Por alguma razão eu acho que esse vai ser o Post mais importante que eu vou fazer em 2012. Ontem, Satoru Iwata, presidente da Nintendo do Japão confirmou, em seu Iwata Speaks, com os investidores, no fechamento do ano fiscal da Nintendo, que o Wii U terá, a partir do primeiro dia, jogos em lançamento simultâneo em lojas e na Nintendo E-shop, com distribuição digital. Ou seja, todos os jogos feitos pela Nintendo para o Wii U assim como de qualquer produtora que o desejar, estarão disponibilizados A UM CUSTO INFERIOR AO CUSTO DAS LOJAS para download direto no seu console.
Na prática isso quer dizer que a Nintendo e outras produtoras poderão retirar o lojista do meio do processo, fazendo com que os jogos cheguem mais barato as suas mãos. Também, infelizmente, significa que pode haver uma queda considerável no movimento das lojas de games e acessórios, visto que a versão física dos jogos será mais cara.
Para uma empresa japonesa esse é um dos movimentos mais ousados já feitos nos últimos tempos ainda mais considerando que nem mesmo um ano atrás Eiji Aonuma, o diretor responsável pelos últimos 3 Zeldas, disse em entrevista que “A Nintendo tem uma relação muito sólida com a comunidade de distribuição e a rede de vendas. Seria uma traição abandonar agora quem auxiliou nossa empresa durante quase 30 anos…” sobre a distribuição digital. Ops… alguém vai ter que se redimir!
De qualquer forma o gênio aparentemente saiu da garrafa. O 3DS, no entanto, continua com DLCs e jogos mais simples para download enquanto os jogos completos tem que ser comprados em lojas. Será que o japonês médio aceita essa mudança? Seria esse o fim das filas quilométricas nos lançamentos de jogos? Só o tempo dirá…
Por alguma razão, não sei explicar qual, essa notícia me faz um pouco triste. E aí… o que acham… isso é bom ou ruim para o mercado?