata os aparelhos não refletem a melhor condição de uso para os produtos desenvolvidos pela Nintendo e competem de forma direta com sua linha de portáteis.

no-apple-nintendo

Segundo ponto. Nada de Nintendo Fusion ou de novos videogames pelos próximos 3 anos, pelo menos. E Nada de deixar de lado o GamePad no Wii U. Segundo o senhor Iwata o GamePad enfrenta a mesma resistência enfrentada pelo Wii mote e pelo controle com um analógico do Nintendo 64… e vai vencê-la. “Sempre fizemos isso na Nintendo. Sempre impusemos a mudança. E sempre conseguimos transformar o diferente no padrão.”. Então o Wii U continua firme e forte e diversas empresas, principalmente japonesas, serão adquiridas ou farão joint-ventures para aumentar o número de jogos produzidos para ele. E irá aumentar consideravelmente o investimento em Marketing e publicidade para aumentar o awareness (como eu traduzo isso… é um termo técnico de publicidade. Acho que posso traduzir como “Visibilidade” mas não é bem isso. É o seu público conhecer seu produto e procurar por ele) do aparelho. E já entrou em negociações com diversas Third Parties americanas para retomar a produção de certas franquias multiplataformas dadas como  “obrigatórias” (durante a apresentação, nesta parte, o senhor Iwata mostrou um Slide contendo o logo de diversas companhias, entre elas a EA, a Activision e Valve).

Terceiro ponto. E já que estamos falando do controle e da experiência que ele proporciona o senhor Iwata colocou que ele entende que nem todo mundo quer utilizar o GamePad e que nem todos os produtores vem ele como a melhor saída para seus jogos. Então, nos próximos meses, haverá um corte de preço no Wii U pro controller, uma nova versão do controle será lançada, contendo Rumble e, por fim, novas versões do aparelho virão com o controle incluído JUNTO com o GamePad. É claro que ainda não temos data para tudo isso… mas parece uma solução e tanto.

599645_494961820560298_560133075_n

Quarto ponto. Mais jogos virão para o Virtual Console por semana, segundo o senhor Miyamoto assim como jogos de DS e GameCube chegarão nos próximos meses (modificados para ter uma resolução melhor). O papai Zelda ainda se desculpou pela falta de grandes jogos no Wii U “Os jogos estão sendo produzidos e estão chegando. Mas sentimos, como a maior parte da empresas japonesas, uma grande dificuldade em produzir nessa nova era de altíssima resolução. Mas não estamos aqui para dar desculpas. Os jogos virão. E Mario Kart 8 é o primeiro deles.”. Além disso Miyamoto afirmou que os próximos jogo farão cada vez mais uso do GamePad – diferenciado as versões do console.

Quinto ponto. Acessibilidade e internet. E aqui houve uma demonstração incomum de humildade por parte de Iwata “Não estávamos preparados para o desafio no Wii e estávamos igualmente despreparados no Wii U. E por isso pedimos desculpas.”. Após o pedido de desculpas o executivo afirmou que empresas externas foram contratadas para prover a Nintendo uma melhor qualidade de conexão e para “modernizar” o Nintendo e-shop e o multiplayer online da Nintendo. Além disso o Miiverse e o e-shop poderá ser acessado do seu celular até o final do trimestre, o que permitirá comprar jogos e iniciar o download deles sem ter que estar na frente do seu Wii U e jogá-los assim que chegar em casa. Comentários também poderão ser feitos através do seu celular via o novo serviço, que será disponibilizado por um app no Android (iOS será, eventualmente, servido também… mas não inicialmente).

miiverse_smartphone

Por último mas não menos importante a Nintendo está procurando outros caminhos para se diferenciar. Um deles é um projeto enorme de bem estar físico e psicológico que vai usar o Wii U e uma série de acessórios para checar dados do seu dia a dia e procurar pontos passíveis de melhoria (Iwata disse que mais informações sobre isso estarão disponíveis em breve) e outro, e esse é MUITO interessante, é que a empresa está em estágios finais de conversa com diversos parceiros, sobre comercializar seus personagens em itens e outras mídias, como SÉRIES DE TV E FILMES, além de produtos físicos. Então uma série de Tv de Zelda ou Metroid, ou uma animação Disney de Star Fox não estão assim tão distantes.

Ou isso!!! Que já seria awesome!

Então essa é a nova plataforma da Nintendo… impressive. Melhorar o aparelho, torná-lo mais rápido e fazer mais jogos para ele. Parece uma estratégia vencedora… mas como dizia Zun Tsu “Nenhuma estratégia sobrevive o contato com o inimigo.”. Resta saber se o mercado vai achar as ideias da Nintendo tão bacanas quanto a Nintendo acha.

O Mini acerta mais uma! Nintendo pretende adquirir diversas companhias japonesas!

Putz… eu venho falando isso a uns 2 anos para alguns amigos meus.

E nós do Mini colocamos isso na nossa lista de ações que a Nintendo deveria tomar. Clique aqui e de uma olhada nos nossos números 2 e 3!

Durante a apresentação das novas estratégias da Nintendo aos acionistas o presidente Satoru Iwata informou que a Nintendo pretende “Adquirir ou criar fusões com diversos parceiros comerciais de longa data”.  Ainda segundo Iwata isso vai permitir aumentar o catálogo de produtos Nintendo, melhorar ainda mais o portfólio de propriedades intelectuais disponíveis e criar um produto ainda mais necessário para o mercado.

E considerando que a Namco cancelou certos lançamento esperando por um posicionamento da Nintendo e a SEGA essencialmente já está no bolso (a alguns anos) e que AMBAS são parceiras de longa data da Nintendo (elas tem até a Triforce, um sistema de arcade para múltiplos jogos criados em parceria em cima do hardware do GameCube/Wii) – eu prevejo que, muito em breve, você terá que ter um console Nintendo para jogar Sonic e Soul Calibur/Tekken.

E não custa sonhar com exclusivos Capcom e Konami apenas em um console Nintendo, custa?

the-periodic-table-of-japanese-characters

Controvérsia: Microsoft paga pelo seu PS3!

A Microsoft lançou uma campanha com suas lojas físicas em que ela paga US$ 100,00 pelo seu PS3 (se ele estiver funcionando) desde de que você leve um XBOX One da loja. Ou seja: Você pega o seu PS3, vai com ele até uma loja da Microsoft, entrega ele lá, paga o valor de um PS4 (499 doletas – 100 doletas da “venda” do seu PS3 = 399 doletas, o preço do PS4) e sai de lá com um XBOX One.

ditch-your-ps3-xbox-one

Muita gente ficou revoltada com a posição da Microsoft, no Brasil e em outros países, afirmando ser uma ação desesperada ou ofensiva. Pessoalmente… não vi nada de ofensivo aqui, mas deixo a decisão a cargo de vocês. Cliquem aí embaixo e deixem-nos saber o que vocês pensam.

 

… mas Watch Dogs continua firme e forte no Wii U!

O que significa que uma galera enorme vai morder a língua.

Sim. Depois do cancelamento (acidental) das pré-vendas do game na Gamestop a Ubisoft recebeu uma imensa série de contatos por todos os veículos de comunicação possíveis. Segundo a empresa tudo não passa de um erro. “Somos parceiros da Nintendo a muito tempo e tem sido um relacionamento extremamente proveitoso para a Ubisoft. Algumas de nossas franquias encontraram vida apenas no GameCube, outras apenas no Wii e estamos confiantes em manter esse relacionamento por todo o tempo que o Wii U estiver no mercado.” disse um porta voz da empresa.

De qualquer forma as pré vendas já estão normalizadas e o jogo será lançado na data internacional no seu Wii U, PS4, PS3, XBOX One, XBOX 360 e PC entre Maio e Junho.

2405347-watch_dogs_crane_hack

Após anúncios de Iwata empresas confirmam cancelamentos…

O que significa que, se você tem um Wii U, pode ser que fique um pouco desconfortável com essas notícias:

Em primeiro lugar a SEGA confirmou que Creative Assembly, a produtora por trás de “Alien: Isolation” não está trabalhando em uma versão para Wii U. Segundo a produtora eles não conseguiram achar uma utilidade para o Wii U GamePad dentro do contexto de seus jogos e acreditam que a atmosfera do jogo, assim como a imensamente complexa inteligência artificial do seu nêmesis, sofreriam ao ser processados em um hardware menos poderoso.

Depois disso veio a Namco, que cancelou “Pac Man and Namco Museum” da lista de lançamentos do Wii U (embora continua a caminho do 3DS. Segundo a empresa eles vão “esperar o efeito das novas decisões da Nintendo” antes de se decidir por colocar mais software no Wii U.

Em uma nota final a Warner confirmou que não haverão DLCs para “Batman: Arkham Origins” no Wii U. Quando pressionada sobre a razão a empresa simplesmente respondeu que não havia demanda que compensasse a disponibilização do conteúdo.

E aí? Perdas enormes ou os donos do Wii U vão conseguir sobreviver?

wiiusad