O último grande ano do Wii?

No More Heroes 2. Red Steel 2. Monster Hunter Tri. Super Mario Galaxy 2. Kirby’s Epic Yarn. GoldenEye 007. Donkey Kong Country Returns. Metroid: Other M. Disney Epic Mickey. Tatsunoko vs. Capcom. Sin & Punishment 2. Gostou dessa lista. Eu também… ela foi parte dos lançamentos arrasadores que chacoalharam o Wii em 2011. Mas e agora?

Vamos colocar as cartas na mesa. O Wii não é exatamente uma máquina top de linha. Não é uma powerhouse. Não vai receber as novas engines, não vai rodar a Crytek 2 ou 3 e não vai,  jamais, chegar na qualidade gráfica de Assassin´s Creed 2/Brotherhood ou de Uncharted 1/2. E por mais que os melhores jogos envolvendo sensores de movimento estejam no Wii (os mais inovadores também), e o Move seja uma piada (daquelas de português bem xexelenta), o Kinect está vindo a toda logo atrás – tentando criar uma legião de fãs para si.

Será que estamos vendo o último grande ano do Wii?

Alguns analistas de mercado e a maior parte dos lojistas brasileiros com quem conversamos estão empolgados com 2010… mas receosos com o destino do valente console de mesa da Nintendo em 2011. “O que pode ser melhor do que Kirby, Donkey Kong e Goldeneye tudo em um período de menos de 3 meses?” dizem; “O Wii vai perder mercado agora que o Kinect chegou.” dizem outros.

Eu discordo de todos eles… em parte.

O Wii foi, na minha opinião, o último videogame pensado no sistema de “5 em 5”. E o que é 5 em 5, você pergunta? Desde os tempos do Nes temos uma nova oferta de Hardware das linhas principais mais ou menos de 5 em 5 anos. Nes em 1986/Super Nes em 1991/Nintendo 64 em 1996/GameCube em 2001/Wii em 2006. Ele foi construído com tecnologia barata e acessível e é, em termos de processamento, pouca coisa mais poderoso do que dois GameCubes colados. As engines gráficas melhoraram, e as novas codificações permitem melhor uso da infraestrutura, mas há um limite tecnólogico no Wii que não pode ser vencido assim tão facilmente. E embora eu acredito que ainda não tenhamos visto nem 60% do que o Wii é capaz, veja os exemplos de games excelentes que estavam na última safra do SNES como Chronno Trigger e Terranigma, o limite está para chegar.

Então os donos do Wii devem se apavorar? Devem se preparar para comprar um novo videogame em 2011?

De novo, sim e não! Sendo um fiel Nintendista, que teve quase todos os aparelhos da empresa (eu não tive os Game and Watch, não tive o Panasonic Q, não tive o Quie e não tive o Game Boy micro) eu não vejo a Nintendo lançando um novo console de mesa em 2011… bolas… o 3DS está logo ali, e 2011 vai ser um ano muito lucrativo com ele por aí. Eu vejo entre 500 a 600 mil unidades no dia do lançamento!!! Conversamos de novo em março… e sim.. você deve comprar um 3DS no lançamento.

Mas e o não? Não, o dono do Wii não deve se desesperar! Ninguém falava nada de Goldeneye até março, ninguém sabia nada de DK e Kirby até a E3 o que mostra que a Big N gosta de fazer alarde só na última hora, logo quando o game está saindo do forno, e não 2 anos antes como a Sony (Sim Gram Turismo 5, eu estou olhando para você!). Garanto para todos vocês que na E3 2011 nós vamos ver algumas coisas muito muito legais a serem lançadas…

Tudo isso sem falar em Zelda!!!

Sim… por que se só tivermos Zelda no primeiro semestre de 2011 ainda assim será um ano do caralho. Zelda TP criou um expectativa imensa e Zelda SS vai com certeza preencher tudo que é experado de “um Zelda”. Sem falar que ainda teremos Pikmin 3 e a nova franquia que sensei Miyamoto disse estar trabalhando… o ano promete.

Então, cuidado com vendedores inexcrupulosos tentando empurrar XBOX 360 + Kinect no lugar do Wii, e fiquem tranquilos que a Nintendo nunca me deixou na mão… desde 1986… e com certeza também não vai deixar vocês!

 

Avatar de Desconhecido

Sobre Marcel Bonatelli

Historiador de games e jogador inveterado eu respondo todas as suas dúvidas sobre games e o mercado de games no site minicastle.org ou no email marcelbonatelli@minicastle.org

Deixe um comentário