A poderosa, maravilhosa, magnanima Nintendo elevou sua perspectiva de lucro anual em 23% devido a forte demanda pelo seu console Wii e o portátil DS, superando expectativas do mercado e fazendo com que suas ações subissem mais de 8% (ueba, para quem tem ações dela). À medida que consumidores nos Estados Unidos e na Europa adquirem seus consoles, a Nintendo aumentou sua previsão de vendas para o Wii em 6% e 9% para o DS, levando a companhia a trabalhar em sua capacidade limite de produção atualmente.
“O fato de que a Nintendo está confiante em comunicar que vendas internacionais estão fortes mesmo antes do fim do primeiro semestre provavelmente ajudará o estoque a pegar o ritmo das vendas da época do Natal”, disse Koki Shiraishi, analista do Daiwa Institute of Research. O Wi tem matado a pau o Sorry PlayStation3, da Sony, e do M$ Xbox 360, da Microsoft, numa indústria de videogames que vale US$ 57 bilhões – dizendo que a empresa espera um lucro operacional de 650 bilhões de ienes (US$ 6 bilhões) nos doze meses até março, acima de sua previsão anterior de 530 bilhões de ienes, ajudada ainda por um iene mais fraco.
A empresa vê vendas de 2 trilhões de ienes, 11% mais altas que suas previsões anteriores. A nova previsão de lucro superou a previsão de 605 bilhões de ienes previsto para o período pela Reuters Estimates, com estimativas de 20 analistas. O valor das ações da Nintendo cresceram mais que cinco vezes em dois anos até outubro de 2007, estimulado por fortes vendas do DS e do Wii, os dois motores de crescimento da Nintendo. Mas perdeu 28% desde então, devido a preocupações de investidores de que seu crescimento pode estar diminuindo. A companhia aumentou sua previsão de dividendo anual para 1.680 ienes, ante a 1.370 ienes esperados em abril. A empresa também aumentou sua estimativa de lucro operacional para metade do ano em 17%, para 245 bilhões de ienes. A Nintendo disse que agora pretende vender 26,5 milhões de unidades do Wii e 30,5 milhões de unidades do game DS neste ano fiscal.
Falando no pequeno gigante, ele esbofeteou o PSP (e o resto dos concorrentes) e assumiu de novo a liderança do mercado do sol nascente. Entre 18 e 24 de agosto, foram vendidas quase 56 mil unidades do portátil da Nintendo na região, contra 47,6 mil do segundo colocado, o PSP da Sony. O Wii continua em sua posição tradicional, em terceiro, com 35,1 mil unidades. Bem distantes dos três primeiros colocados estão, respectivamente o PlayStation 3 (nove mil), PlayStation 2 (8,4 mil) e o Xbox 360 (3,5 mil). O console da Microsoft perdeu o fôlego depois do “boom” de vendas duas semanas atrás com o lançamento de “Tales of Vesperia”, que chegou a fazer o console sumir da praça.
|