Nenhuma época na indústria de videogame é mais legal do que esperar o próximo console que você vai comprar. Ver as notícias, os protótipos, as novidades… o problema é que as notícias muitas vezes são confusas, as informações divergem e você acaba não tendo um quadro completo (ou correto) da situação. Ou remotamente verdadeiro. E é isso que está acontecendo com o Wii 2 / Project Café / Project Stream.
Começou no 01net.com, um site francês que já havia dado as notícias do NGP (o novo portátil da Sony) meses antes da confirmação da Sony (aliás… way to go Sony… todo mundo sabia do NGP 4 meses antes da confirmação e o Psphone foi um segredo tão bem guardado quanto a virgindade da Paris Hilton). O site afirmou que a Nintendo estava desenvolvendo um novo console, que ela teria demonstrações em vídeo na E3 2011 e que o console seria muito muito muito poderoso.
Progrediu com a Joystick.com e a Gamasutra.com, e a notícia de que “fontes internas” (eu adoro esse termo, é profissional o suficiente para você não parar de ler na hora, mas é incerto o suficiente para não comprometer ninguém) na Nintendo confirmavam que um novo console de mesa estava em desenvolvimento. Ele teria um chipset IBM de 3 cores e usaria uma placa de vídeo ATI proprietária, num sistema próximo do XBOX 360, o que facilitaria a criação de games e economizaria tempo e custo de produção. Muitos sites entraram na roda nesse momento, carregando configurações que iam das mais simplórias (um XBOX 360 com mais memória e um acesso mais rápido) às absurdas (algo equivalente a um super PC de ponta para processamento da NASA).
A Kotaku e a Destructoid vieram em seguida. Agora suas informações eram sobre uma tela, que conforme a fonte variava entre 3 e 6 polegadas, sensível ao toque (nada foi dito sobre multitouch ou singletouch), que ficava no controle, entre os dois direcionais (ou longo acima deles). Pouco tempo depois imagens de um croqui do project café surgiram na internet, mostrando a tal tela no controle. Logo em seguida o assunto cresceu com o acréscimo de Blu Ray como mídia. Nesse ponto todas as fontes já concordam que o aparelho tem 1080p de resolução pelo menos.
Diversas fontes somaram a isso uma câmera com tecnologia semelhante ao Kinect, que trabalharia em conjunto com um bastão, um wii mote simplificado. Algumas fontes já citam câmeras no controle com tela também.
Chega de bobagens… chega de mentiras… eu tenho a informação… eis a primeira foto oficial do project café
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!
OK… pessoal! Desculpe mas não resisti. É que é tanta bobagem em um espaço de tempo tão curto que parece que as pessoas estão realmente tomando bebida ilegal feita em casa com água de privada.
Há algum tempo, Reggie Fill Aimes, presidente da Nintendo da América, afirmou: “Não é uma questão do ciclo de cinco anos do console, mas uma questão de aceitação. E o mercado ainda tem uma aceitação muito boa do Wii.”. Na nota de abertura da GDC do ano passado, Satoru Iwata, presidente da Nintendo soltou: “O Wii continua no mercado enquanto nós conseguimos oferecer algo de qualidade aos jogadores. É uma questão de jogos, não uma questão de processamento”. É claro que ambos os executivos podem ter dito isso de forma a manter o mercado calmo com relação a um 2011 onde os únicos jogos esperados eram Conduit 2 e Skyward Sword, mas…. é algo a se pensar.
De qualquer forma o Mini fez um rodeio das ideias dispostas pela terra desolada da internet e fez, com a ajuda de enciclopédico conhecimento que temos da Nintendo, um check up rápido do que pode ser verdade e do que é a mais completa falta de noção. Vamos lá.
Square Enix, Capcom, Sega, Konami, Activision, Rockstar/Take Two, Eletronic Arts, Namco e Ubisoft já receberam kits de desenvolvimento e já tem pelo menos um game em desenvolvimento para o Wii 2;
Probabilidade: Impossível
O projeto Manhattan, que criou a bomba atômica, tinha 26 integrantes principais, auxiliados por um grupo de apoio que não chegava as 50 pessoas. Eles ficavam em uma base isolada e eram vigiados pelos militares o tempo todo. Ainda assim os russos não só ficaram sabendo, como conseguiram uma cópia dos planos. Agora, quais são as chances de produtoras, com milhares de funcionários, conseguirem manter em segredo o fato de possuírem kits de desenvolvimento de um videogame novo, que ninguém nunca viu?
Square Enix, Capcom, Sega, Konami, Activision, Rockstar/Take Two, Eletronic Arts, Namco e Ubisoft acabaram de receber Kits de desenvolvimento e devem iniciar trabalhos até junho;
Probabilidade: Possível
Se o aparelho será lançado no final do ano que vem e a notícia já vazou, a Big N deve distribuir os kits de desenvolvimento secretamente nos próximos dias e pode-se esperar vídeos desses jogos na GDC, no final do ano.
O processador principal é um IBM PowerPC 3 core cutomizado, com uma versão modificada da ATI R700 de GPU com um modelador de shader com suporte a 4.1;
Probabilidade: Impossível
Cores customizados? Placas ATI? Onde é que eu já vi essa novela antes? Ah! É! No protótipo do 3DS!!! E no final todas as placas foram proprietárias e feitas por empresas japonesas especializadas. Como o Game Cube usou uma placa IBM (e a Nintendo tem uma ótima relação com a empresa) é possível que o coração da máquina seja feita pela empresa… mas eu espero um sistema muito mas muito mais poderoso do que a configuração acima, que se assemelha a do 360, que saiu em 2005!
A Nintendo está fazendo uma plataforma voltada para os gamers hardcore;
Probabilidade: Alta
Fill Aimes e Iwata disseram que a Nintendo quer recuperar o mercado hardcore e juntá-lo ao mercado casual. Se houver um outro aparelho em desenvolvimento é certo que ele será mais poderoso e mais voltado para o mercado devorador de RPGs de 300 horas e FPS de incontáveis bilhoes de polígonos.
Espere por games que você nunca imaginou em um console da Nintendo (destructoid);
Probabilidade: ???
Considerando que o Wii teve dois games M, enquanto o PS3 ainda não teve nenhum, eu acho difícil pensar em algo game que eu nunca tenha visto em um console Nintendo. Dois dos jogos mais assustadores da minha vida estavam em consoles Nintendo (Clock Tower, do SNES, e Eternal Darkness, do Game Cube) e a série resident evil levou muito muito gore e tripas para o Cube. Com exceção de um game hentai, que existiam em abundância no Japão, mas nunca chegavam aos EUA, não consigo pensar em algo tipo de jogo que eu nunca tenha visto em console Nintendo.
Nintendo está fazendo acordos pesados com as produtoras externas desta vez, inclusive não deve haver um jogo da produtora no lançamento do console (Product review);
Probabilidade: Baixa
Eu consigo entender um console Nintendo sem um Mario no lançamento (O Wii não teve, nem o Game Cube e nem o 3DS), mas a possibilidade de uma produtora notável como a Nintendo colocar seu próximo aparelho no mercado sem um jogo matador, produzido por ela própria, para apoiar e disseminar a venda. Difícil… muito muito difícil. O que é mais provável de acontecer é o que ocorreu com o lançamento do 3DS, onde a Nintendo lançou jogos meio “mmmeeehhh” (Nintendogs + cats, Steel Diver, Pilotwings) no lançamento e segurou seus produtos matadores para mais de 90 dias depois do lançamento, dando tempo para as produtoras ganharem dinheiro e respirarem.
O novo controle só parece desengonçado no papel. Quando você pegá-lo na mão vai ver que é genial (gameolosophy);
Probabilidade: ???
Ninguém pegou o controle na mão… porque ele não existe!!! Deus é um croqui de um protótipo que ainda nem foi feito!!! O que vocês tem? Cocô no cérebro?
ATENÇÃO: Isto é um Mock Up – uma imagem falsa criada para ilustrar um conceito – NÃO É UMA IMAGEM DO CONTROLE DO NOVO VIDEOGAME!!!!
Um novo Star Fox está em desenvolvimento e deve chegar ao novo console dentro do primeiro semestre do aparelho;
Probabilidade: Possível… mas eu esperaria sentado.
Miyamoto adora Star Fox! Sério! Ele disse que prefere fazer um game da raposa McCloud a fazer um game do Mario. E ficou exultante quando sua equipe teve a possibilidade de criar um novo game para o 3DS com a franquia. Então é possível que ele tenha levado a ideia adiante e iniciado as produções de um novo game para a próxima geração. Mas eu não prenderia a respiração esperando.
Nintendo resolveu todos os problemas de tamanho de mídia que os produtores pudessem querer. Talvez streaming ou um HD onde o jogo pode ser instalado (Kotaku);
Probabilidade: Alta
A Nintendo vem recebendo essa queixa geração após geração. Na época dos cartuchos, era a necessidade de componentes caros para aumentar exponencialmente a rom disponível. Na época dos mini disks era por que só cabia 1,8 Gb. É muito provável que a Big N use uma solução em hardware para resolver o problema. Streaming… nem pensar.
Nintendo pretende usar Blu Ray;
Probabilidade: Baixa… muito mas muito baixa mesmo
Não dá para dizer nunca em termos de tecnologia e o Blu Ray é uma saída versátil para a quantidade de informação que os games da próxima geração com certeza terão. Mas a lentidão de carregamento, a constante queda de preço dos flash disks, as melhorias nos algoritmos RISC e a capacidade instalar o jogo em um HD interno muito provavelmente farão a Nintendo ir em direção a uma mídia proprietária. Além disso usar Blu Rays faria a Sony ganhar dinheiro… e depois do fiasco do Super Famicon Playstation, ninguém mais quer isso.
O Wii Ware e o virtual console vão sofrer total repaginação no novo console;
Probabilidade: Líquido e Certo
De fato, já está acontecendo. Um time interno da Nintendo está trabalhando noite e dia para unir o virtual console, o log de atividades, sua lista de amigos, o Wii Ware e o Wii Ware Arcade na … Nintendo Live… não, mas quase. O projeto ainda não tem nome oficial, mas esse espaço Nintendo, que vai englobar o 3DS (e o que vier depois dele) deve ser muito próximo da XBOX Live que todos usamos (e amamos).
Haverá um Pikmin no primeiro semestre do aparelho. Não se sabe se uma nova versão do game, uma adaptação de Pikmin 3 (que está em avançado estado de produção para o Wii) ou se o jogo do Wii será refeito para o novo console;
Probabilidade: Baixa
Pikmin 3, segundo a produtora interna Nintendo EAD Group 4, o game está em fases finais e deve ser mostrado na E3 para ir ao mercado ainda esse ano. Com Pikmin 1 & 2 com versões melhoradas para o Wii (e portanto retrocompativeis com o novo console) e Pikmin 3 no Wii, um novo game (ou um port) não seria necessário. Mas pode esperar por uma bela caixa ao estilo Metroid Triology.
Zelda Skyward Sword será refeito para o novo videogame… ou receberá um Port;
Probabilidade: Baixa
The Legend of Zelda: The Skyward Sword será um jogo que deve vender, sozinho, um milhão de unidades do Wii. As chances de que a Nintendo se de ao trabalho de atrasar o jogo em quase 2 anos só para refazê-lo para um novo videogame são muito muito muito pequenas. Um port é fora de questão por causa da retrocompatibilidade, visto que você pode usar o jogo sem problemas no seu novo console, mesmo ele sendo voltado para o Wii.
Games direto na sua mente!!!
Hideo Kojima tem um jogo em produção para o próximo videogame da Nintendo;
Probabilidade: Impossível
Hideo Kojima (papai de MGS, Policenauts e Zone of the Enders) está envolvido em dois projetos, um com a Square Enix (Deus… permita que seja Zone of the Enders 3… por favor senhor… Zone of the Enders 3) e um interno da Konami ( Deus… permita que seja Zone of the Enders 3… por favor senhor… Zone of the Enders 3), enquanto supervisiona sua equipe (Kojima Studios) que está trabalhando em Metal Gear Solid: Rising e uma segunda equipe da Konami (Konami R&D 3) na adaptação de Metal Gear Solid 3: Snake Eater Subsistence para 3DS. Nem que ele quisesse não dava tempo.
Um Resident Evil está em produção para o lançamento do console. Não se sabe se é um jogo da linhagem principal ou um spinoff;
Probabilidade: Alta
Sempre há um Resident Evil em produção. Sempre! Eu não consigo enxergar uma maneira mais rápida da Capcom fazer dinheiro que isso.
A Retro Studios já iniciou os trabalhos em um jogo do Wii 2. E não será Metroid;
Probabilidade: Líquido e Certo … para o 3DS
A Retro já confirmou que tem projetos em andamento para a Nintendo, tanto para o Wii como para o 3DS, e que esses projetos não envolvem Samus Aran ou os metroids. Por hora teremos que esperar para ver se um desses projetos é para o novo, possível, console.
O nome do próximo aparelho não será Wii 2;
Probabilidade: Alta
Wii foi um nome simples que foi feito para soar como “We” (Nós). Era a ideia de trazer todos os jogadores para a plataforma e tornar muitos não gamers em gamers. A ideia funcionou brilhantemente, mas se a nova plataforma foi mais voltada para o fã Hardcore, é possível que um nome mais agressivo, mais ousado, seja escolhido.
O nome do próximo aparelho será Uber Nintendo;
O nome do próximo aparelho será Hyper Nintendo;
Probabilidade: ???
É impossível fazer comentários sobre um aparelho chamar “alguma coisa” Nintendo, porque nós só tivemos um exemplo, o Super Nintendo. Mas seria animal.
O aparelho terá retro compatibilidade com o Wii e o Game Cube;
Probabilidade: Líquido e Certo
Os games de Wii tem um tempo de prateleira incrivelmente alto, durando muito muito tempo e ainda sendo vendidos – e usam basicamente a mesma linguagem, ferramentas e drivers do que o Game Cube, que tem jogos incríveis. Não há a menor possibilidade de um sistema emular Wii e não conseguir emular Game Cube.
O controle tem uma tela sensível ao toque no meio dele;
Probabilidade: Por mais incrível que possa parecer… alta.
Não é a primeira vez que essa possibilidade é mencionada pela Nintendo e conforme documentação do desenvolvimento do Wii foi experimentado por um tempo com o console (como um acessório), mas sem frutos devido ao preço proibitivo das telas de melhor resolução. Com telas semelhantes as do Iphone custando menos de US$ 6,00 é possível que o aparelho tenha um tela multitouch sem ficar exorbitantemente caro.


