Tudo que você queria saber sobre Wii… mas não tinha para quem perguntar!

Ok! Você abriu a caixa, desempacotou seu Wii (gerando uma imensidão de plástico bolha que será sua diversão quando todo mundo tomar seu console de você), colocou seu cabo de vídeo componente (a única maneira de voar!) e sua fonte. Miis para todo mundo na família? Check! Widescreen ou Full Screen? Check! Jogar algumas partidas de Tenis e boliche? Check! Mas será que você conhece seu novo console a fundo? Aqui vão algumas coisinhas que, embora estejam no manual, são normalmente esquecidas…

Seus Miis podem ser levados com você

Sabe aqueles Miis que levaram alguns (divertidos) minutos para serem concebidos… e que tão bem representam você e seus amigos? Eles não estão presos ao seu console! Se seu amigo lhe convidou para uma partida de Grand Slam Tennis ou de Mario and Sonic at the Olympics você não precisa mais usar um Mii Guest… prepare-se para levar o seu para lá… e com suas estatísticas! A duas maneiras de fazer isso:

Via Wii Mote

Em cada Wii mote a uma pequena memória que pode ser usada para levar alguns Miis. No seu Mii Channel, se você selecionar o item a direita da tela, ativará a transferência de Miis – dando-lhe a opção de transferir seus Miis para seu próprio Wii mote ou um mote visitante. Até 10 Miis podem ser salvos dessa maneira, só precisando arrastar, soltar, salvar e sair. Quando chegar a casa de seu amigo, você usa a mesma opção e transmite o Mii de volta para o console. Simples e fácil.

Colocar Mii no Wii mote 1Colocar Mii no Wii mote 2

Via Internet

É claro que seu Wii está online. E é claro que você já comprou vários títulos no Virtual Console. Mas se você já tiver o friend code de alguém, poderá mandar seu Mii para ele. Apenas tenha a certeza de que o código de 12 dígitos está correto e espere a conexão ser feita (pode demorar alguns segundos ou algumas horas… depende da qualidade da conexão das duas pessoas) o nome do seu amigo irá de cinza para preto e vocês poderão trocar mensagens (dica: O Wii Speak também funciona!). Vá até o Mii Channel e selecione o ícone que tem um envelope com um sorriso. Agarre o Mii que deseja enviar (acho que não preciso lembrar que se faz com o A e o B juntos?) e coloque no ícone – o sistema mostrará para quem você pode enviá-lo online. Selecione a pessoa e o Wii enviará o Mii, abrindo uma barra de progresso (que, de novo, pode levar de alguns segundos à algumas horas). A única desvantagem desse processo em relação ao de carregar o Mii no controle, é que seus recordes e saves não irão pela internet… logo você terá a “difícil” tarefa de ter que quebrar seus recordes de novo… chato né?!

Enviar Mii via internet 1Enviar Mii via internet 2

Seus Saves podem ir com você

Todo mundo já passou por isso. Você finalmente consegue vencer Agahim e libertar Zelda… mas ela diz para você que as sete donzelas estão presas em sete castelos por Hyrule e que você é a última esperança de todas elas… o que você faz. Bom… você espera as férias acabarem, porque seus pais vão fazer você viajar para a casa da sua avó.. onde só tem um Atari. Só que quando você chega lá, você encontra um vizinho que tem um Super Nintendo… mas você não trouxe seu cartucho e fica tendo que jogar Mortal Kombat 1 e Gundam até que as férias acabem. Isso é coisa do passado, por 2 razões: O Wii vende tanto que provavelmente sua vó também tem um e você pode levar (a maior parte) dos seus saves para qualquer outro Wii.

Na frente do seu console a uma entrada para SD (secure digital) cards. Estes cartões podem ser usados para muitas coisas, colocar fotos no Photo Channel, guardar músicas a serem usadas em alguns jogos, colocar jogos downlodados do Wii Shop Channel e do Virtual Console e, é claro, guardar saves. É só colocar o SD card lá (qualquer um, não importa o que já estava gravado lá) e clicar o ícone na parte inferior esquerda do menu principal. Na próxima tela escolha a opção “Data Management,”  (gerenciamento de dados) e aí a opção “Save Data” (Dados salvos). Você receberá uma listagem de todas os saves e canais disponíveis no seu Wii e ao escolhe um determinado save e arrastá-lo para o ícone do SD card, receberá um prompt que perguntará se deseja “Move” (mover, apagar da sua memória e colocar apenas no cartão) ou “Copy.” (copiar, deixando uma cópia em sua memória interna). É só escolher e está feito. Só se lembre que tem que fazer o mesmo processo no Wii que irá receber seus saves (só que em vez de mover do Wii para o SD card você irá mover do SD card para a memória do Wii) pois o Wii só considera saves que estão na memória flash interna.

Transferir save para SDAs vezes não dá

Alguns jogos, no entanto, não permitirão esta facilidade. Títulos como Animal Crossing: City Folk, Super Smash Bros. Brawl, and Guitar Hero III não permitem que cópias dos saves sejam transferidas para o SD card. Se você tentar faze-lo tudo que conseguirá sera uma mensagem de alerta, como visto a direita.

************************************************************

************************************************************

Mudando os números dos Wii motes

O Wii aceita até 4 jogadores, muito legal para fazer uma pequena festinha gamística e para competições esportivas. Para facilitar a localização do próprio jogador o controle lhe diz que player você é, com um led azul-cobalto na base do Wii (vocês sabiam que quando você pressiona qualquer botão no Wii mote, como para ativá-lo, ele lhe informa o tanto de bateria que ainda há no mote, acendendo de 1 a 4 luzes na base?) abaixo do número do player. Mas algumas vezes você precisa trocar o número do player mas não gostaria de desligar o Wii. A Nintendo te ajudou… é um truquinho fácil.

Pressione home no Wii mote e selecione a opção na base da tela “Wii Remote settings” (configurações do Wii remote). Dentro dela selecione a opção “Reconnect” (reconectar) e isso cortará toda a comunicação entre o videogame e os Wii motes. Agora vocês só precisar apertar o 1 e 2 no mote que querem como player 1, em seguida o 1 e 2 no que querem como player 2 e assim por diante. Aí e só relaxar e mandar ver.

Mudando o nro do controle

Mudando o volume do Wii mote

Muitos jogos do Wii usam o auto falante do Wii mote de forma genial: acerte uma bola em Wii Sports e você ouvirá um reconfortante “thwack!” em suas mãos. Mas talvez você queria o som um pouco mais alto (para ouvir as missões de Red Steel e Dead Space extraction melhor) ou seus filhos estejam dormindo e você queira fazer seu Wii fit sem ouvir os paços ou o “We´re doing fine!” . Não se preocupe… esse problema também tem solução.

Pressione home, no centro do Wii mote e slecione “Wii Remote settings” (configurações do Wii remote) agora pressione o + ou – na barra de speaker volume e o controle do som é todo seu. Só se lembre de voltar as configurações padrões pois você perderá muito em qualidade dos jogos se o Wii mote ficar mudo.

Wii remote volume e sensibilidade

Sincronização sem precisar do Sync Button

Se toda a vez que seus amigos vem a sua casa você tem que passar pelo martírio de sincronizar todos os Wii motes com o seu Wii só por uma mísera partida de Wii sports e você está começando a pensar em comprar mais 2 motes só para não ter que relar no botão de Sync tão cedo de novo, saiba que não há a menor necessidade.

Aperte o botão Home e clique em “Wii Remote settings” (configurações do Wii remote) e então a opção “Reconnect” (reconectar). Todos os Motes vão desconectar, aí é só apertar o 1 e 2 nos controles convidados e tcham tcham tcham tcham, eles estão conectados! A diferença é que essa conexão como “guest” (convidado) não permite ao jogador convidado desligar o Wii (o botão On/OFF do Wi mote guest não funciona) e se o Wii for desligado o controles “guest” serão esquecidos… você terá que fazer o processinho de novo. A vantagem é que o seu colega não terá que refazer a sincronização quando chegar em sua própria casa. E isso é uma economia de tempo e tanto.

Controles convidados

Sobre Marcel Bonatelli

Historiador de games e jogador inveterado eu respondo todas as suas dúvidas sobre games e o mercado de games no site minicastle.org ou no email marcelbonatelli@minicastle.org

2 pensamentos sobre “Tudo que você queria saber sobre Wii… mas não tinha para quem perguntar!

  1. Estou jogando no WII através do HD externo, como faço para voltar no menu dos jogos (lista dos jogos) sem precisar voltar para o menu WII?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s