E3 2009 – Eletronic Entertainment Expo – Metroid : Other M

e3main

A prensa não parou… a prensa explodiu! Como última coisa a ser mostrada na Nintendo E3 2009 Media Briefing, o poderosos chefão da NOA (Nintendo of America) Reggie Fill-Aimes mostrou o resultado de uma união entra a Nintendo e o Team Ninja (sim!! Os caras responsáveis por Ninja Gaiden do Xbox e Xbox 360 – você não tem bolas até ter terminado esses jogos!). E o resultado é um novo jogo 3D, em terceira pessoa, numa mistura de Super Metroid com Banjo-Kazzoie (pegue o item ou equipamento e volte para áreas que você não tinha acesso antes), com gráficos de tirar os olhos da órbita e som animal chamado: Metroid: Other M.

Além de nos sacudir e xingar a nossa mãe (não foi nem a gente) o trailer mostrou o uso de diversas armas, uma movimentação muito rápido, uma animação de inimigos, cenários e da Samus animal… e CGs notáveis… uma delas que inclusive diz que a pessoa na Power Suit NÃO É Samus Aran… (Só um detalhe… para quem não conhece a mitologia – a Power Suit de Samus foi criada pelos Chozzo, um povo pássaro com nome de comida Uruguaia e dada para ela para que ela exterminasse os Metroids em Sr 388 – essa história pode ser melhor vista lendo o mangá oficial e jogando Metroid Zero do GBA no hard – SÓ QUE A HISTÓRIA DIZ QUE SÓ ELA – A ESCOLHIDA – PODE VESTIR A !@#$%¨&*&¨%$ DA POWER ARMOR!). Será a filha dela? Um clone?

Outra coisa muito estranha que aparece no começo do trailer é um comandante, parecido com Sargento Skeps, que diz a … pela falta de um termo melhor vou chamar de mocinha bisonha dentro da Power Armor ou mbdpa … “Any objections lady?”. Em Metroid Fusion, Samus se lembra de Adam Malkovitch em um dos elevadores e menciona que ao finalizar o envio de alguma missão ou de alguma recompensa (lembre-se Samus Aran é uma caçadora de recompensas) ele sempre dizia “Any objections lady?” (Alguma objeção senhora?). Só que Malkovitch morreu em Super Metroid… quem é esse cara?

Bom… só nos resta esperar, visto que o game só vem em 2010. Queremos respostas Nintendo… queremos respostas.

metroid-other-m-20090602111626736_640wmetroid-other-m-20090602111603423_640w

Aqui está o link para o trailer

http://wii.ign.com/dor/objects/14354733/metroid-other-m/videos/metroid_trl_e3_otherm_060209.html

E3 2009 – Eletronic Entertainment Expo – New Super Mario Wii

e3main

Como disse Kammy Donnaway, a vice-presidente de marketing da Big N, todo os anos o gênio de Shigeru Miyamoto é testado para criar as mais ousadas e divertidas formas de trazer as franquias da Nintendo para o mundo. “As vezes é necessário pensar em uma maneira de trazer Mario para uma nova geração.. ” – fez uma pausa matreira e sorriu – “… as vezes são necessárias 4!”. O telão gigante desceu na Nintendo E3 2009 Media Briefing e nele surgiu uma mistura de Super Mario World com New Super Mario Bros e havia… ei… perái… tem 4 pessoas jogando?!

É isso mesmo que você está pensando! Mario Multiplayer Co-op e Counter-op, com até 4 jogadores no sofá da sua casa.. ou via internet.

O salão foi a loucura e Kammy continou sua explicação, auxiliada pelo diretor da Idea Tree, um estúdio interno da Nintendo, bem ao estilo da Retro Studios (responsáveis pela série Metroid Prime). O jogo contém uma longa e variada estória single-player, no mesmo estilo de Super Mario World, mas com mais mundos, mais roupas e mais segredos (mais de 96 mundos!? Quebra um ovo que eu to chocado!!!) que pode ser jogado Co-op online ou off-line além de vários divertidos modos de batalha online e off-line para ser o centro de entretenimento da sua família em um belo sábado frio.

Quer dizer, frio para eles, pois New Super Mario Wii sai nos EUA no natal… Dá até para imaginar né, nevinha lá fora, madrugada de natal, você detonando uma nova aventura 2d do Mario… É… eu acho que Deus pode ser brasileiro, mas o Papai Noel certamente é americano…

O que mais pode se dizer… É Mario, É 2D, É multiplayer e chega a tempo do Natal. Estamos salivando!

e3-2009-new-super-mario-screens-20090602012000034_640we3-2009-new-super-mario-screens-20090602012014206_640w

E3 2009 – Eletronic Entertainment Expo – Super Mario Galaxy 2

e3main

Sim!!! O Wii e Shigeru Miyamoto fazem o impossível: 2 jogos 3D de Mario NA MESMA PLATAFORMA. Segurem seus chapéus cowboys… Super Mario Galaxy 2 está vindo… e está vindo com tudo. Anunciado por um Satoru Iwata saindo de cena e ovacionado pela platéia no Nintendo E3 2009 Media Briefing, Galaxy 2 é tudo que você podia esperar de Super Mario Galaxy e muito muito muito mais… Só pelos curtos vídeos demonstrados nos pudemos ver a roupa de Hammer Bros (lembram… de Super Mario 3 – não se preocupem, a roupa Boo e a Bee estão lá também), mundos diferenciados (um, muito legal, em que o chão era feito de madeira e iá sendo serrado enquanto Mario corria sobre ele), mario esquiando sobre o gelo, balançando em cipós, utilizando uma espécie de broca que pode escavar através de um mundinho inteiro e usando Yoshi! SIM SIM SIM SIM!!! O dragão cuspidor de fogo número 1 do mundo está de volta e em plena forma, com Mario cavalgando com ele pelas fases, engolindo inimigos, jogando ovos e pegando power ups que o fazem voar ou andar no teto – e ele pode te acompanhar de planeta em planeta.

A data de lançamento ainda não foi confirmada e nem se o novo jogo utilizará o Wii motion plus… mas do jeito que vier o encanador vai nos surpreender sempre…

2 Mario Galaxy… e 2 marios na mesma E3… Estamos salivando…

super-mario-galaxy-2-20090602012046644_640w super-mario-galaxy-2-20090602012039800_640w

E3 2009 – Eletronic Entertainment Expo – Wii Vitality Sensor

e3main

Enquanto Satoru Iwata, o chefão, o cara, o mestre, o presidente da Nintendo do Japão falava a platéia se esforçava para escutá-lo. Silenciando os críticos, Iwata comentou sobre o desempenho de vendas do Wii e do DS (as plataformas mais vendidas de todos os tempos, a ascensão mais rápida, etc…) e falou sobre como diversas empresas (Sega, EA, Capcom…) estão voltando suas linhas de produção para o Wii a fim de se aproveitar da enorme base instalada do mesmo. Dito isso ele falou sobre como o mundo era dividido em três grupos, com relação a videogame, os que não eram jogadores (não tinham interesse, tempo ou possuíam dificuldades físicas que os impediam de apreciar os jogos), os que talvez (maybe) fossem jogadores (faltando um jogo que os cativasse para torná-los gamers casuais fiéis) e os jogadores constantes, sejam eles casuais ou hardcores. Iwata então prosseguiu mostrando que existem aproximadamente 285 milhões de jogadores constantes de games, hoje, entre os dois principais mercados do mundo (EUA + Japão) e que existem (pasmem!!!) outros 169 milhões de “talvezes”, jogadores esperando um Wii mote aterrisar em suas mãos. “Esse é o público que queremos! Se pudermos aumentar o mercado em 50% isso será saudável para toda a indústria!” – é isso aí… a Nintendo salvando o mundo!

Em seguida, falando de tecnologia, Iwata disse que hoje os criadores de jogos se esforçam para criar games que emocionem, intimidem ou acelerem o jogador, forçando a sobreviver desafios constantes e muitas vezes irritando-o no processo. “As vezes as pessoas tiveram um dia difícil!” ele disse “As vezes as pessoas só querem descansar!”. E aí ele mostrou uma nova tecnologia da Nintendo, uma futura aliada no combate do Stress e no aumento do bem estar, o Wii Vitality Sensor.

O Wii Vitality sensor como aparelho é um pouco decepcionante (embora Iwata tenha usado o termo “Vai trazer mais uma dimensão aos games!”)… é um medidor de pulsação bem simples, desses que vai preso a ponta do dedo. Só que a idéia da Nintendo é ousada. Usar sua pulsação como um “termometro” para o jogo!

Vamos supor que você está jogando New Super Mario Wii, e o número de gombas e parakoopas está atrapalhando seus saltos, resultando em diversas mortes. Você começa a se estressar, ficar nervoso, e se o jogo prosseguir assim é bem possível que depois da 4 vida você desligue o Wii e vá tomar um banho frio (ou martelar o dedão… é quase tão divertido como travar em um trecho de um jogo). Aí entra o Wii Vitality Sensor. Ele detecta esse aumento de stress negativo e diminui momentanea e abissalmente a dificuldade do jogo, voltando a subi-lá quando seu nível de stress negativo tiver atingido aquela margem aceitável, que faz você ficar jogando por horas. Assim o jogo não lhe frusta e também não se torna ridicularmente fácil. Outro exemplo pode ser dado aqui… vamos supor que você está fazendo Wii Fit Plus, mas o Wii Vitality Sensor  detecta que você não está “sentindo” o exercício – ele poderá informar ao jogo para aumentar a carga e o número de repetições – ou se pelo contrário, seus batimentos estiverem muito altos ele poderá recomendar ao jogo, e a você, que diminuá a intensidade do exercício, evitando stress negativo e baixa de performance. Outro exemplo… você está jogando um game de terror, mas como você assite “O exorcista” no banheiro e joga Dead Space no seu quarto, no escuro, sozinho, em casa e com as portas da rua destrancadas, você não está sentindo medo. O jogo não está cumprindo seu papel. Mas o Wii Vitality Sensor detecta isso e imediatamente envia um aviso ao game para aumentar a dificuldade, ou o número de sustos, ou fazer pequenas alterações no cenário, de forma a colocar você na beira da cadeira e fazer sua mão suar.

Claro que tudo isso é muito lindo, mas ainda é muito distante. A tecnologia para fazer essas mudanças on-fly (ou seja durante o jogo) ainda não deve vir até 2010/2011, mas Iwata tem outros planos, mais imediatos, para o brinquedo. “Hoje os videogames o fazem sobreviver! Pode ser que, daqui a bem pouco tempo…” – sorri de forma incidiosa – “… eles o façam relaxar, talvez até dormir!”.

Seja lá o que for que Iwata sabe.. eu quero. E já!

7d97b35b

PS: Essa NÃO é a foto do Wii Vitality Sensor… mas o negócio é tão novo que eu não consegui uma única foto boa… mas essa é a idéia… sem o relógio.