Nintendo perdeu 240 milhões!!! Seu presidente vai renunciar!!! O que realmente aconteceu?

Então vamos por partes!

Primeiro! Calma!!! O presidente da Nintendo não está renunciando nem o que está acontecendo é notícia nova! Na verdade já está acontecendo a 3 anos! E não é difícil entender porque.

Mas antes de mais nada vamos contextualizar. E para conseguirmos fazer isso eu terei que explicar dois conceitos bem fáceis de macro-finanças: Net income e expected income. Expected income, ou receita esperada, é a receita que é repassada/fixada aos investidores como esperada naquele ano. É com base nela que as pessoas compram e vendem ações no mercado presente e mercado futuro, assim como investem (ou retiram seu dinheiro) de determinado mercado.  Como essa expectativa é gerada? Com base em estatísticas, pesquisas de opinião e relatórios de crescimento. Ela é documentada como se fosse a receita real da empresa e é com base em atingi-la e ultrapassá-la que todas as estratégias corporativas são feitas – ELA NÃO REFLETE OS CUSTOS DE MANUTENÇÃO DA EMPRESA OU SUA SAÚDE FINANCEIRA! Então, quando você ouve nos jornais que determinada empresa teve um lucro recorde de tantos milhões, e em cima dessa receita esperada aqui, não do que a empresa realmente vendeu. Net income, por outro lado, tem o lírico nome de receita real em português e significa exatamente isso. É o quanto uma empresa lucrou de forma líquida, depois de todos os seus custos operacionais fixos (eletricidade, impostos, salários, acionistas, etc…) e variáveis (bônus, acidentes de trabalho, perdas de produtos, lotes com defeitos,  etc…) terem sido descontados. Em outras palavras é quanto tutu a empresa fez depois de retirado tudo que ela gastou naquele ano. Para uma empresa estar solvente esse valor, o net income, tem que ser maior que os custos que ela tem. Se não for ela está gastando mais do que ganha e vai acabar indo a falência se não mudar sua estratégia. Ou seja, o net income reflete o valor real que a empresa fez de lucro no ano. Expected income é quanto ela “prometeu” aos investidores que faria.

O que houve então? A Nintendo tinha uma expectativa de lucro (Ou seja, um expected income) de 55 bilhões de yens (pouco meno de 528 milhões de dólares) para o final do ano fiscal dela (30 de Março) – esta expectativa estava atrelada a venda de 9 milhões de unidades Wii U e 38 milhões de jogos de Wii U, além de 18 milhões de unidades de 3DS. O que houve é que, embora tenha vendido duas vezes mais do que a expectativa de jogos de 3DS, a empresa vendeu 13,8 milhões de 3DS, 19 milhões de jogos de Wii U e, tristemente, apenas 2,8 milhões de unidade de Wii U no período.

Isso é grave! Muito grave! Apenas para comparações, o XBOX One vendeu pouco menos que isso em 4 semanas, e o PS4 está quase encostando no dobro disso em pouco menos de dois meses. Ou seja, os concorrentes fizeram em um mês o que a Nintendo não fez de Março de 2013 a Março de 2014.

Com base nesses dados uma reunião de emergência com a mesa de direção da empresa e seus principais acionistas foi feita em Tóquio na sexta (17). Nela o presidente Satoru Iwata informou a triste notícia, culpando a elevação do preço internacional do Yen, a péssima aceitação do Wii U, a parca infraestrutura online da empresa e a concorrência de tablets e smartphones pela não entrega do resultado, que ficará 25 bilhões de yens (cerca de 240 milhões de dólares) abaixo do esperado. Ou seja, a firma não deu prejuízo, como várias agências de notícias brasileiras adoraram estampar (ESTADÃO, FOLHA, UOL ….. Informação é coisa séria galera. Não dá para deduzir e fazer nas coxas. Aliás… parabéns ao Carta Capital pela excelente cobertura da situação) mas ficou muito muito longe do que era o esperado.

Tá Marcel… mas se a empresa não deu prejuízo, porque todo o barulho?

Porque se uma empresa não entrega o lucro esperado por 3 anos seguidos (Lembrem-se, de 2006 a 2011 a Nintendo foi a empresa de videogame com o maior crescimento de valor de ações do mercado – graças as excelentes vendas do Wii e do DS), seja por margens grandes ou pequenas, ela começa a perder confiança do mercado. E preço de ações. E sem ações valendo muito as empresas perdem visibilidade, e linhas de crédito, e apoio de bancos, e participação em auxílios governamentais, etc… Ou seja, a incapacidade de atingir os posicionamentos originalmente dados aos acionistas pode sim colocar a firma em uma situação muito muito complicada. E fazê-la fechar as portas.Agora é o momento em que você pergunta que diferença isso faz para o jogador médio. Nenhuma, né?! Ao contrário. Se os investidores acharem que o mercado de videogame não está dando dinheiro irão levar suas verdinhas para outros mercados o que leva a falência de empresas menores (o que já está acontecendo a muito), cancelamento de jogos em produção (o que também já está acontecendo) e menos dinheiro para experimentar coisas novas ou para produzir super títulos, como Mass Effect 3 ou Skyward Sword, que ficarão mais raros e mais espaçados.

Então… sim… isso é uma notícia grave. Muito grave. Tão grave que quase levou a renúncia do presidente atual da empresa (que ficou no cargo a pedido do board, a mesa de acionistas). E tão grave que pode mudar tudo que conhecemos da empresa até hoje “Por mais terrível que seja acredito que o chão se moveu sob nós. O modelo que seguimos até hoje, de vender um aparelho a 300 dólares e jogos a 50 dólares para ele, selecionando cuidadosamente nossos parceiros, parece ter morrido.” disse o senhor Iwata durante a apresentação “É hora de voltar atrás e olhar para dentro. Reavaliar nossa estrutura e reestudar nossa estratégia de mercado.” completou o executivo.

Em uma nota mais leve em uma notícia tão pesada os principais designers e diretores da empresa ofereceram um corte voluntário de salários e a empresa esclarece que não haverá demissões ou fechamento de estúdios de nenhuma forma. Mas as mudanças estão a caminho – no dia 30 desse mês a Nintendo reunirá seus acionistas para uma demonstração das novas estratégias para a empresa no triênio 2014/2015/2016. É esperar para ver!

Capa Nintendo eShop Downloads da Semana Nintendo Blast

Avatar de Desconhecido

Sobre Marcel Bonatelli

Historiador de games e jogador inveterado eu respondo todas as suas dúvidas sobre games e o mercado de games no site minicastle.org ou no email marcelbonatelli@minicastle.org

Um pensamento sobre “Nintendo perdeu 240 milhões!!! Seu presidente vai renunciar!!! O que realmente aconteceu?

  1. Pingback: Decisões… decisões: O que a Nintendo mostrou para os acionistas « Minicastle – Um lugar para gamers

Deixe um comentário