Jogando Sonic Classic Collection

Sim. Eu sei que sou um dos caras mais chatos do mundo quando o assunto é o porco espinho número 1 da SEGA. Mas desta vez não havia realmente muito o que reclamar. Sonic Classic Collection, a coletânea de games do mascote da SEGA é muito bem feita, mas considerando que os games do genesis com o Sonic já apareceram em basicamente qualquer coisa capaz de emular, com taxas diferenciadas de sucesso, o mega drive, não se pode dizer que os games são exatamente novos… ou algo assim.

Graficamente houve perdas. Embora o processador do DS seja mais do que capaz de lidar com os gráficos do Mega Drive, a resolução da tela é um pouco menor do que as das TVs de LCD e Plasma nas quais o pessoal tem jogado as últimas coletâneas – se você só jogou em telas tradicionais não vai notar tanto. Ainda assim o refresh da tela é mais baixo (a velocidade com que os dados são renovados na tela), então o streaming da tela (a velocidade no qual os planos se movem em relação ao Sonic) é mais lento, criando uns cenários meio estranhos para quem está acostumado a jogar em outras plataformas. O som não teve mudanças significativas e continua fantástico, mas houve mudanças no Sample dos efeitos sonoros, como o do “pó de invencibili- dade” e o “sapatinho”, que perderam algumas notas para ficarem mais “cleans” e mais agitadas.

O controle é perfeito. Perfeito! Mas não usa em nada a tela sensível… pelo menos não para controlar o Sonic. Na tela sensível ao toque fica o quit game, para sair para o menu de games (é bem legal ver que você tem a opção de jogar Sonic 2 e 3 combinados com o Sonic & Knuckles) e o quick save e quick load, que permitem que você pare de jogar os games em qualquer ponto e retorne depois (um feito que já era possível em Sonic & Knuckles).

Assim que o game é ligado você tem acesso a uma tela principal onde pode se escolher se quer jogar os games, ver os créditos ou ver ilustrações (a maior parte arte da SEGA para manuais e revistas). Nada muito revolucionário aí. Os games estão todos dispostos em um sistema de Menu que mostra a capa do game, o ano de lançamento e uma síntese curtíssima da história do game. A história é melhor explicada na tela sensível durante o desenrolar dos games (se é que a história de Sonic pode ser suficientemente complexa para ser “melhor explicada”)

No mais são os velhos games do Sonic que todos jogamos e amamos no Mega Drive (talvez você tenha amado em Sonic Jam do Saturn ou em Genesis Collection do Dreamcast e PS2 ou em Sonic Mega Collection dos 128 bits (PS2, XBOX e Cube) ou em Genesis Mega Collection dos 256 bits (XBOX 360 e PS3) mas o fato é que amou) e provam mais uma vez que bons games sobrevivem para sempre e é uma ótima idéia se você quer ficar afiado para a chegada de Sonic 4…. POR OUTRO LADO não seria justo dizer que é um pacote imperdível, visto que ele já apare- ceu várias vezes no passado, então ficamos assim: Se você não tem nenhuma das coletâneas, nem comprou os games no Virtual Console, PSN ou XBLA, ou é um fã tão incondicional de Sonic que tem que levar as velhas aventuras do mascote pra onde for, compre o cart. Em todas as outras situações, e pelo curto período que dura os games, vale mais uma alugada… ou pegar uma coletânea mais antiga e mais barata (com a vantagem de se jogar numa tela maior)!

PAZ!

Avatar de Desconhecido

Sobre Marcel Bonatelli

Historiador de games e jogador inveterado eu respondo todas as suas dúvidas sobre games e o mercado de games no site minicastle.org ou no email marcelbonatelli@minicastle.org

Deixe um comentário