E o mesmo OS. Segunda a gigante japonesa isso permitirá rápida comunicação entre eles, permitirá que jogos iniciados no consoles possam ser continuados no portátil (via cloud sourcing ou por download e transmissão wireless) e que jogos possam ser criados para as duas plataformas pelos mesmos times ou usando os mesmos assets. Isso é tão sério que a Nintendo uniu os times – a décadas separados – em apenas uma unidade. Ou seja, não existe mais time de produção para plataforma e time de produção para portáteis na Big N: Existe só um time de produção gigantesco que será dividido em equipes de produção para diversos games.
“A tecnologia atingiu um patamar onde essa divisão se tornou detrimental. Mais do que isso… se tornou artificial” disse o presidente Satoru Iwata, sobre o assunto “Antigamente consoles e portáteis tinham especificações tão diferentes e eram forçados a utilizar peças, assets, OS, linguagens, baterias e periféricos tão diferentes que era completamente inteligível você manter equipes especializadas nisso. Essas diferenças caíram por terra. O Wii U e o 3DS conversam entre si de várias formas mas, como aprendemos com nossos jogos que exigem comunicação entre as plataformas, como Super Smash Bros ou duas novas franquias em trabalho em nossa R&D, existe um limite do que podemos fazer, de até onde podemos ir, visto que eles usam arquiteturas radicalmente diferentes.” completou o executivo.
Segundo o senhor Iwata a empresa e os clientes só tem a ganhar com essa nova postura da Nintendo, que vai permitir finalmente unificar, de forma completa, o e-shop e garantir um maior número de games saindo, além de facilitar a vida das Third Parties, que só terão que dominar uma ferramenta para criar games para ambas as plataformas.
Estaria a Nintendo dando os primeiros passos para colocar um colosso destruidor de mercados no universo? Só o tempo dirá!
