Clássicos… que você perdeu! (Mega Drive/Genesis)

Aqui o Mini abre uma série de artigos sobre os jogos que você pode ter perdido em uma determinada plataforma, por serem desconhecidos, não terem sido lançados nos EUA, etc… Esperamos que todos eles saiám, mais dia menos dia, para o Virtual Consoles

ristar-1

Ristar

Nas época em que os 16 bits eram a lei, e jovens lutavam em Street Fighter 2 Champion Edition a Sega estava consolidada como uma empresa de ponta. Ela tinha um mascote extremamente bem sucedido, um videogame com uma boa base instalada e sentia a dona da bola. Na busca de consolidar essa liderança, ela resolveu utilizar algumas das idéias que foram arquivadas quando FEEL (o projeto que deu origem a Sonic) se tornou mais voltado a velocidade e aos saltos precisos do que a agarrar e jogar objetos. O resultado desse nova tentativa foi Ristar.

São grandes as chances que essa simpática estrelinha tenha passado por você… afinal havia uma avalanche de coisas fofinhas e bisonhas no 16 bits. Mas acredite em mim, Ristar é do CACETE – com todas as letras maiúsculas. Os gráficos são excelentes e a jogabilidade brilha. O som é belíssimo e a história, embora simplória, é cativante. Tente Ristar…

Outros jogos parecidos que podem ter te escapado:

Rocket Knight Adventures
Dynamite Headdy
Knuckles Chaotix (32X)
Bonanza Brothers
Donald in Maui Mallard
Pulseman
Cool Spot
Castle of Illusion Starring Mickey Mouse
Mickey Mania
Disney’s Aladdin
Disney’s Lion King
Wiz ‘N’ Liz
Shinobi III: Return of the Ninja Master
Wonder Boy in Monster World
Alex Kidd in the Enchanted Castle
Quackshot Starring Donald Duck
Puggsy
Taz-Mania
Kid Chameleon
Marvel Land
Tempo (32x)

flashback-1

Flashback: Quest for Identity

Se você não jogou Flashback… tudo bem. Muita gente não o fez. Embora seja um dos melhores jogos no acervo do Mega Drive (e parte do meu Top 10 de todas as plataformas) Flashback, como a segunda obra do criador e do estúdio por trás de “Out of this world” teve um nicho muito pequeno de apreciadores fora do PC. Os gráficos são uma mistura de poligonais e vetoriais, com coloração e textura, criando uma combinação única e fantática. O controle é o que prince of persia do megadrive queria ter sido e as músicas… meu amigo, as músicas. O jogo é silencioso como uma tumba, e quando uma música começa, pode ter certeza que ela vai trazer algo com ela.

Você joga com um cientista que perdeu sua memória após ser sequestrado por alienigenas. Você fugiu em uma hoverbike que cai na floresta… e aí a cuica começa a roncar. Esqueça correr peito aberto no inimigo. Isso te mataria mais rápido do que dizer “Fodeu!!!”. Tem que usar técnica, habilidades e itens, indo de pedras para desviar a atenção a passar em dutos de ventilação acima de suas cabeças. Nota 10.

Outros jogos no estilo que você pode ter perdido:

Phantom 2040
Alisia Dragoon
Cannon Fodder
Adventures of Batman & Robin
Zombies Ate My Neighbors
BatteTech: A Game of Armored Combat
Jungle Strike
X-Men
Splatterhouse 3
Blackthorne (32x)
Adventures of Willy Beamish (Sega CD)
Road Avenger (Sega CD)
Spider-Man vs. the Kingpin (Sega CD)

aliensoldier-1
Alien Soldier

Mas que diabos… só tem você, o chefão e o resto da tela está coberta de munição: dele e sua. Poesia pura. Isso é Alien Soldier, o filho mais novo da equipe que deu Gunstar Heroes e Vectorman ao mundo. Por ter sido lanaçado só no Japão e na Europa, não recebeu o carinho que merecia dos fãs. Você vai virar um deles.

Como o capitão alienigena de uma força de defesa planetária, você atravessará fase após fase, soltando chumbo, plasma, chamas ou lasers e ABSOLUTAMENTE TUDO, que se mexer. Não há amigos, companheiros ou civis na área de fogo. Segure o botão no talo, e corra para o lado direito. Os gráficos são soberbos, o som é uma perdição e o controle é fantástico. E o melhor é que saiu no VC… então pegue agora!

Outros jogos no estilo que podem ter te escapado:

Ranger-X
Target Earth
MERCS
Mega Turrican
Rolling Thunder 2
Rolling Thunder 3
Rambo III
Soldiers of Fortune

musha-1

MUSHA

Eu sei que sou o maior critíco do mundo de todos os jogos Shooters. Sei que xingo toda vez que um deles sai no virtual console. Mas não M.U.S.H.A. – Metalic Uniframe Super Hybrid Armor.

Que se dane a história, que se dane os clichês. MUSHA entrega o que todo shooter deveria entregar: Controle no talo, dificuldade absurda, gráfico de fazer chorar e som de fazer sorrir. Esse jogo é de pasmar.. a primeira vez que o vi, achei que a pessoa estive jogando PSX. Também está no virtual console… junto a outros 1 bilhão de shooters.

Outros jogos do estilo que podem ter te escapado:

Robo Aleste (Sega CD)
Thunder Force II
Thunder Force III
Thunder Force IV (Lightening Force)
Panorama Cotton
Android Assault: Revenge of Bari-Arm (Sega CD)
Lords of Thunder (Sega CD)
Silpheed (Sega CD)
Soul Star (Sega CD)
Keio Flying Squadron (Sega CD)
Air Buster
Twinkle Tale
Sub-Terrania
Super Thunder Blade
Super Fantasy Zone
Fire Shark
Super Thunder Blade
Twinkle Tale
Eliminate Down
Forgotten Worlds
Dangerous Seed
Bio-Hazard Battle
Sagaia/ Darius 2
Afterburner Complete (32X)
Shadow Squadron(32X)
Space Harrier (32X)
Kolibri (32X)

comixzone-1

Comix Zone

Em alguns jogos você joga com heroís de comics… em outros jogas com os vilões. Nesse você literalmente entra nele… O criador de um gibi é arremessado dentro dele pelo vilão de sua obra e agora deve lutar para sobreviver até o fim de cada página.
Com gráfricos excelentes, controles perfeito e uma jogabilidade encantadora, cheia de novidades, como a capacidade de fazer um aviãozinho com o papel da página ou romper os paíneis entre os quadrinho no braço, Comix Zone ganhou seu lugar entre um dos mais originais beat-ups de todos os tempos.

Yu Yu Hakuso: Makyo Toitsusen
Battletoads & Double Dragon
TMNT: Tournament Fighters
TMNT: The Hyperstone Heist
The Lost Vikings
King of Monsters
Gauntlet IV
Saturday Night Slam Masters
The Punisher
Bishoujo Senshi Sailor Moon
Dragon Ball Z: Bu Yu Retsuden

shadowrun-genesis-1

Shadownrun

Você adora magos, idolatra dragões e quer ter um amigo anão, mas detesta essa história de couro e espadas. Sem problema. Mergulhe em “Shadowrun”, um RPG em um universo Cyberpunk, com elfos cheios de interfaces neurais, dragões mercenários e anões street docs… que podem te concertar em um minuto.. e te picar no mesmo tempo. “Shadowrun” é um dos pen-and-paper-rpg mas legais do mundo e se tornou um dos games mais interessantes e livres de RPG do Mega Drive/genesis.

Com gráficos medianos, história sem igual, controles fantásticos e som escultural ela fará seu acervo de games brilhar – Nintendo tragá-o ao Virtual console, por favor!

Outros jogos do estilo que você pode ter perdido:

Dark Wizard (Sega CD)
Popful Mail (Sega CD)
Beyond Oasis
Beggar Prince
Eye of the Beholder (Sega CD)
Monster World IV
Warsong (Langrisser 1)
Crusader of Centy
Light Crusader
Landstalker
Shining in the Darkness
Faery Tale Adventure
Dungeon Explorer (Sega CD)
Vay (Sega CD)

herzogzwei-1

Herzog Zwei

Combinando estratégia em tempo real com um shooter, Herzog Zwei estava décadas a frente de seu tempo. Esse game basicamente criou TODOS os príncipios básicos de macro e micro gerenciamente utilizado nos RTS de hoje… e isso não é pouco. Além de um single-player robusto e extremamente apimentado, o jogo também possuía um inédito modo multiplayer, de tela dividida na vertical. Lutar com uma pessoa de carne e osso, respirando ali do seu lado, e vendo sua estratégia dava uma adrenalina animal.

Com gráficos a frente de seu tempo, som servil e controles inacreditáveis, embora complexos, esse jogo é uma dessas obras primas que podem ser curtidos em uma partida, mas levam uma vida para serem dominados.

Outros jogos no estilo que você pode ter deixado passar:

Gain Ground
General Chaos
Aerobiz Supersonic
Dune: The Battle for Arrakis
Populous
Masters of Monsters
Gemfire
Starflight (primeiro 12 mega do mundo)

panic21

Panic! ou Switch!

Esse jogo era ruim, mas tão incomum, que vale a pena ser sitado, embora eu posso ter me empolgado um pouco em chamá-lo de jogo. Panic, ou Switch!, como era chamado na america conta a história de um garoto bizarro e seu cachorro, que puxam alavancas, criando coisas bizarras e estranhas com elas.

Por exemplo, seu personagem pode estar em uma sala com uma caveira e um peixe. Se você puxar a alavanca da caveira, ela sita shakespeare, mas se puxar a do peixe a sala se enche d´água. Se você puxar a alavanca da caveira agora, só vai ouvir “Glup Glup Glup!”. É hilário, mas não muito interativo.

Com gráficos … bem, na verdade é um desenho animado em CD, então a definição é altíssima. Som… bem, o som é em padrão de CD… então tudo é lindo e falado e controle… bem, não tem controle, você aperta para os lados e quando a alavanca que você quiser ficar iluminada você aperta C.

Eu disse que esse “jogo” era bizarro!

Outros do gênero, que você pode ter deixado escorregar:

Zoop
Klax
Pac-Attack
Snow Bros. Starring Nick & Tom

zanygolf-1

Zany Golf

Esse mini golfe com visão isométrica era fantástico, e continua vividamente interessante hoje. Esqueça os tons pastéis aquarelados e a músiquinha de elevador, esse game vai fazer você arrancar os cabelos e chamar pelos deuses. A bolinha é muito muito precisa e a física, embora primária, responde bem. É um jogão, daqueles que poucas vezes se vê, em um gênero meio apagado… Não é tudo mundo que gosta de golfe.

Outros games de esporte que podem ter se esquivado de você:

Skitchin’
Championship Pro-Am
Super Baseball 2020
Micro Machines
Combat Cars

Anúncios

Sobre Marcel Bonatelli

Historiador de games e jogador inveterado eu respondo todas as suas dúvidas sobre games e o mercado de games no site minicastle.org ou no email marcelbonatelli@minicastle.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s