Colocando em perspectiva US$ 250,00 parece um bom preço… o Wii custava isso no lançamento, enquanto o XBOX 360 Arcade ainda custa isso…
Mas para um portátil, principalmente um portátil da Nintendo, esse foi o preço mais alto colocado até hoje. E muitas pessoas lá fora acabaram com as carteiras vazias só com o aparelho… sem nem colocar as mãos nos jogos.
Ainda bem que o 3DS vem recheado de pequenas “coisinhas” que vão tomar muito do seu tempo e ajudar você, com o auxílio daqueles games de Ds que você provavelmente já tem e vai poder utilizar em uma tela de matrix ativa com o dobro da resolução, a passar um trecho gordo do seu tempo até o lançamento da próxima leva de games do 3DS.Vamos começar do começo com…
Mii Maker
É difícil lembrar uma época sem Miis, os avatares criados pelo Wii para representar você e os seus. A ideia era tão genial e tão bem sucedida que foi copiada a exaustão, com graus moderados de sucesso (Os avatares do 360 começaram como uma cópia dos Miis e agora estão melhores que os originais e a PSN Home… bem… não decolou… como quase tudo no PS3). Agora a Nintendo leva os avatares para o 3DS, com as mesmas funções que eles tinham no Wii, representar os gamers dentro de certos games ou durante certos eventos… com três diferenças notáveis.
A primeira é a criação via câmera. Olhe em direção a tela e escolha criar a partir de uma foto. A câmera interna irá bater uma foto de seu rosto que será então transformado em uma caixa em 3D. Um Mii, então, se verá na árdua tarefa de tentar tirar a caixa da cabeça, o que resultará em risadas suas, e quando ele atingir o objetivo, em uma versão caricata do rosto cuja foto foi batida. É funcional e bem engraçado… mas o resultado final pode deixar um pouco a desejar – ao que parece o software utilizado guia-se por linhas e reentrâncias no rosto, logo, pessoas como eu e a Michela, mais gordinhas, acabam por ficar sem muitos detalhes no avatar pela dificuldade do sistema em encontrar pontos de escaneamento. Testes empreendidos mostram que os resultados variam de perfeitos a completamente inacurados. Quem sabe com um patch no futuro? Mas não se preocupe, você pode alterar o rosto após a foto ser tirada. Aliás… a segunda diferença está aí… Além de ser capaz de colocar e tirar olhos, tipos de cabelos e coisas do tipo, agora você também pode editar o horizontal e o vertical dos objetos colocados, criando olhos semicerrados ou maiores, ou bocas em posições diferentes dos defaults, etc…
Libere o artista dentro de você!!
A última diferença trata do Mii importados e exportados. Através do Street Pass o 3DS troca Miis com outros aparelhos a sua volta. No Mii Plaza do Wii, todo Mii que vinha de outro aparelho estava travado… você não conseguia fazer absolutamente nada com ele. No 3DS você pode travar os seus Mii (criando uma espécie de copyright, a pessoa que recebeu não pode alterar) ou deixá-los sem trava, de forma que quem recebê-los poderá editá-los e utilizá-los da forma que quiser. O 3DS inclusive transforma a informação dos Mii em código QR que você utilizar para transferir via internet um Mii seu, para outro usuário, sem precisar conectar os 3DS ou jogar online. O outro usuário fotografa o código QR do outro lado e o 3DS transcreve o código devolta para o formato de Mii. Muito muito legal… (Aqui vão alguns de lambuja para vocês!!!)
Activity Log
Eu sinto dizer mais a Nintendo não pretende manter o 3DS no mercado para além de 2099… é sério… o marcador do Activity Log só vai até dezembro de 2099.
Bazinga!
Esse é o dedo duro do seu sistema. Se você andou por aí com o seu 3DS em modo de descanso no bolso, seus passos foram contados e marcados aqui. Ele também marca o número e o nome dos games jogados, quanto tempo em cada e que aplicativos você mais usa. Por enquanto é só isso que ele faz… mas lembrando que em Pokemon Gold e Silver você usava um pedômetro para transformar seus passos na vida real em pontos de experiência para os Pokemons… o negócio parece promissor.
Face Raiders
Face Raiders é um jogo. Não deixe ninguém dizer o contrário. Também é o lugar em que eu passei mais tempo até agora no meu 3DS. Em Face Raiders, você fotografa um rosto e usa-o para combates sem fim.
Como? Fotografe o rosto com a câmera interna do 3DS (ou com a externa, da segunda fase em diante) e o game irá transformá-la em um capacete
voador com chifres e irá animá-la. Agora os capacetes voarão a sua volta, surgindo do nada e você terá que movimentar o 3DS… sim.. de pé e andando… tentando mirar neles usando as câmeras do aparelho e destruir as criaturas bisonhas jogando bolinhas nelas. Se acertar na boca… elas mordem a bola, soltam um ganido e explodem… e você ganha um “Perfect” do game. Glorioso e encantador. E você pode apertar R ou L a qualquer momento e capturar fotos, em 3D, do pandemônio solto em sua tela.
Mas não acaba aí… depois de um número de fases você entra no modo “UFO CREW” (algo como “tripulação de disco voador”). E o que o modo faz é randomicamente procurar rostos em suas fotos batidas no 3DS e transformá-los em novos inimigos. É muito engraçado e surpreende… eu me vi lutando com um amigo que fotografei… de repente… e dentro do ônibus voltando para casa. Sensacional.
Face Raiders é como River Raid e como Snakes. É simples demais na concepção e verdadeiramente glorioso na execução. Jogaço!
Nintendo 3DS Camera
É uma câmera. Ela tira fotos. Em 3D!!! Mas calma… antes que seu lado fotógrafo emerja gritando “Eureka, Eureka” saiba duas coisas:
1) As fotos só funcionam no próprio 3DS (pelo menos por enquanto).
2) A resolução e xexelenta. Horrível mesmo… câmera VGA de celular tijolo de Xing Ling. O 3D ajuda a mascarar. Mas é bem fraquinho.
É claro que a graça não está só em bater e mostrar fotos em 3D. O software vem com uma suíte de edição com ferramentas bem variadas… sério mesmo, o conjunto é bem compreensivo e se você já mexeu em um paint brush na vida não vai ter a menos dificuldade. Kudos para a edição em 3D do software – objetos podem ser inseridos e puxados ou pedaços da imagem podem ser empurrados, amassados ou movimentados, em três dimensões e sem lags.
É divertido e vai servir como uma luva para fotografar coisas bobas (ou pessoas sérias em situações bobas) mas não espere muito do aplicativo.
Nintendo 3DS Sound
Nintendo 3DS Sound é basicamente o DSi Sound de dois anos atrás: Um software de gravação e edição de áudio bem simplificado e que permite utilizar músicas gravadas através do microfone ou a partir de arquivos de música gravados no cartão SD. Ao contrário do DSi, no entanto, que utilizava apenas formato AAC (que dava um trabalhado miserável transformar seu Mp3 perfeitamente bons em um formato que só o DSi usava) o 3DS suporta AAC, MP3, M4A, MP4 e 3GP.
Infelizmente a Nintendo não mandou nenhuma canção conhecida já no cartão.
O sistema de visualização e controle de edição usa e abusa de um visual limpo e bem feito em 3D e chegam a dar algumas pistas de como serão certos jogos em 3D, como Excitebike (que fica bem legal em 3D) e o futebol do Game and Watch, que utilizava personagens 2D completamente planos contra um fundo em 3D – o que torna isso ainda mais legal é que esse futebolzinho Game and Watch é COMPLETAMENTE JOGÁVEL. SIM!!! UM JOGO DENTRO DE UM APP!!!
No final das contas o 3DS Sound é bem legal, mas além do joguinho de Game and Watch não é exatamente uma revolução em cima do que já vinha no DSi. Como quase tudo na terra já toca MP3 eu duvido que isso é que vai tornar o 3DS seu gadget favorito…
AR Games
Eu guardei o melhor para o final! Todo o 3DS vem com um pacotinho de pequenos cartões que possuem poderes cósmicos e fenomenais. Quando observados no ângulo, na iluminação e na distância corretas (se você tiver feito seus sacrifícios regularmente para o grande deus crocodilo Ofler… e plantado bananeira durante seis dias em jejum) várias coisas incríveis podem acontecer. Um deles tem o logo da Nintendo e os outros cinco tem fotos do Mario, Link, Samus Aran, Kirby e os Pikmin.
Você começa colocando o cartão com o símbolo da Nintendo e o ponto de interrogação em uma mesa ou outra superfície reta e sólida. O local tem que estar bem… bem mesmo… iluminado… sem sombras no cartão e o 3DS tem que fica a aproximadamente 35 cm do cartão em um ângulo de aproximadamente 30°. Quando isso acontece – boom! – coisas começam a acontecer. Primeiro surge uma caixinha com pernas e olhos – e que ainda não tem nome oficial da Nintendo. Vamos chamá-lo … “boxie”?! Ok… boxie! Você pode jogar bolinhas em Boxie, e se acertar dentro dele ele se transforma em 6 Boxies… que você pode então atingir para abrir os outros AR Games (que vem de Augmentend Reality Games – Jogos de Realidade Melhorada).
O primeiro game é tiro ao alvo. Uma série de alvos aparecem e você deve acertá-los – alguns dos tiros são simples, enquanto outros são bem complicados. O segundo jogo é AR Shot, que transforma a superfície que vocês vendo em um desfiladeiro cheio de rentrâncias – você é dado uma bola, um alvo e um taco de bilhar e tem que acertar a bola no alvo usando… bem você entendeu. O próximo game é pescaria – pense na pescaria de Anima Crossing combinada com o sensor de movimento da pescaria do Wii Play… parece pouco divertido … e é! O quarto é Star Pics, o Ar Game que usa os outros cinco cartões com Mario, Link e companhia – Cada cartão vai criar um versão “meio estatueta” do personagem e você pode mudar de posição e rearranjar para criar dioramas. Mii Pics é o próximo e permite que você combine seu Mii com os personagens da Nintendo do Star Pics assim como criar poses e combinar posições para criar belas fotos. Por último existe o Graffiti, uma mini suíte gráficos ao estilo Mario Paint em que você usa a Stylus para desenhar em 2D na tela de baixo e o 3DS cria um modo em 3D visível na tela de cima.
Eu tenho só uma reclamação com relação aos AR Games – o sistema de reconhecimento dos cartões. Você tem que ficar exatamente no sentido, posição e luminosidade requisitada pelo sistema para que a “mágica funcione”… e muitas vezes durante o próprio Minigame, na tentativa de jogá-lo, você terá que mover o 3DS… o que quase sempre fará com que o jogo seja interrompido algumas vezes enquanto o sistema pede para você refocalizar o cartão.
Certamente essa quantidade de conteúdo faz com que todos nós reviremos nossas cabecinhas e pensemos: É…. realmente não vem vazio, não!. Só que ainda tem muito muito mais! Os Ar Games, por exemplo, tem um set inteiro de atividades novas depois das primeiras serem completadas – tiro ao alvo e AR Shot ficam bem mais difíceis, Pescaria livre surge, as poses do Star Pics mudam… Além disso você pode destravar a habilidade de capturar fotos dos jogos em ação, acessar um relógio cuco em 3D, ou um globo em 3D – tudo pela magia das Play Coins, moedinhas que você vai ganhando enquanto joga games ou anda… isso mesmo, ele transforma passos em Play Coins, por aí com o seu aparelho.
O 3DS é fantástico, mais um exemplo clássico do espírito Nintendo na busca da excelência. Então se você está adiando a compra do seu, porque acha que vai ficar jogando só Street Fighter IV… pense de novo!
PS: Ainda não vem com Browser de internet…. lançamento em breve!



![built-in_0002_ActivityLog[4]](https://minicastle.org/wp-content/uploads/2011/04/built-in_0002_activitylog4.jpg?w=600)




![built-in_0007_3DSCamera[5]](https://minicastle.org/wp-content/uploads/2011/04/built-in_0007_3dscamera5.jpg?w=600)








Vc fez eu pensar de uma forma diferente sobre o 3DS fez eu quere compra o meu mais rapido possivel só q estou em duvida em um probleminha n muito imoportante , a Cor alguma sujestão ? vlw
Preto legal… mas azul fica mais limpinho (sem marcas de dedo). Difcil responder porque eu gosto dos meus acessrios e consoles coloridos (eu tenho controles de Cubo e de Wii das mais diversas cores e um GBA laranja/transparente) mas preto mais fcil de sacar do bolso em nibus (ou sala de aula, ou reunio) sem que as pessoas em volta imediatamente percebam que um videogame.