(E rezando para Pokemon Y não ser assim tão diferente)
Devo começar confessando uma coisa: eu não joguei Pokemon Black (ou White) 2!
Antes que os fãs arrebentem a porta da minha casa e adentrem gritando pelo sangue do meu primogênito (que não pretendo ter, então eles podem ficar com todo ele!), me deixem explicar… Haviam vários jogos que eu queria jogar e ainda não havia terminado o game anterior, então não me vi na condição de comprar um novo jogo só pelo prazer de assisti-lo ganhando pó na minha estante enquanto terminava o anterior para poder começá-lo. Outros jogos vieram, outros reviews vieram, e, assim como Pokemon Crystal, Black 2 e White 2 acabaram sendo uma diversão de férias que virá em algum momento no futuro (talvez quando eu tiver que fazer uma cirurgia ou algo assim).
Então, por não ter jogado Black/White 2, eu tinha uma razão a mais para colocar as mãos em Pokemon X ou Y (no meu caso X), para se somar a outras três que eu já tinha na minha cabeça: Era um Pokemon novo (uma franquia que eu acompanho a mais de 12 anos), tinha centenas de novos Pokemons, era totalmente feito em 3D para uma nova plataforma E (a razão a mais) era o primeiro Pokemon que eu sentava para jogar desde 2011. Eu me vi dividido em um misto de preocupação e ansiedade, querendo colocar minhas mãos o mais rápido possível no X e certo de que ele não atingiria minhas expectativas.
Nossa… como eu estou feliz em dizer que não só atingiu as minhas expectativas mas explodiu-as para fora do novo nível de expectativas criadas pela primeira meia hora de jogo, que o game então matou, sem misericórdia e a pancadas, depois da quarta hora de jogo. Ou seja, uma incepção de expectativas: onde o jogo superou as expectativas originais e depois superou as que ele mesmo criou. Pense em tudo que Pokemon sempre fez, em como o sistema do jogo vem funcionando, iteração atrás de iteração, nos últimos 15 anos – agora pense que todas que não funcionam foram jogadas fora e todas as que funcionam foram expandidas e melhoradas até refletirem como um espelho de bronze. Esse é o nível de Pokemon X.
Começando você escolhe o sexo do seu personagem (algo que já vem vindo desde Gold e Silver – ou seja, nenhuma novidade), mas aí o game explode suas expectativas deixando você escolher, compleição, rosto, cabelo e tom da pele (sim… você pode fazer uma avatar que lembra você). E aí ele explode de novo suas expectativas deixando você escolher roupas e acessórios para seu personagem, que podem ser trocadas por outras roupas e acessórios que você compra ao longo de centenas de lojas pelo game. Quer um chapéu fedora? Tem! Quer que seu personagem se vista como Ash? Vá em frente! Quer que sua personagem se vista como uma colegial japonesa? Você pode. Há, literalmente, milhares de opções de roupas, sapatos, blusas, calças, chapéus e outros adereços, e muitos deles tem efeitos adversos.
Não só isso mas o jogo permite uma customização inédita de Pokemons: de ribons a roupinhas, passando por adereços com habilidades e melhorias, a pinturas a serem aplicadas nos próprios Pokemons. Além disso o treinamento de status específicos deixou de ser aquele processo trabalhoso (que exigia constantes visitas a internet e ler intermináveis guias) e passou a consistir de uma coleção de minigames razoavelmente divertidos, que permitem que você estabeleça exatamente o que quer melhorar naquele Pokemon. Você ainda começa escolhendo um Pokemon, entre uma seleção de 3 (fogo, grama e água) novas criaturas, mas todo o início do jogo foi agilizado para que você consiga escolher seu Pokemon com mais facilidade (e o jogo quebra a quarta parede várias vezes perguntando coisas para agilizar sua passagem pelo game… como se você conhece os conceitos de evolução, as mecânicas de batalha, uso dos TMs, etc…) e iniciar o jogo de forma muito rápida. Na verdade, é bem provável que você já tenha derrotado o primeiro líder de ginásio antes de ter duas horas de jogo. É verdade que depois o jogo fica um pouco mais lerdo, com a trama ficando um pouco espessa (e lenta) até o terceiro ginásio, quando então o jogo ganha velocidade de novo e não perde mais.
E embora o jogo comece de uma maneira bem semelhante aos seus antecessores, ele muda completamente poucos minutos depois de dada a largada. Para começar, e por cima de tudo, existe uma história aqui, que envolve seu personagem, os vilões com quem ele luta e muitos e muitos membros da sociedade e líderes de ginásio – ou seja, um Pokemon com uma trama que não é “Vamos pegar todos eles!”. A história não só é bem construída mas flui com naturalidade e, embora não seja shakespiriana nem a coisa mais bem escrita que já li, é anos luz melhor do que as histórias dos Pokemons anteriores. E a quantidade de Pokemons é simplesmente assombrosa: Mais de 700 deles!!! Tudo isso contando com as Mega Evoluções (evoluções não permanentes causadas pelo uso de itens específicos em batalha. São imensamente apelonas, mas duram pouco, só podem ser usadas uma vez por batalha e apenas em um Pokemon naquela batalha), evoluções normais, Pokemons novos e todos os Pokemons clássicos advindos dos jogos anteriores.
Os gráficos do jogo são excelentes! Lindos e muito bem feitos, com uma palheta muito colorida e totalmente feitos para utilizar o 3D de forma soberba. Especial atenção foi dado aos Pokemons, que tem animações excelentes e complexas, texturas de excelente qualidade e toda a personalidade do planeta. O departamento sonoro é incrível, com músicas muito bem escolhidas (uma mistura entre melodias antigas modernizadas e novas composições) e (olha outra explosão de expectativas) sons específicos para cada Pokemon, com direito a rugidos, grunhidos e os sons característicos deles (Pika! Pika!).
O controle funciona muito bem e o jogo foi “limpo” o suficiente para você não perder horas e mais horas em menus – tudo está disponível ao toque de poucos botões. Além disso toda a parte técnica ficou muito mais acessível aos novatos, com dicas constantes de como fazer as subidas de nível, como juntar experiência, como usar as mais diversas facetas dos centros Pokemons, como trocar Pokemons com amigos e conhecidos… em suma, como tirar a melhor experiência possível do jogo. Some a isso poder montar seus Pokemons e utilizá-los como veículos (sim!!! você pode montar Pokemons terrestres, aquáticos e voadores de tamanho apropriado!) além da possibilidade de aumentar sua velocidade dentro das cidades utilizando roller blades e você vai ver quão mais legal e ágil o jogo se tornou.
E se tudo isso não tivesse conquistado você, ainda tem o multiplayer online e local. Com o jogo ativado no Street Pass você trocará informações com outros jogadores e poderá ativar o “Challenge ring”, que é, literalmente, um ring tone que toca quando você está fisicamente próximo de outro usuário de Pokemon X ou Y, permitindo que vocês saquem de seus 3DS e troquem Pokemons, ou iniciem um duelo ali mesmo. Além disso você pode acessar a Nintendo Network, participar de match makings e encontrar jogadores dispostos a participar de duelos (ou trocas de itens e Pokemons) de forma rápida e super prática. Além disso o processo de troca de informações torna ainda mais rápido o cadastramento de amigos na Nintendo Network (realmente… vira coisa de um toque) e a quantidade de gente (e a qualidade do match making) garante que você vai ficar pouco tempo esperando… se chegar a esperar alguma coisa.
Sumarizando esse review que ficou enorme… Pokemon X (e Y) é um daqueles jogos que definem um gênero ao mesmo tempo que o modernizam. É lindo sem ser pedante e gostoso de jogar de uma maneira que só pode ser definida usando drogas ilegais. Se você gosta de Pokemon pode se ver, de repente, com problemas semelhantes aos que eu venho tendo, que é encontrar tempo para comer, dormir ou conversar com as pessoas (eu não sei se alguém percebeu mas são mais de uma da manhã e eu estou escrevendo o review do jogo e, acreditem em mim, eu não estou indo dormir depois disso). Se você não gosta de Pokemons, mas gosta de animais de estimação, dê uma chance ao game – ele vai mudar sua ideia sobre a franquia. Agora, caso você não gosta de animais de estimação, sai daqui antes que eu te cato de porrada!
Bom divertimento!

