E3 2009 – Eletronic Entertainment Expo – Iwata fala sobre Motion Plus e High Definition

e3main

Segundo Satoru Iwata, presidente da Nintendo do Japão e desenvolvedor apaixonado de games, no “developers beraut” – o último evento da E3, onde é feita uma mesa redonda entre os desenvolvedores de jogos para se ouvir novas opiniões e tendências do mercado – HD (high definition) não é uma prioridade para a Nintendo e o Motion Plus foi um pesadelo de desenvolvimento.

O processo de trazer o Wii motion Plus a vida não foi complexo, mas também demorado… problemas com a quantia de dados que deviam ser transmitidos através do relay na base do Wii mote, da qualidade do plástico (que não poderia sofrer nenhuma forma de deformidade, diferente do Wii mote que pode, uma vez que os giroscópios no interior do Motion Plus são milhares de vezes mais sensíveis), criar um giroscópio que reconhecesse 1600 graus de movimento além de movimentos bem pequenos, sutis e lentos, somados as constantes preocupações se a quantidade de dados que a programação 1:1, 3D, on fly, criaria junto aos desenvolvedores tiraram o sono da equipe R&D da Nintendo.
Por fim a Nintendo comprou uma tecnologia de sensores ultra-sensíveis de uma empresa na califórnia, bancou um plástico de altíssima resistência para o acessório e para compensar possíveis problemas com a temperatura em locais diferentes, fez com que todos os materiais, internos e externos, sofressem um processo de humidificação de 48 horas, tornando-os completamente impermeavel. Depois disso, 6 meses foram gastos só fazendo os testes constantes e necessários para garantir que seu Wii motion plus funcionará, no inverno do Japão ou no verão de Fortaleza.

Logo depois disso a equipe da EA pressionou Satoru Iwata sobre dados de um possível Wii HD, já que vários jogos do Wii tem dados para serem processados a 720i, embora a saída de vídeo componente, a melhor saída de vídeo que o Wii dispõe, só alcança os 480p.  Além disso diversas publicações pela internet (nós NÃO somos uma delas) publicaram que o Wii HD estava prestes a sair e que seria anunciada na E3 deste ano. Iwata sorriu e respondeu que HD – a alta definição, tão pregada pelos fãs do Xbox 360 e do PS3 – não era realmente significante para os usuários do Wii.
‘As far as the Wii is concerned, we have not found a significant reason to make it HD-compatible at this time. What is the significant meaning to the users? I don’t think we should do it unless we find that reason.” (No que concerne ao Wii nós não encontramos nenhuma razão real para fazê-lo compatível com a alta-definição neste momento. Qual a significância disso para os usuários? Nós não o faremos a menos que tenhámos encontrado uma razão.) e prosseguiu “If we decide for other reasons to make new hardware, then HD is one of the things we would naturally add” (Se nós decidirmos, por diversas outras razões, criar um novo hardware, alta-definição será naturalmente uma coisa a ser incluída).

Então, isso cozinha o assunto. Nada de HD no Wii… HD na Nintendo só na próxima geração, que estará chegando em 2011/2012. Acho que podemos aguentar.

nintendo_logo_300dpi

Avatar de Desconhecido

Sobre Marcel Bonatelli

Historiador de games e jogador inveterado eu respondo todas as suas dúvidas sobre games e o mercado de games no site minicastle.org ou no email marcelbonatelli@minicastle.org

Deixe um comentário