Konami e os anos 80!!!

A Konami sempre copiou feio seus personagens de fontes externas, como o cinema de hollywood. De contra a grandes clássicos de Kojima, um monte de rostos e poses surgiram aqui e ali. O Minicastle orgulhosamente leva você aos maravilhosos anos 80.

Contra

Jimbo e Sully. Mad Dog e Scorpion. Bill e Lance. Os protagonistas de Contra tiveram diversos nomes nos EUA (no japão sempre foram Bill e Lance), mas a influência original nunca mudou. Alguém na Konami havia assistido predador e rambo II muitas vezes já que os personagens são versões pixeladas de Arnold Schwarzenegger e Sylvester Stallone. E por que não? Se Arnold e Sly tivessem feito um filme juntos nos anos 80, o mundo podia ter acabado. Como não fizeram, Contra continua sendo a segunda melhor coisas que poderia acontecer.

contra_sly_arnold.jpg

Snatcher

Este jogo de Sega CD nunca emplacou como deveria nos EUA, mas quem jogou se lembra com carinho da bizarra mistura de jogo de tiro e textual RPG, vindo da mão do mestre Hideo Kojima. Este cult tinha como heroí o cyber punk Gillina, chupadaço até o último fio de cabelo do personagem de Harrison Ford em “Blade Runner”. Bem pensado. Se vai copiar o universo… leve o pacote inteiro.

gillian_harrison.jpg

Policenauts

Outro jogo de Kojima, que infelizmente nunca chegou aos EUA. A história do jogo rodava em volta de dois parceiros em uma polícia futurista, evitando que as Tryads colocassem na rua uma nova droga milhões de vezes mais viciante e mortal que as outras. Onde foi que você já viu isso? Acho que foi em “Máquina Mortifera (Lethal Weapon)”, da onde Kojima também copiou o desenho de um Mel gibson de cabelos azuis e um Danny Glover gordinho. Quase uma versão anime do filme. Espero que um dia saia nos EUA… porque jogar em japonês é foda!

policenauts_mel.jpg

Metal Gear Solid

Essa era bem óbvia. O nosso Solid Snake foi copiado de outra cobra: Snake Plissken, caracterizado por Kurt Russel no John Carpenters: Escape from New York. E se você não acredita na gente (sacripanta) e não acredita nas diversas entrevistas que Kojima deu, talvez se lembre que em MGS 2, quando indagado de seu nome por Raiden, Snake pensa um pouco e solta “Plissken… Ltnt Iroquois Plissken – from the US Navy”. Der Gut Dr Jones!

snake_and_plisskin.jpg
Snake não foi único copiado… de uma boa olhada no rosto de Big Boss, no Metal Gear 2: Solid Sanke do MSX. Sim… é isso mesmo… o mestre Sean Connery (dái a piadinha… ah! A tradução é “muito bem/muito bom Dr Jones”)

bigboss_connery.jpg
E voltando no tempo, a capa do primeiro MG já trazia um Snake facilmente reconhecível… Alguém aqui assistiu Terminator? Lembra do Kyle Reese, o cara enviado do futuro para proteger Sara Connor… bem, Michael Biehn é Snake! Pelo menos na capa!

mg_terminator.jpg


Bayou Billy

Puta jogo ruim… difícil pacas. Imbecil e mal-feito também! Mas tinha um cópia do crocodilo dundee como persongame (o personagem que imortalizou Paul Hogan no cinema). Nem procure pelo jogo… é muito ruim mesmo!

bayou_dundee.jpg

Anúncios

Sobre Marcel Bonatelli

Historiador de games e jogador inveterado eu respondo todas as suas dúvidas sobre games e o mercado de games no site minicastle.org ou no email marcelbonatelli@minicastle.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s